Município de Saudades incentiva o crescimento do setor agroindustrial
Maior número de agroindústrias formalizadas, agregação de valor ao produto local, alimentos saudáveis na mesa dos consumidores, ampliação do acesso a mercados, incremento de novas oportunidades de trabalho e renda. Esses são alguns dos benefícios proporcionados pela implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para produtos de origem animal e vegetal.
O município de Saudades, no oeste catarinense, iniciou as consultorias para implantação e adequação do SIM. O trabalho será realizado em três etapas: diagnóstico dos serviços de inspeção e agroindústrias; definições para implementação do serviço de inspeção e orientações sobre as legislações. Essa é uma solução das verticais estratégicas – Cidade Agro – do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
De acordo com o secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Darci Pedro Thome, o Serviço de Inspeção Municipal proporciona segurança jurídica aos pequenos negócios ao mesmo tempo que certifica a qualidade e a procedência do produto ao consumidor. “Outro fator importante é incentivar para que se perpetuem as tradições, os costumes e os conhecimentos dos antepassados na produção de alimentos”, comenta.
Para o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Rogério Ern, ter um Serviço de Inspeção Municipal adequado e qualificado contribuirá para uma inspeção sanitária descentralizada, que respeita a diversidade de produtos e a cultura dos empreendimentos agroindustriais e artesanais, além de fortalecer a identidade dentro do território.
Até o momento foi realizado em Saudades o diagnóstico inicial, que contemplou a visita em pequenas agroindústrias de cachaça, ovos, leite, mel, peixes e pescados com potencial para serem atendidas pelo Serviço de Inspeção Municipal. Também ocorreu a elaboração de um plano de ações estratégicas para a realização do serviço.
“Neste mês iniciamos um processo de nivelamento conceitual da legislação com servidores municipais de várias áreas, como agricultura, agronomia, Vigilância Sanitária, administração e turismo e Sala do Empreendedor. Temos um grupo de trabalho bem eclético, o que demostra que o Poder Público tem a intenção de fortalecer a agroindustrialização da produção local”, analisa o consultor.
Nesta semana, segundo Ern, a ênfase foi o planejamento para que até o fim deste ano as pequenas agroindústrias locais possam estar legalizadas e recebam o Selo SIM, o que autoriza a comercialização dos produtos na região. “Também revisamos e reescrevemos toda a legislação do serviço de inspeção municipal e começamos o trabalho com a regulamentação do serviço em atenção aos pequenos empreendimentos locais”, detalha.
Sicredi é líder entre as maiores empresas gaúchas06/Dez/202206/12/22há 2 anos Terça-feira, 06 de Dezembro de 202206/12/2022Este é o quarto ano em que a instituição financeira cooperativa ocupa a liderança no ranking...
Legislação do Imposto Territorial Rural é tema de videoconferência com Sindicatos Rurais de SC26/Ago/202126/08/21há 3 anos Quinta-feira, 26 de Agosto de 202126/08/2021A DITR 2021 (Declaração do Imposto Territorial Rural) foi foco de videoconferência promovida nessa semana pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC). O objetivo foi abordar a......