Postado em 25 de Junho de 2024 às 15h58

Núcleo das Escolas Particulares da ACIC adota escola de Arroio do Meio (RS)

Escola Atalaia foi atingida pelas enchentes pela segunda vez em poucos meses e ficou completamente destruída com a força das águas 

Campanha de adoção da Escola Atalaia

  Perder tudo, inclusive a esperança. Esse era sentimento da população de Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, após as enchentes de maio. A Escola Atalaia, comunitária, foi completamente destruída, assim como muitos lares, comércios e espaços do estado. O Núcleo das Escolas Particulares da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), sensibilizado pela situação, apoia a campanha de adoção para mobiliar as quatro salas de aula, que hoje estão funcionando de maneira adaptada no 2° andar de um prédio em que embaixo funciona outra escola.
  A coordenadora do núcleo das escolas particulares, Andréia Barreto, explicou que a Escola Atalaia foi uma indicação da primeira dama, Fabiane Rodrigues, que conheceu a situação no local. “A escola foi atingida pelas enchentes de 2023, nesse ano novamente e ficou destruída pela força das águas. Eles contam com cerca de 100 alunos, de 4 meses a 4 anos, e 20 colaboradores. É uma escola comunitária, parte custeada pela prefeitura e parte pela comunidade. O bairro em que ela estava foi um dos mais atingidos.”
  A diretora da escola, Andriele Endler Severo, destacou que as mães das crianças se reuniram para ajudar a organizar o novo espaço, onde pintaram as paredes. No entanto, a mobília é toda adaptada, sendo a maior necessidade que sentem neste momento.
  CAMPANHA EM DUAS ETAPAS
  "Nosso objetivo na primeira etapa da campanha é mobiliar as quatro salas da escola e o orçamento feito com marceneiros locais é de aproximadamente R$ 47.500,00. Se conseguirmos mais, poderemos ajudar com outras necessidades, como computadores, ar-condicionado e melhorias no piso," salientou Andréia. A coordenadora apontou que são muitas demandas e o propósito é levantar um valor maior que realmente faça a diferença significativa no dia a dia das crianças.
  A segunda etapa da campanha consistirá na arrecadação de itens como computadores, brinquedos, aquecedores, colchonetes e outros materiais a partir das demandas que a direção da escola e da Associação de Pais e Professores (APP) apresentarem.
  ALÉM DA ARRECADAÇÃO FINANCEIRA
  Os recursos financeiros são apenas uma parte da campanha. Andréia ainda relatou que será realizado um trabalho sensível, promovendo o envolvimento dos alunos e professores das escolas nucleadas. Serão enviadas mensagens, promovidas videoconferências e uma visita à escola. “Queremos adotar as turmas, as crianças, os professores e funcionários, dando suporte emocional e pedagógico. Temos profissionais que podem colaborar em todas as áreas. Queremos que nossas crianças escrevam cartinhas, enviem livros e brinquedos e mostrem que estamos junto com eles. O Núcleo poderá realizar atividades como palestras, caso a direção e a APP entendam que sejam oportunas. Queremos contribuir além do material, com o sentimento de união e solidariedade diante de uma situação como essa que os moradores de Arroio do Meio estão vivendo," finalizou.
  COMO CONTRIBUIR?
  Uma conta exclusiva foi criada para a campanha e toda comunidade de Chapecó e região pode contribuir. Valores podem ser destinado para o pix: eceiatalia@gmail.com
 

Escola Atalaia de Arroio de Meio (RS) ficou completamente destruída

As turmas foram realocadas para outro espaço que agora precisa de uma nova mobília

Veja também

Nesta terça-feira Sindicont Chapecó promove curso sobre mudanças na DIRF13/02/23 “DIRF 2022, sua extinção e reflexos na EFD-Reinf, eSocial e DCTFWeb para 2023” é o tema de curso que ocorrerá nesta terça-feira (14), das 8h30 às 17h30, na Uceff Faculdades, no bairro Santa Maria, em Chapecó. A capacitação é promovida pelo Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio do Programa de......

Voltar para (Blog)