Novo Horizonte de oportunidades transforma qualificação em desenvolvimento e celebra formatura de profissionais
Projeto Costurando Oportunidades é resultado de parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/SC
Novo Horizonte celebrou a formatura das mulheres que concluíram projeto Costurando Oportunidades (Foto: Marcelo Coan)
Novo Horizonte vive um novo ciclo de desenvolvimento com a implementação do Novo Horizonte de Oportunidades, programa criado pela administração municipal para ampliar a qualificação profissional, estimular o empreendedorismo e fortalecer a inclusão socioprodutiva. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora, articula diversas secretarias e setores do governo municipal, além de envolver a iniciativa privada e instituições locais.
Neste ano foi implementado o projeto Costurando Oportunidades, desenvolvido com o apoio da Sala do Empreendedor, do Cras, do Departamento de Indústria, da Accinho e com a parceria técnica da NH Têxtil, que assumiu papel essencial na formação das participantes. E na quarta-feira (26), o município celebrou a formatura das mulheres que concluíram a capacitação, marcando não apenas o encerramento de um curso, mas o início de novos caminhos profissionais e pessoais para as beneficiárias. O curso reuniu mulheres que buscavam novas formas de crescer, descobrir talentos e escrever um novo capítulo em suas vidas. Agora, elas celebram a conquista de autonomia, renda e a certeza de que são capazes de transformar o próprio caminho com suas próprias mãos.
A gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste, Gabriela da Costa Heming, destacou que a iniciativa nasceu da necessidade no município por mão de obra qualificada. “Assim como ocorre em grande parte dos pequenos municípios, Novo Horizonte precisava ampliar a qualificação da mão de obra, estimular novos negócios e criar caminhos reais de geração de renda. O Novo Horizonte de Oportunidades surgiu exatamente para integrar setores da prefeitura e aproximar parceiros privados em ações articuladas”, afirmou.
O prefeito, Naudir José Cadore, enfatizou que o Novo Horizonte de Oportunidades representa uma mudança na forma como o município entende desenvolvimento. Cadore complementou que a Sala do Empreendedor tem sido protagonista na identificação das demandas e na construção de projetos de impacto na vida das pessoas. “São mulheres capacitadas e prontas para atuar, com oportunidades de emprego na própria NH Têxtil ou para empreender. Saímos do assistencialismo e estamos criando dignidade, renda e independência para as famílias. Isso é desenvolvimento”, destacou.
Cadore também ressaltou que a parceria com o Sebrae/SC tem sido fundamental para ampliar o alcance das ações. Segundo ele, o programa está aberto para novas iniciativas em diferentes áreas e para a participação de outras indústrias e empreendedores locais. “A Sala do Empreendedor está de portas abertas para qualquer empresário que queira construir projetos que fortaleçam a cidade. O Sebrae/SC sempre nos apoiou e continuará sendo nosso parceiro estratégico. Nosso objetivo é gerar emprego aqui, para que as pessoas não precisem buscar oportunidades em outros municípios. Desenvolver Novo Horizonte significa manter nossa gente trabalhando e crescendo aqui”, completou.
A formatura do Costurando Oportunidades certificou 19 mulheres em costura básica e avançada, simboliza o impacto do programa. Durante 90 horas de formação, as participantes aprenderam técnicas profissionais da indústria têxtil, desenvolveram novas habilidades e descobriram potencialidades pessoais antes adormecidas. Para muitas delas, o curso representou a primeira oportunidade de profissionalização e de geração de renda própria.
Gabriela reforçou que os resultados demonstram a força da parceria entre gestão pública, iniciativa privada e Sebrae/SC. “O Costurando Oportunidades é a prova de que políticas públicas bem estruturadas, aliadas ao apoio técnico do Sebrae/SC e ao engajamento das empresas locais, têm o poder de mudar realidades. Ver essas mulheres formadas, confiantes e prontas para gerar renda confirma que estamos no caminho certo: desenvolver pessoas para desenvolver o município”, destacou.
Representando a NH Têxtil, o empreendedor, Geferson Spricigo, ressaltou o significado da parceria para a indústria e para a comunidade. “O Costurando Oportunidades representa a essência do que acreditamos: transformar vidas por meio do trabalho, da qualificação e da autonomia. Ver mulheres descobrindo novas habilidades, construindo confiança e encontrando seu espaço é mais do que uma ação social, é um compromisso que temos com o desenvolvimento comunitário. Esse projeto reforça nosso propósito de gerar impacto real e mostra o quanto estamos abertos a construir novas iniciativas e parcerias que ampliem oportunidades, fortaleçam nossa região e aproximem empresas, poder público e sociedade. Acreditamos que quando unimos esforços, multiplicamos resultados, e queremos seguir nesse caminho”, disse.
Desde 2024, através do Novo Horizonte de Oportunidades, o município registrou redução de 27% no número de famílias dependentes de benefícios sociais, crescimento de 33% na formalização de MEIs, 17 novos empregos formais criados, aumento de 4,4% no estoque de vínculos empregatícios, 22 capacitações realizadas, triplicação das feiras de economia solidária e impacto direto em 78 pessoas, além de alcançar outras 400 indiretamente.
SOBRE O SEBRAE/SC O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora, articula diversas secretarias e setores do governo municipal, além de envolver a iniciativa privada e instituições locais. (Foto: Marcelo Coan)
O curso reuniu mulheres que buscavam novas formas de crescer, descobrir talentos e escrever um novo capítulo em suas vidas. (Foto: Marcelo Coan)
Gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste, Gabriela da Costa Heming (Foto: Marcelo Coan)
Prefeito, Naudir José Cadore (Foto: Marcelo Coan)
Veja também
OCESC: 50 anos de representação16/Ago/202116/08/21há 4 anos Segunda-feira, 16 de Agosto de 202116/08/2021Luiz Vicente Suzin, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)...
Educação corporativa e transformação digital como alicerces da cultura cooperativa10/Nov/202110/11/21há 4 anos Quarta-feira, 10 de Novembro de 202110/11/2021Por Rodrigo Wegener* Com o mundo passando por constantes transformações, é evidente que identificar e aperfeiçoar as habilidades dos colaboradores traz vantagens competitivas para qualquer organização. Afinal, o......