Mexilhões cultivados em Porto Belo estão liberados para o consumo
Os cultivos de mexilhões, vieiras e berbigões do município de Porto Belo estão desinterditados. Nesta terça-feira, 27, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural liberou a retirada, a comercialização e o consumo destes animais e seus produtos, inclusive nos costões e na beira de praia nas localidades de Ilha João da Cunha, Araçá e Perequê.
Desde a última quinta-feira, 22, estava permitida a retirada, a comercialização e o consumo de ostras de Porto Belo. A partir desta terça, a liberação é estendida também para os mexilhões. A desinterdição dos cultivos acontece após os resultados das análises demonstrarem que as concentrações de toxina diarréica nos moluscos bivalves da região estão dentro dos limites de segurança para o consumo humano. As análises vêm sendo repetidas semanalmente desde a interdição do município, no dia 2 de agosto.
Balneário Camboriú segue interditada
Os cultivos de ostras e mexilhões de Balneário Camboriú seguem interditados e só serão liberados após dois resultados negativos e consecutivos. Segundo o gerente de Aquicultura e Pesca da Secretaria da Agricultura, Sérgio Winckler, os últimos resultados de análises e contagens já demonstram uma diminuição na concentração de micro-organismos produtores de toxinas e na concentração dessas toxinas na carne dos moluscos.
A toxina diarréica, quando consumida por seres humanos, pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.
Monitoramento constante
Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e o único Estado do país monitora permanentemente as áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.
Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
NESTA QUARTA-FEIRA 2º JANTAR DO AGRO marcará a abertura da EXPOCHAPECÓ, homenagens e lançamento de programa15/Out/202415/10/24há 1 ano e 8 meses Terça-feira, 15 de Outubro de 202415/10/2024O presidente do Sindicato Rural de Chapecó Luiz Carlos Travi pretende realizar periodicamente o JANTAR DO AGRO, sempre reunindo lideranças rurais, produtores e as entidades de defesa e representação do agronegócio de Santa Catarina e do Brasil. (Foto: Arquivo/MB Comunicação)...
Carlos Moisés entrega máquinas agrícolas a 75 municípios de Santa Catarina29/Mar/202229/03/22há 4 anos Terça-feira, 29 de Março de 202229/03/2022Com investimentos de R$ 6,3 milhões em recursos próprios do Estado, o governador Carlos Moisés concretizou, nesta segunda-feira, 28, mais uma entrega de máquinas agrícolas para modernizar e fomentar a produção......