Postado em 24 de Agosto de 2022 às 17h23

Mudança da rotulagem nutricional é tema de palestra gratuita em Iporã do Oeste

“Nova rotulagem de alimentos: saiba quais são as mudanças na legislação dos rótulos” será tema de palestra gratuita com a tecnóloga em Alimentos e especialista em Segurança e Qualidade dos Alimentos Juliana Flávia Morais. A capacitação acontecerá no dia 6 de setembro (terça-feira), às 19 horas, no auditório da Associação Empresarial de Iporã do Oeste (ACIIO). A iniciativa é da Administração Municipal, da Sala do Empreendedor, da Vigilância Sanitária, da ACIIO, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município e do Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora.
Para a diretora do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Turismo e agente de desenvolvimento, Marglei Enzweiler Trevisan, a palestra é uma excelente oportunidade para os empreendedores que atuam com produção de alimentos. “A ideia é dialogar com os participantes sobre as principais mudanças da rotulagem nutricional, os critérios de exigência da rotulagem nutricional frontal, as alterações da tabela nutricional, as legislações vigentes, os prazos de adequação e como essa medida impactará a sociedade e as empresas”, antecipa ao reforçar que as vagas são limitadas.
Juliana destaca que a nova rotulagem frontal auxilia os consumidores na tomada de decisão porque padroniza a informação nutricional em 100 gramas. Isso servirá de aviso para quem tem dietas com alguma restrição e fará com que pessoas analisem de maneira diferente o alimento que está adquirindo, principalmente, dos produtos que receberão a lupa frontal.
Para os fabricantes o grande impacto é tentar prever o comportamento do produto no mercado caso ele possua os alertas trazidos pela lupa frontal ou a corrida para desenvolver produtos palatáveis com redução de gorduras saturadas, sódio ou açúcares adicionados em suas formulações porque assim estariam isentos dessa obrigatoriedade. As empresas, segundo a consultora, precisam estar atentas as novas determinações porque o descumprimento pode acarretar em advertência, multa, apreensão ou inutilização do produto, além da suspensão de venda e a proibição de propaganda.
Inscrições e mais informações sobre a palestra pelo telefone (49) 3634-1298.
Sobre a palestrante
Juliana Flávia Morais é tecnóloga em Alimentos, especialista em Segurança e Qualidade dos Alimentos, palestrante, professora, auditora e consultora em Assuntos Regulatórios de Alimentos e Bebidas, principalmente em Rotulagem de Alimentos, e futura nutricionista. Durante mais de 10 anos ajudou inúmeras empresas com rótulos "errados", que estavam sujeitos as autuações dos órgãos regulatórios como Anvisa, Mapa e Inmetro. Já desenvolveu mais de 1.000 rótulos para empresas, dos quais atendem as expectativas do consumidor conforme as normativas vigentes.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite

Veja também

Parque da Efapi: estudo sugere melhorias27/11/19 Elencar estratégias para sustentabilidade econômica, atender as demandas do mercado e estruturar o modelo de negócio foram os objetivos do encontro técnico sobre o projeto de revitalização do Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neve (Parque da Efapi), nesta semana, no auditório do Sebrae/SC em Chapecó. Essa iniciativa faz parte do Programa......

Voltar para (Blog)