Novos caminhos: o programa para uma nova esperança
Iniciativa realiza formatura com jovens que integram a regional oeste
Publicitário e músico Álvaro Fernando é voluntário do Programa Novos Caminhos. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
Para alguns jovens é um desafio encontrar a esperança após perderem a família biológica e passar por diversas dificuldades logo no início da vida. No entanto, o Programa Novos Caminhos da Federação das Indústrias do Estados de Santa Catarina (FIESC), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), resgata a esperança para uma nova vida. Na noite de terça-feira (26), em Chapecó, no auditório do SESC, ocorreu a formatura dos participantes que integram a regional oeste com o tema “Amizade”.
A iniciativa recebe o apoio do SESI, SENAI, SESC, SENAC, CIEE, SENAR, e celebrou os resultados alcançados ao longo do ano, prestou homenagens também para as equipes técnicas, as empresas parceiras e apoiadores da iniciativa.
A jovem Kauane Pereira Fleck, de 19 anos, foi acolhida aos 14 anos, na época não tinha visão de um futuro. “Confesso que, quando eu entrei no programa, não fazia ideia de nada mesmo. Eu era uma menininha bem inocente. Não sabia muito bem o que queria, o que fazer da vida. Então, essa oportunidade eu abracei com força”, relembrou. Kauane também salientou como precisou ser resiliente. “Achei que não ia conseguir chegar até aqui. Tenho um filho, e foi ele quem me manteve de pé até agora. Ele me fez mudar toda a minha trajetória, e foi confiando em mim mesma que consegui concluir o programa.”
O vice-presidente regional Oeste da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Waldemar Antônio Schmitz, mencionou a importância da união entre instituições públicas, privadas e sociedade civil para os resultados alcançados pelo Programa Novos Caminhos em 2025.
“Ao longo deste ano, 70 jovens participaram de cursos, atividades de formação e ingressaram no mercado de trabalho. Vinte empresas parceiras ofereceram oportunidades como aprendizes, estagiários ou contratados CLT. Também contamos com o apoio de sete empresas amigas, que contribuíram com ações e doações para os serviços de acolhimento, além da atuação voluntária de 21 cidadãos amigos”, pontuou.
Aos jovens, Schmitz reiterou a mensagem central do evento. “Vocês não estão sozinhos. Ao seu lado há uma rede de amigos, parceiros e uma comunidade que acredita no seu potencial. Sozinhos, podemos ir rápido. Mas com amizade, vamos mais longe.”
A juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Chapecó, Surami Juliana dos Santos Heerdt, ressaltou como há empenho e dedicação tanto dos voluntários como dos participantes para que o programa ocorra. “Hoje comemoramos mais um importante degrau na história de vida de cada um desses formandos. Todos enfrentaram desafios significativos e se dedicaram intensamente para cumprir seus compromissos nessa iniciativa”, afirmou.
A magistrada ainda observou que o Programa Novos Caminhos oferece oportunidades, mas que o mérito pelas conquistas é dos próprios adolescentes. “O programa abre portas e mostra caminhos, mas as escolhas são feitas por cada um. E hoje, com mais qualificação, confiança e preparo, esses jovens estão mais próximos de uma vida autônoma, que é o objetivo de todos nós.”
O publicitário e músico Álvaro Fernando, criador da assinatura musical do iFood, palestrou no evento e abordou o tema da amizade e emocionou os jovens ao tratar da construção de vínculos e da valorização das relações humanas.
NOVOS CAMINHOS
O Programa Novos Caminhos, fundado em 2013, é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) com as casas SENAI E SESI.
Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) com as casas SENAC e SESC, a Associação Catarinense de Medicina (ACM), A Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG). a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - FAESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR - Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE /SC.
O PNC surgiu com o escopo profissionalizar e inserir no mercado de trabalho adolescentes que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento. Hoje, possui 4 (quatro) eixos de atuação: educação básica e profissional; vida saudável; empregabilidade; e parceria para oferta de outras ações.
Em 2025, o programa completou 12 anos de atuação. Seu alcance foi ampliado com a publicação da Resolução n. 543/2024, do Conselho Nacional de Justiça, que recomenda a implantação de programas semelhantes em todo o país. A iniciativa reúne, atualmente, o esforço conjunto de instituições públicas, privadas e da sociedade civil para transformar trajetórias de vida.
ATeG capacita técnicos de todo o Estado em Treze Tílias19/Mar/202019/03/20há 5 anos Quinta-feira, 19 de Março de 202019/03/2020Programa do Senar/SC preparou profissionais para procedimentos padrões na bovinocultura de leite...