Núcleo das Cooperativas inicia atividades na ACIC Chapecó
Reunião para implantação do grupo empresarial ocorrerá nesta quinta-feira (12), às 13h30
O cooperativismo é forte em Chapecó e em todo o Estado e, para desenvolver e fortalecer ainda mais o setor, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) recebeu a sugestão de cooperativas associadas para a criação de um grupo empresarial do segmento. Com essa proposta, definiu-se a formação do Núcleo das Cooperativas da ACIC Chapecó. A reunião para implantação do núcleo ocorrerá nesta quinta-feira (12), às 13h30, na sede da entidade.
O encontro integra a programação da Semana dos Núcleos Empresariais, promovida de segunda-feira a sábado (9 a 14), pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), pelo HUB Empresarial Catarinense, em parceria com o Sebrae/SC e com apoio e participação das Associações Empresariais do Estado. Na ACIC, a ação conta com 14 atividades on-line e presenciais promovidas pelos 13 núcleos da entidade.
A diretora de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais da ACIC, Cleunice Zanella, explica que os núcleos surgem como uma demanda externa e são criados mediante critérios e diretrizes do Programa Empreender. “As possíveis empresas ingressantes alinham expectativas frente ao novo núcleo e, a partir daí, por meio de aplicação de metodologia especializada para a atividade, é elaborado um planejamento para atingir as expectativas e resultados esperados”.
Atualmente, a ACIC possui 13 núcleos setoriais, multissetoriais e multitemáticos que envolvem mais de 300 empresas e 350 nucleados. Os núcleos são formados por empresários locais que se reúnem num ambiente favorável ao crescimento, troca de ideias, facilitação de compras em grupo e discussão dos desafios e necessidades de seu setor para buscar soluções em conjunto. O objetivo desse ecossistema é contribuir para a quebra do isolamento da micro e pequena empresa, desenvolvendo negócios através de inciativas empreendedoras, com aumento da produtividade, melhoria na gestão empresarial e acesso a novos mercados.
De acordo com Cleunice, o Núcleo das Cooperativas fortalecerá o segmento no município e contribuirá com a economia. “Chapecó possui cooperativas fortes e consolidadas nas mais diversas áreas. A união delas em um núcleo empresarial demonstra a importância do associativismo para buscar melhorias conjuntas, para desenvolver ainda mais o setor e para trocar conhecimentos e experiências”, enfatiza, ao acrescentar que o princípio dos núcleos é a união e o trabalho conjunto. “É preciso estar aberto para discussão de assuntos de interesse comum. Os núcleos oportunizam viver o associativismo na prática. É uma maneira de estar mais presente na ACIC, contribuir para o desenvolvimento pessoal, empresarial e do setor e, com isso, desenvolver também o município e a região”, conclui.
Veja também
Nota de pesar: Maurício Zolet30/Set/202230/09/22há 2 anos Sexta-feira, 30 de Setembro de 202230/09/2022A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) cumpre o doloroso dever de participar o falecimento, nesta data, do seu ex-presidente: MAURÍCIO ZOLET Zolet nasceu em Chapecó em 16 de janeiro de 1966, tinha 56 anos, era pai de dois filhos (Débora e Eduardo) e casado com Nanon Rosangela Huk Amarante. Graduou-se engenheiro agrônomo,......
Entidades da FIESC preparam atividades para a Semana da Indústria16/Mai/201916/05/19há 5 anos Quinta-feira, 16 de Maio de 201916/05/2019No Oeste, programação nas unidades do SESI e do SENAI ocorrem em Chapecó, Maravilha, Pinhalzinho, Xanxerê e São Lourenço do Oeste...