NESTA SEXTA-FEIRA: CNA encerra Circuito de Resultados do Campo Futuro em Chapecó
Evento conta com a parceria do Sistema Faesc/Senar e Sindicatos Rurais e terá como foco a pecuária de leite
Evento visa discutir os custos de produção da pecuária de leite na região Sul e no Brasil. (Imagem Divulgação Sistema CNA/Senar)
O último encontro do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro será realizado nesta sexta-feira 19 de setembro, em Chapecó, Santa Catarina, para discutir os custos de produção da pecuária de leite na região Sul e no Brasil.
O evento, promovido pela CNA, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), vai ocorrer das 9h às 12h30, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.
A programação do circuito conta com palestras sobre quanto custa para produzir leite; análise dos custos de produção; como aumentar a rentabilidade; oferta e demanda de lácteos no Mercosul e no mundo, além de casos de sucesso na produção de leite.
Os palestrantes convidados para o evento são o pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Giovanni Pennazi, o diretor da Labor Rural, Christiano Nascif, e o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Glauco Carvalho.
Dados – Em 2025 foram realizados 15 painéis em pecuária de leite, sendo quatro em Santa Catarina, três no Rio de Janeiro, dois em Sergipe, três em Pernambuco e três no Espírito Santo.
De acordo com o assessor técnico da CNA, Guilherme Souza Dias, de maneira geral, as propriedades vêm investindo em tecnologia, mas na maior parte dos painéis a produção é predominantemente realizada em regime de pastagens, com suplementação concentrada.
“O item alimentação representou o maior peso nos custos das propriedades, comprometendo entre 50% e 75% da receita obtida com o leite. Portanto, a otimização da alimentação representa grande oportunidade para melhorar as margens da atividade”, explicou Dias.
O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, enfatiza que o encontro reconhece a força e a representatividade da pecuária leiteira sul-brasileira. “Os três estados do Sul são destaques nacionais na produção de leite. Sediar este painel é um reconhecimento à força e à representatividade do nosso setor. Será um momento valioso de aprendizado, troca de experiências e análise técnica de números que orientarão e projetarão o futuro dessa importante atividade”.
Circuito de Resultados do Campo Futuro do Sul
Data: Nesta sexta-feira 19 de setembro
Horário: 9h às 12h30
Local: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC)
Santa Catarina pretende investir R$ 25 milhões para apoiar a aquisição de imóveis rurais02/Jun/202202/06/22há 3 anos Quinta-feira, 02 de Junho de 202202/06/2022Sonora Secretário Ricardo Miotto: https://we.tl/t-tqEX9pBECU Em 2022, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural pretende entregar 300 novos contratos para aquisição de terras em Santa Catarina. A ação faz parte do Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil, que neste ano conta com mais de R$......