Mudança na Secretaria da Agricultura de SC: OCESC otimista com Altair na Agricultura
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), Luiz Vicente Suzin, saudou com otimismo a posse do deputado Altair Silva no comando da Secretaria da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural do Estado, ao mesmo tempo em que classificou como “produtivo, exitoso e de excelentes resultados” o período em que Ricardo de Gouvêa, agora ex-secretário,respondeu pela pasta.
O dirigente está convicto de que haverá “um positivo e intenso relacionamento” entre a Secretaria das Agricultura e a OCESC. Mencionou que o novo secretário tem profundo conhecimento da contribuição que as cooperativas dão a Santa Catarina, seja na produção econômica, na prestação de serviços ou nos programas e ações que fortalecem a economia regional, geram empregos e aumentam a arrecadação tributária.
Explica que “nosso otimismo é justificável porque o deputado Altair Silva vem atuando em defesa do cooperativismo, da agricultura e do agronegócio há muitos anos. É um líder articulado, afeito ao diálogo, com forte poder de agregação, arguto na compreensão das mais relevantes questões do setor”.
O cooperativismo catarinense lidera o desenvolvimento econômico no campo e na cidade e a expressão do setor é reconhecida nacionalmente: as cooperativas catarinenses congregam quase 3 milhões de pessoas e respondem por mais de 11% do PIB catarinense.
Suzin assinala que a relação entre o Governo catarinense e o sistema cooperativista é, historicamente, marcada pela harmonia e pela convergência de ações em favor da coletividade – “e vai continuar assim”.
Lembra que em 2016 foi regulamentada a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo (PEAC), criada por lei estadual. Essa política consiste no conjunto de diretrizes e regras voltadas para o incentivo a todos os ramos cooperativistas e ao seu desenvolvimento no Estado. A lei determina que, em linhas gerais, incumbe os órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado, no âmbito de suas respectivas competências, dar provimento de forma integrada às ações de apoio ao cooperativismo.
O presidente da OCESC enfatiza que à Secretaria de Estado da Agricultura cabe a coordenação geral das atividades que compreendem, entre outras, a formulação de políticas públicas visando promover o desenvolvimento cooperativista, por meio da sua Diretoria de Cooperativismo e Agronegócios e suas Gerências.
Veja também
Empresas estruturadas de maneira planejada para o futuro17/Out/201917/10/19há 6 anos Quinta-feira, 17 de Outubro de 201917/10/2019Para desenvolver o pensamento estratégico para direcionar o futuro do negócio a partir de iniciativas que sejam fruto de reflexão, da pesquisa e do conhecimento, oito empresas chapecoenses participaram do Programa de Gestão de Indicadores e Resultados (GIR), oferecido pelo Sebrae/SC. Esse aprimoramento iniciou em julho de 2018 com elaboração de diagnóstico e foi......
Inscrições abertas para oficina on-line sobre vendas no Instagram em Maravilha05/Nov/202005/11/20há 5 anos Quinta-feira, 05 de Novembro de 202005/11/2020“Instagram: os primeiros passos para vender – nível 2” será tema da oficina on-line realizada gratuitamente para empresários do município de Maravilha, no extremo oeste catarinense, no dia 16 de novembro......