Agora o NAPS tem uma nova estrutura: mais espaços, mais profissionais e muito mais cuidado com cada pessoa
Um espaço de atendimento baseado no cuidado humanizado, personalizado e integral. Assim, pode-se definir o Núcleo de Atendimento Personalizado à Saúde (NAPS) da Unimed Chapecó, voltado aos clientes do plano Unimed Personal. Recentemente, a estrutura ganhou um novo espaço físico; mais amplo com salas de exames ginecológicos, sala de eletrocardiograma, sala de procedimentos, sala de observação com aplicação de medicamentos, consultório de psicologia, farmácia, entre outros serviços.
No local, atua uma equipe de médicos e multiprofissional (enfermagem, psicólogo, farmacêutico e demais áreas), que atendem os pacientes em sua totalidade, com mais proximidade e empatia, criando vínculo com os clientes que fazem parte do plano de saúde. O NAPS está situado na Avenida General Osório, esquina com a Barão do Rio Branco, 460, no Espaço Viver Bem.
Além de consultas médicas de rotina, o NAPS destina-se a atendimentos preventivos e de manutenção da saúde por meio de programas de telemonitoramento para controle de pacientes com doenças crônicas, coleta de preventivo, entre outras ações de saúde desenvolvidas com o objetivo de promover qualidade de vida a seus beneficiários.
“Temos uma equipe de saúde exclusiva, capacitada, que é responsável pelo atendimento de todas as necessidades de saúde do paciente e que gerencia o cuidado individual”, afirma o médico da família e coordenador do NAPS, Dr. Juliano Brustolin. O médico exemplifica ao explicar que quando o paciente passa a adquirir o plano Unimed Personal, é inserido na chamada carteira de um dos médicos referências do Núcleo. Ou seja, a partir disso, ele sempre será atendido pelo mesmo profissional em todas as situações de saúde que necessitar.
A equipe de enfermagem é responsável por realizar a parte de gerenciamento do cuidado do paciente, conforme explica a enfermeira supervisora do NAPS, Fabiele Farina. Nesse caso, todos os pacientes com doenças crônicas (Diabetes, Hipertensão, Hepatite, entre outras) são monitorados de forma contínua para acompanhamento do estado de saúde. “São feitas ligações telefônicas periódicas para esses pacientes, supervisionando o estado de saúde, rotina de exames, dúvidas e quando necessário, solicitamos que venham até o NAPS para uma consulta com o médico referência”, explica.
O gerenciamento da carteira das pacientes mulheres também é realizado pela equipe de enfermagem. As mais de mil mulheres são monitoradas, uma a uma, para realização do exame preventivo do câncer de colo de útero, mamografia e cuidados da saúde em geral. É na consulta de enfermagem da mulher que é realizado o exame físico, com apalpação das mamas e coleta do preventivo para o rastreamento de um possível diagnóstico de câncer.
ESPAÇO FÍSICO
A nova estrutura do NAPS conta com as equipes de atendimento do NAPS 1 e NAPS 2, com espaços amplos e adequados para cada tipo de atendimento como, farmácia, salas de procedimento, salas de enfermagem, triagem e consultório médico e de enfermagem. “Tudo adequado a partir das normas da Vigilância Sanitária. Para cada um dos núcleos, temos hoje três médicos, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e os auxiliares administrativos, que fazem todo o trabalho de atendimento e agendamento individualizado de todo o grupo de clientes”, pontua Dr. Juliano.
A nova estrutura do NAPS conta com espaços amplos e adequados para cada tipo de atendimento. Confira os serviços ofertados pelo NAPS:
- Consulta médica com o seu médico de referência.
- Consulta de enfermagem com enfermeira de referência.
- Consulta de Psicologia.
- Assistência Farmacêutica.
- Realização de exames como: eletrocardiograma (com solicitação médica), coleta de preventivo de câncer de colo de útero.
- Sala de observação: administração de medicamento e outros procedimentos.
- Acesso aos serviços próprios da Unimed Chapecó (Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro de Oncologia e Hematologia, Fisioterapia...).
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