Mudança da rotulagem nutricional é tema de palestra gratuita em Iporã do Oeste
“Nova rotulagem de alimentos: saiba quais são as mudanças na legislação dos rótulos” será tema de palestra gratuita com a tecnóloga em Alimentos e especialista em Segurança e Qualidade dos Alimentos Juliana Flávia Morais. A capacitação acontecerá no dia 6 de setembro (terça-feira), às 19 horas, no auditório da Associação Empresarial de Iporã do Oeste (ACIIO). A iniciativa é da Administração Municipal, da Sala do Empreendedor, da Vigilância Sanitária, da ACIIO, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município e do Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora.
Para a diretora do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Turismo e agente de desenvolvimento, Marglei Enzweiler Trevisan, a palestra é uma excelente oportunidade para os empreendedores que atuam com produção de alimentos. “A ideia é dialogar com os participantes sobre as principais mudanças da rotulagem nutricional, os critérios de exigência da rotulagem nutricional frontal, as alterações da tabela nutricional, as legislações vigentes, os prazos de adequação e como essa medida impactará a sociedade e as empresas”, antecipa ao reforçar que as vagas são limitadas.
Juliana destaca que a nova rotulagem frontal auxilia os consumidores na tomada de decisão porque padroniza a informação nutricional em 100 gramas. Isso servirá de aviso para quem tem dietas com alguma restrição e fará com que pessoas analisem de maneira diferente o alimento que está adquirindo, principalmente, dos produtos que receberão a lupa frontal.
Para os fabricantes o grande impacto é tentar prever o comportamento do produto no mercado caso ele possua os alertas trazidos pela lupa frontal ou a corrida para desenvolver produtos palatáveis com redução de gorduras saturadas, sódio ou açúcares adicionados em suas formulações porque assim estariam isentos dessa obrigatoriedade. As empresas, segundo a consultora, precisam estar atentas as novas determinações porque o descumprimento pode acarretar em advertência, multa, apreensão ou inutilização do produto, além da suspensão de venda e a proibição de propaganda.
Inscrições e mais informações sobre a palestra pelo telefone (49) 3634-1298.
Sobre a palestrante
Juliana Flávia Morais é tecnóloga em Alimentos, especialista em Segurança e Qualidade dos Alimentos, palestrante, professora, auditora e consultora em Assuntos Regulatórios de Alimentos e Bebidas, principalmente em Rotulagem de Alimentos, e futura nutricionista. Durante mais de 10 anos ajudou inúmeras empresas com rótulos "errados", que estavam sujeitos as autuações dos órgãos regulatórios como Anvisa, Mapa e Inmetro. Já desenvolveu mais de 1.000 rótulos para empresas, dos quais atendem as expectativas do consumidor conforme as normativas vigentes.
Santa Catarina amplia as exportações de carne suína para a China15/Out/201915/10/19há 5 anos Terça-feira, 15 de Outubro de 201915/10/2019A crise enfrentada pela China na suinocultura com o avanço da peste suína africana tem feito o gigante asiático comprar mais carnes de Santa Catarina. O país já responde por 57% de todo o faturamento catarinense com as exportações de carne suína em 2019. Ao longo do ano, SC ampliou em 26,4% a quantidade de carne suína exportada para a China e Hong......
Entrega de flores, balões e fotos marcaram homenagem às mães09/Mai/202209/05/22há 3 anos Segunda-feira, 09 de Maio de 202209/05/2022A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) no último fim de semana, na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Bradesco, uma ação especial em comemoração ao Dia das Mães. Durante toda a......
Grupo Pereira amplia rede de farmácias em Santa Catarina02/Jul/202002/07/20há 5 anos Quinta-feira, 02 de Julho de 202002/07/2020SempreFort, bandeira farmacêutica, inaugura nova loja em Lages e redefine a marca de outras três unidades...