Postado em 16 de Novembro de 2022 às 17h44

México abre mercado para carne suína produzida em Santa Catarina

O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesta segunda-feira, 14, e, por enquanto, este será mais um destino exclusivo da produção catarinense.

Confira áudio do secretário da Agricultura Ricardo Miotto: https://we.tl/t-6JRS3eBIua
 
O Governo do Estado comemora abertura do mercado mexicano para a carne suína catarinense. O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesta segunda-feira, 14, e, por enquanto, este será mais um destino exclusivo da produção catarinense.
“É uma excelente notícia que só reforça o nosso comprometimento e trabalho sério feito em toda a cadeia produtiva da carne. Que vai desde produtores dedicados até um serviço sanitário estadual reconhecido mundialmente”, frisa o governador Carlos Moisés.
“É com muita alegria que Santa Catarina recebe a informação da abertura do mercado mexicano para a carne suína produzida em nosso estado. Mais um destino exclusivo para a produção catarinense, que reforça a nossa excelência sanitária e a capacidade produtiva de nossas agroindústrias e produtores. Estamos preparados para atender esse grande mercado e não mediremos esforços para que o agronegócio catarinense continue crescendo e ganhando cada vez mais espaço internacional”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto.
A publicação da autorização foi feita hoje pelo Senasica – órgão equivalente ao ministério da agricultura brasileiro, responsável pelo controle da produção, importação e exportação de alimentos no México.
Nesse primeiro momento, todas as plantas habilitadas a exportar carne suína para o México são de Santa Catarina, primeiro estado brasileiro reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Para o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin, a notícia é uma das mais importantes conquistas para a cadeia exportadora de proteína animal do Brasil. “O México é, historicamente, um dos três principais destinos das exportações globais de carne suína, com volumes próximos a 1 milhão de toneladas. Falamos de, aproximadamente, 10% do trade global. A abertura é parte das medidas tomadas pelo governo mexicano para o controle inflacionário. Neste contexto, o Brasil reforça a sua posição de apoio às nações para a segurança alimentar e para a oferta de alimentos”, ressalta.
Mercado mexicano
O México é o terceiro maior importador mundial de carne suína. Em 2021 importou 1,16 milhão de toneladas do produto e este ano a expectativa é de que as compras atinjam 1,25 milhão de toneladas, volume que deve se manter em 2023.
A principal origem das importações mexicanas de carne suína é os Estados Unidos.
Suinocultura em SC
Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil. Referência internacional em sanidade animal, o estado tem acesso aos mercados mais exigentes e competitivos do mundo.
De janeiro a outubro de 2022, o agronegócio catarinense exportou 497,9 mil toneladas de carne suína, com um resultado financeiro de US$ 1,1 bilhão. O estado responde por 55% dos embarques brasileiros e a produção de Santa Catarina abastece cerca de 70 países.
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
 
 
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/(48) 99998-0907
Site: www.agricultura.sc.gov.br

Veja também

CDL divulga aos lojistas associados sugestões de horários de atendimento para o fim de ano 20/11/23 Com uma grandiosa programação natalina oferecida à população, o comércio regional promete ser movimentado neste fim de ano. Com base no Decreto Municipal nº 3.390, de 30 de novembro de 1993, que estabelece horário livre para as empresas do setor em Chapecó, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) orienta os associados sobre o......
Parceria ACIC-NUCLEOVET interage eventos científicos06/04/23 Parcela significativa desse público-alvo é comum aos eventos econômicos e científicos tanto da ACIC, quanto do NUCLEOVET....

Voltar para (Blog)