Postado em 09 de Novembro de 2020 às 15h08

Modelo de atendimento oferece acompanhamento integral da saúde

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
Atenção Primária à Saúde (APS) – modelo de atendimento aos pacientes disponível na Unimed Chapecó –, foi tema de live, na última semana, pelas redes sociais (YouTube, Instagram e Facebook) da cooperativa médica. Pela transmissão foram esclarecidos os conceitos desse modelo, benefícios, funcionalidades, serviços prestados e adesão. Participaram os médicos cooperados da Unimed Chapecó com especialidade em Medicina da Família, Dr. Juliano Brustolin e Dr. Asdrubal César da Cunha Russo.  
O modelo propõe o cuidado primário direcionado à atenção à saúde dos pacientes como um todo, com ênfase na prevenção de doenças e manutenção da saúde, ao invés de somente visar o tratamento de enfermidades. De acordo com Dr. Asdrubal, o conceito de APS é caracterizado por um conjunto de ações individuais e coletivas, a exemplo de promoção da saúde, prevenção de doenças ou agravos, diagnóstico de patologias, tratamento e reabilitação. “O propósito é manter o paciente o maior tempo possível saudável e nossa preocupação está em cuidar das pessoas integralmente. Isso no final impacta diretamente na coletividade porque melhoramos os indicadores de saúde populacionais”, argumentou Dr. Asdrubal. 
Segundo Dr. Juliano, a população conhece a APS e associa ao sistema público de saúde, porém esse modelo também é ofertado pela rede privada e apresenta resultados positivos em vários países. “As populações são mais saudáveis e têm melhores indicadores de saúde, o que comprova o sucesso do modelo. A concepção tem como fundamento o atendimento personalizado, com acompanhamento contínuo com um médico de referência, que é responsável por zelar da saúde de maneira global”, comentou.
A Unimed Chapecó foi pioneira em Santa Catarina na instalação do APS, no fim de 2013. As ações, de acordo com Dr. Juliano, iniciaram com um projeto-piloto beneficiando os colaboradores da cooperativa médica e após quatro anos foi transformado em um plano de saúde, que pode ser adquirido por Pessoas Jurídicas pelo telefone (49) 3361-1818. Os 5 mil clientes desse plano são atendidos no Núcleo de Atendimento Personalizado à Saúde (NAPS), situado na esquina das ruas General Osório e Barão do Rio Branco. Integram a equipe multiprofissional seis médicos, três enfermeiras, três técnicas de enfermagem, psicóloga, farmacêutica e auxiliares administrativos.  
A Resolução Normativa nº 440 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (NR-440/ANS) instituiu o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde (PCBP), que é um processo de avaliação da adequação dos critérios técnicos pré-estabelecidos. “Há cinco meses realizamos toda a adequação necessária da estrutura e da equipe. Agora aguardamos a certificação da ANS. Nossa história vem de longa data e sempre estamos implantando novos protocolos, fluxos e tecnologias, pois nossa intenção é nos tornarmos um modelo para o Brasil”, antecipou Dr. Juliano.
Entre os serviços oferecidos, Dr. Asdrubal destaca as consultas médicas; o controle dos dados para avaliar a atuação eficaz do atendimento; as consultas de enfermagem para avaliação de condições crônicas; o monitoramento da pressão arterial ou dos sinais vitais; realização de exames como eletrocardiograma; o rastreamento e prevenção do câncer e administração de medicações. Os clientes do plano personal também têm acesso a todos os especialistas credenciados, ao Hospital Unimed Chapecó, ao pronto-socorro, exames laboratoriais, exames de imagem e tratamento oncológico. Conforme as normativas da ANS, as consultas eletivas são agendadas em até 72 horas após a ligação do paciente.
“As pessoas podem procurar o NAPS a qualquer momento, seja para esclarecer uma dúvida sobre saúde ou porque percebeu sintomas específicos. Temos a formação voltada a olhar o ser humano como um todo e isso resulta na maneira de conduzir a terapêutica que terá maior adesão”, expôs Dr. Asdrubal. 

Veja também

International Fish Congress Brasil divulga programação oficial30/07/19 A comissão organizadora divulgou a programação oficial do Internacional Fish Congress com mais de 30 conferencistas de 12 países. O maior evento da cadeia de pescados será realizado de 17 a 19 de setembro, no Centro de Eventos Maestra, no Recanto Cataratas Resort, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento reunirá todos os elos da cadeia produtiva em um......

Voltar para (Blog)