Postado em 07 de Maio de 2020 às 16h18

Nova direção assume SESI e SENAI no Oeste e Extremo Oeste

 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) – entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) – nas regionais Oeste e Extremo Oeste têm nova direção a partir desta semana. Geferson Luiz dos Santos assume no lugar de Claudemir José Bonatto a direção das unidades que, no início deste ano, foram integradas e passaram a fazer parte de uma mesorregião com uma única estrutura de gestão.
Santos tem longa trajetória na FIESC e, junto à direção das unidades, mantém o cargo de gerente executivo de Tecnologia do SENAI/SC, onde é feita a gestão de todos os Institutos de Tecnologia do estado, que respondem pelo atendimento de 3 mil empresas por ano com serviços de metrologia, consultoria e serviços especializados em diversos segmentos produtivos. Formado em Administração pela Unoesc e especialista em Ciência da Computação pela UFSC, atuou como diretor do SENAI em São Miguel do Oeste, Concórdia e Itajaí. Capitaneou e implantou o primeiro Instituto de Tecnologia do SENAI inaugurado no Brasil em 2014.
Entre os objetivos da nova gestão está a descentralização da gerência de tecnologia do SENAI/SC. “É uma função corporativa que agora terá suas decisões tomadas a partir de Chapecó. Integram a gerência sete Institutos SENAI de Tecnologia (IST), localizados em Blumenau, Brusque, Criciúma, Itajaí, Florianópolis, Jaraguá do Sul e Chapecó”, assinala Santos.
Outra meta é construir um novo IST em Alimentos e Bebidas em Chapecó e, a partir disso, consolidar no município o instituto da indústria que abrangerá uma série de serviços, entre eles de tecnologia, de laboratório, de consultoria e de inovação. A construção do IST foi anunciada pelo presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, em visita ao Oeste em 2019. O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas de Chapecó tem forte atuação na área de proteína animal. O laboratório está acreditado desde 1998, sendo o segundo laboratório privado do Brasil a ser acreditado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e atualmente atende 20 estados e 11 países da América Latina em ensaios de proficiência.
O gerente executivo destaca também a revitalização de unidades do SENAI, especialmente a de São Miguel do Oeste. “O meu grande objetivo é contribuir com o SESI e o SENAI e dar um retorno cada vez melhor para indústria do Oeste, além de continuar a excelente gestão dos que me antecederam, trazendo minha contribuição para essa região que se destaca no Estado”, frisa Santos.
COOPERAÇÃO
O diretor de educação e tecnologia da FIESC e diretor regional do SENAI, Fabrizio Pereira, realça que o gerente que deixa o cargo, Claudemir Bonatto, colaborou na construção da agenda de educação que está sendo implementada neste ano e assumirá a diretoria de educação e tecnologia do SESI e SENAI em Goiás. “O Estado de Goiás tem características semelhantes ao de Santa Catarina, com escolas técnicas de referência no Brasil, educação básica e um IST em Alimentos, como temos em Chapecó. Poderemos gerar parcerias importantes”, enfatiza, acrescentando que Santos é natural do Oeste, o que contribuirá significativamente para sua atuação em prol da indústria regional.
Bonatto salienta que manterá as conexões com Santa Catarina. “O distanciamento não impedirá minha proximidade com o Oeste. Podemos ampliar a sinergia entre as instituições, cooperando com novas oportunidades para a indústria”.
O vice-presidente Regional Oeste da FIESC, Waldemar Antônio Schmitz, destaca a contribuição de Bonatto pelo trabalho realizado durante os 24 anos que integrou o quadro da FIESC. “É uma pessoa que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da região e para a competitividade da indústria. Santos é um nome conceituado que agregará para o desenvolvimento regional a partir da atuação no SESI e no SENAI, entidades da FIESC que possuem grande importância na promoção da competitividade das empresas de forma sustentável e inovadora”.
Para o vice-presidente Regional Extremo Oeste da FIESC, Astor Kist, é uma satisfação receber na Gerência Executiva da Regional Oeste e Extremo Oeste um conterrâneo. “O Geferson foi professor e funcionário do SENAI de São Miguel do Oeste, aproveitou as oportunidades, foi para o litoral e agora retorna. É uma pessoa que admiramos e temos certeza que contribuirá significativamente para o desenvolvimento da indústria regional”.
Abrangência
As unidades do SESI e do SENAI nas duas regiões têm abrangência de aproximadamente 76 municípios, com um quadro de cerca de 600 colaboradores que atuam com educação, tecnologia e serviços de saúde, segurança e medicina ocupacional. As duas vice-presidências da FIESC atendem 7 mil indústrias que abarcam cerca de 110 mil trabalhadores. Entre os setores preponderantes da economia na região estão o agronegócio, eletrometalmecânico, madeira e mobiliário, vestuário, plástico e tecnologia da informação.

Veja também

Consultorias de marketing fortalecem presença de empresas de Maravilha nas redes sociais28/10/21 A Sala do Empreendedor de Maravilha, no extremo oeste catarinense, disponibilizará no mês de novembro duas horas de consultoria individual na área de marketing para as empresas que participaram do Workshop de Mídias Sociais, realizado recentemente no município. Essa iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que busca promover a transformação local por meio......
VÍDEO: FAESC alerta produtores sobre sementes recebidas da China16/09/20 Em vídeo (https://youtu.be/Mh-eO-mbfcQ), o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), Enori Barbieri, reforça ofício encaminhado pela Federação aos......

Voltar para (Blog)