Postado em 03 de Outubro de 2023 às 17h32

Mostra STEAM apresenta projetos dos alunos da Escola SESI em Chapecó

Comunidade pôde acompanhar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula com base na educação científica e tecnológica

Alunos do ensino médio apresentaram projetos desenvolvidos em sala de aula.

Valorizar o empenho e conhecimento dos alunos. Este foi o propósito das Escolas SESI de Santa Catarina, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), ao realizar no último fim de semana a 1ª Mostra Científica e Pedagógica da Escola SESI, uma Mostra de projetos desenvolvidos por estudantes do ensino médio dentro da metodologia STEAM, que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Em Chapecó, a exposição aconteceu no SESI-SENAI com uma programação diversa e contou com a participação de cerca de 180 visitantes entre alunos, familiares e comunidade.
A metodologia STEAM, que consiste na realização de projetos que abrangem as diversas áreas do conhecimento, pôde ser identificada pelos visitantes através das diferentes exposições preparadas pelos alunos. Os trabalhos de robótica, tecnologia, engenharia, artes e matemática criados pelos estudantes foram expostos de maneira que a comunidade pôde conhecer, entender e interagir com o trabalho dos jovens.
O coordenador de educação básica SESI-SENAI da Regional Oeste, Marcio Gonçalves da Rosa, enfatizou a importância da metodologia para promover a geração de profissionais capacitados para o acompanhar desenvolvimento tecnológico. “Esse é um momento de consolidação das habilidades e competências que a rede de escola SESI se propõe enquanto metodologia. Fazer com que a gente desenvolva realizadores e estudantes preparados para a vida são umas das nossas premissas”. O coordenador também destacou o objetivo da metodologia de incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e a sustentabilidade para um desenvolvimento integral do aluno na construção de competências e habilidades para a resolução de problemas.
“Nós somos pioneiros nesse modelo no município, porque a gente já validou o método e estamos fazendo o evento para mostrar os trabalhos do Novo Ensino Médio. Queremos inspirar as escolas, os estudantes, de que é possível termos uma forma de aprender com inovação e tecnologia, onde o aluno seja o grande protagonista”, ressaltou a supervisora do ensino médio no SESI e SENAI da Regional Oeste, Aline Carla Dalmutt Marin. A professora também salientou o empenho e dedicação dos alunos para a construção da Mostra. “Esse importante evento contou com um grande envolvimento de todos os setores da escola, principalmente dos estudantes que desenvolveram trabalhos surpreendentes e auxiliaram em toda a organização desse momento especial”, destacou Aline.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
O evento promovido pelas Escolas SESI de Santa Catarina ocorreu em 17 cidades do estado: Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Videira. Em Chapecó, diversos eventos paralelos integraram uma programação diversificada.
A orientadora pedagógica do SESI E SENAI da Regional Oeste, Liane Barreto Ferrari, ressaltou a importância de promover diferentes programas para incentivar os alunos a participar de diversos projetos inovadores. “Realizamos, junto da mostra, a primeira edição da Feira de Iniciação Cientifica do Sesi de Chapecó (FICS), a primeira Feira Interna de Empreendedorismo e a primeira Startup STEAM. Todas com envolvimento dos alunos na produção, já que eles são os grandes protagonistas do evento”.
Na FICS, os estudantes participantes do programa de iniciação científica tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos para a comunidade escolar e participar de uma avaliação, tendo a experiência de como funciona um evento cientifico universitário. O trabalho “O impacto da pressão sociocultural sobre o adolescente na transição para a vida adulta”, das alunas Paloma Gabriely do Rosario e Raíssa Gonzalez Triantafyllou, recebeu a melhor avaliação.
Durante a feira interna de empreendedorismo, o segundo ano do ensino médio realizou a exposição de seus projetos de empresas. Os participantes desenvolveram o projeto, idealizaram um produto e uma empresa. O tema da primeira edição foi direcionado a “soluções sustentáveis”. A equipe vencedora, com a empresa Sabor Local, de Heloisa, Ayrton e João Pedro Pessini, irá representar Chapecó na etapa nacional, em Joinville.
Por meio da 1ª Startup STEAM “Batalha de Soluções”, o SESI Chapecó promoveu aos estudantes o desafio de propor soluções inovadoras junto à amigos e familiares, proporcionando uma integração e participação ativa da comunidade no âmbito escola. Ao todo 10 equipes foram selecionadas via edital participaram do desafio. A equipe “Os Inovadores”, formada por Gustavo Zembruski, Fernanda Zembruski, Khaliu Bohner, Pedro Canani e Clóvis Alceu Cassaro propôs a melhor solução, conquistando o prêmio de uma assistente virtual Amazon Alexa para cada integrante.
“Todas essas ações são voltadas para valorizar o trabalho e a dedicação de nossos alunos. Vemos aqui jovens com um potencial muito grande e nosso trabalho é incentivar esse desenvolvimento. Tivemos engajamento dos alunos e professores para que a gente conseguisse mostrar para toda a comunidade escolar a forma como nossa escola trabalha”, finalizou Liane.
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Veja também

Voltar para (Blog)