Postado em 05 de Junho de 2020 às 16h27

NTIC é a primeira turma do Programa de Aceleração de Núcleos Setoriais 2020

Iniciativa tem ênfase na produtividade, na gestão empresarial e no acesso ao mercado

Aumentar a eficiência e a produtividade por meio de aplicação de novas ferramentas tecnológicas para melhorar a experiência de usuários direcionados ao Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Com esse objetivo iniciará na próxima segunda-feira (8), a primeira turma do Estado do Programa de Aceleração de Núcleos Setoriais (PAN) totalmente online, realizado pelo Sebrae/SC e pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).
“Essa iniciativa desperta o interesse dos empresários em promover melhorias na gestão de seus negócios e visa atender as demandas para aprimoramentos apontadas pelas empresas nucleadas, que desenvolveram projetos conforme suas reais necessidades nos eixos de produtividade, gestão empresarial e acesso ao mercado. As propostas apresentadas foram adaptadas em função da pandemia e Chapecó saiu na frente com o alinhamento dos empresários e das contratações dos fornecedores”, relata o gestor do Programa Empreendedor no Sebrae/SC, Luciano Silva.  
Para o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC e integrante da comissão do Programa Retoma SC, Paulo Rocha, o PAN é importante para contribuir na melhoria de gestão das empresas participantes. “Outros benefícios serão de auxiliar nas novas formas de acessar mercado nesse momento de adequações e de potencializar os negócios para a retomada da economia”, analisa. 
CRONOGRAMA
A primeira ação é de aceleração de vendas, que atualizará os profissionais com novas técnicas, ferramentas e metodologias inovadoras para ampliar os resultados. Exemplos são os métodos de atração e conversão que contribuiu para as empresas atingirem um novo patamar de produtividade, resultados e receitas previsíveis.
“Das 27 empresas nucleadas, 15 participarão do projeto que prosseguirá até 30 de novembro deste ano. Essa capacitação ocorrerá em momento oportuno para auxiliar os negócios durante essa estagnação econômica provocada pela pandemia da Covid-19. A intenção é implementar duas ações de melhorias no processo comercial das empresas e aumentar no mínimo 5% a captação de novos clientes”, antecipa o coordenador do Núcleo, Adelmir Mucelin.
 Outra ação prevista será de gestão de produto, que a partir do Product Driven Group – programa de mentoria em produto – os participantes construirão produto de sucesso, montarão um time e definirão processos efetivos para escalar seu negócio. Nesta etapa serão apresentados conteúdos estratégicos e exclusivos para que o empresário possa identificar pontos de melhoria para aplicar na empresa. Entre as temáticas previstas estão visão estratégica do produto, análise de dados e insights, criação e validação de hipóteses, métricas e métodos de experimentação.
A terceira ação será sobre customer success – crescimento escalável a partir de três engrenagens: desenvolvimento dos clientes, geração de oportunidades e gestão de oportunidades. Segundo a coordenadora de Núcleos da ACIC, Daniela Gonçalves da Rosa, com essa parceria espera-se melhoria nos processos internos das empresas participantes, aumento de faturamento com a captação de novos clientes, aperfeiçoamento da gestão e dos controles dos negócios e a criação de métricas escaláveis. 
PARTICIPANTES
As empresas que participarão do PAN são: Aphesis Tecnologia para Negócios Ltda, Arctec Tecnologia da Informação Ltda EPP, Brasil Sistemas Ltda ME, BTZ Digital Ltda ME, Dimaqsul Informática Ltda, DOTSE Comércio e Desenvolvimento de Software Ltda, Elo Ideias Ltda, Gama Tecnologia Ltda, Interfoc Sistemas Ltda, Ponteon Soluções Digitais Integradas Eireli, Saphir Soluções Integradas de Tecnologia Ltda ME, Top System Informática Ltda ME, Twoweb Agência Digital, Viacel Serviços de Telecomunicações Eireli e Hextor Sistemas Ltda ME.
PROGRAMA
O público-alvo do PAN são microempresas (ME), microempreendedores individuais (MEIs), empresas de pequeno porte (EPP) e produtores rurais.
Entre os critérios de participação estão inscrição de núcleos setoriais com o mínimo de dez empresas; com mais de um ano de atividade por meio do Programa Empreender e que apresentem projeto que contemple dois eixos temáticos (produtividade, gestão empresarial e acesso ao mercado) e um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em 2020 participarão do PAN núcleos dos municípios de Blumenau, Brusque, Chapecó, Joinville, Lages, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Veja também

Uma política urgente para o milho03/02/21 Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...
SC ganha rota inédita com voo cargueiro Miami-Florianópolis11/08/20 No evento, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou que a nova rota fortalecerá o transporte aéreo de carga, com melhor custo-benefício para a indústria; no ano passado, Santa Catarina movimentou 1,3 bilhão de......

Voltar para (Blog)