Postado em 25 de Março às 09h24

Mercoagro reúne gigantes do setor e traz soluções inéditas para indústria da carne

Feira internacional reúne grandes players da cadeia da indústria de proteína animal e destaca tecnologias inovadoras 
Handtmann fornece máquinas com tecnologia de ponta, soluções digitais e na linha de automação. (Foto: Suellen Santin/MB Comunicação)
 
 
Avanços em automação, processamento industrial e eficiência produtiva são destaques entre as soluções trazidas pelas empresas que estão presentes na Mercoagro 2026 – Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne. O evento reúne os maiores fornecedores da cadeia produtiva da carne e, por mais uma edição, se consolida como um espaço estratégico na geração de negócios, networking e apresentação de tendências para o agronegócio nacional.
O Grupo Fluxo, de Chapecó, é um desses expositores. Presentes desde o início da Mercoagro, neste ano eles participam, pela primeira vez, de forma integrada, com um conjunto de sete unidades de negócios, voltado principalmente para o agro.
Eles oferecem tecnologias que atendem diferentes etapas da produção. São serviços que se complementam ao longo de todo o processo produtivo. Desde o monitoramento de granjas até a parte de insensibilização, automação e eficiência energética.
O diretor de administração do grupo, Ivolnei Bodaneze, cita como exemplo as soluções para a avicultura. “Nós iniciamos nosso trabalho dentro do aviário, com uma tecnologia que faz o monitoramento e sensoriamento. Quando esse frango está pronto para ir à indústria, nós entramos com a Fluxo Máquinas. Estamos lançando uma solução que é o sistema de apanha de aves automatizado. Hoje esse processo é todo manual e nós trazemos essa inovação, que ainda não está disponível no mercado brasileiro.”
Consolidado no mercado nacional, o grupo destaca a Mercoagro como referência para ampliar a visibilidade da marca junto aos grandes players do setor da carne. “A feira tem um público qualificado. São pessoas que vêm atrás de negócios, em busca de inovação, e os pavilhões cheios durante todos os dias de evento mostram o quando a feira é grandiosa e destaca nossa região como um grande centro da agroindústria nacional.”
TECNOLOGIA DE PRECISÃO
            A multinacional alemã Handtmann expõe na Mercoagro tecnologias que também otimizam os processos de produção em distintas etapas, com uma linha completa de equipamentos para setores como panificação, lácteos, processamento de carne e pet food.
Presente em mais de 100 países, a empresa fornece máquinas com tecnologia de ponta, soluções digitais e na linha de automação. “Temos sistemas de embutimento, moagem, mistura e cozimento e atendemos o mercado global da indústria de processamento de alimentos, com produtos padronizados e personalizados. É uma tecnologia de precisão, que agrega valor a produtos de qualidade, com custo-benefício”, salienta o gerente Mariocy Rodrigues Bonfim.
            Na avaliação do representante da Handtmann, a edição 2026 da Mercoagro tem apresentado alto nível de organização e ultrapassado as estimativas de público. “Temos feito muitos contatos, prospecção e temos negócios já engatilhados. Está entregando além das outras edições.”
SOLUÇÃO INÉDITA
O diretor e sócio proprietário da J da Luz, Jefferson da Luz, celebra os resultados da Mercoagro 2026 desde as primeiras horas da feira. Especializada em automação industrial, com foco nas agroindústrias, a empresa apresentou um produto inédito no mercado. “Lançamos na feira uma termorresistência, que não existe no mundo. Foram dois anos de desenvolvimento junto a um engenheiro de São Paulo”, explica.
De acordo com Jefferson, o retorno enquanto expositor foi imediato. “Nas primeiras três horas de feira, quando grandes agroindústrias passaram pelo nosso estande, já demonstraram interesse, coletaram dados para cadastro e devem implementar a solução em suas produções.”
Ele ressalta que o diferencial do produto está na agilidade da manutenção. “Antes, a troca de uma peça como essa levava de uma a duas horas, dependendo do local. Com essa inovação, o processo é feito em 30 segundos a um minuto. Só a redução no tempo de máquina parada já paga o investimento”, destaca.
Jefferson também ressalta o papel pioneiro da empresa no setor. “Fomos precursores na automação industrial no Brasil. Trouxemos tecnologias e sensores que hoje são comuns, mas que, na época, eram novidade no mercado”. Ele ainda frisa a importância histórica da Mercoagro para o crescimento da empresa. “A feira tem um papel fundamental na nossa trajetória. Hoje, estimamos que cerca de 40% dos expositores são nossos clientes, direta ou indiretamente”, pontua.
METAS SUPERADAS
O gerente comercial de vendas da Ishida do Brasil, Nilson Martins de Almeida, comenta a estratégia de expansão da empresa no país, com foco no setor de proteínas e na aproximação com os clientes. A unidade de Chapecó, inaugurada há cerca de dois anos e meio, foi a primeira filial da empresa no Brasil dentro desse novo plano de crescimento, que se estende até 2030. “O segmento de proteínas foi identificado como uma grande oportunidade, pela sua força e potencial. Ao mesmo tempo, avaliamos que tínhamos tecnologia suficiente para atender essa demanda de forma competitiva.”
De acordo com Almeida, a presença física na região é fundamental para fortalecer o relacionamento com o mercado. “Estar mais próximo do cliente, participar do dia a dia e entender as necessidades permite aproveitar melhor as oportunidades”, afirma.
A Ishida é reconhecida mundialmente como fabricante de sistemas de pesagem, especialmente as balanças multicabeçote, utilizadas em linhas de produção com alta velocidade e precisão. Durante a feira, a empresa apresentou o modelo mais recente da tecnologia, o CCW-AS, lançado há cerca de dois anos. “Esse equipamento reúne mais de 50 anos de pesquisa e desenvolvimento. São mais de 75 mil máquinas instaladas no mundo e mais de mil aplicações diferentes, incluindo proteínas como frango, bovinos e suínos, além de segmentos como snacks, massas e confeitaria”.
Em relação aos resultados da feira, Almeida salienta que o desempenho superou as expectativas. “Já no segundo dia conseguimos atingir as metas de vendas previstas para o mês. Isso é resultado de projetos que já vinham sendo trabalhados há meses e que, durante a feira, se concretizaram com a validação dos clientes.”
Ele ressalta que o impacto da participação vai além dos números imediatos. “Mais do que o resultado financeiro, é a oportunidade de encontrar o cliente, materializar soluções e avançar em negociações que estavam em desenvolvimento. Isso é algo difícil de mensurar”, pontua.
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional - Grupo Fluxo expõe na Mercoagro pela primeira vez de forma integrada, com suas sete unidades de negócios. (Foto: Suellen Santin/MB Comunicação)
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional - Ishida é reconhecida mundialmente como fabricante de sistemas de pesagem. (Foto: Débora Favretto/MB Comunicação)
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional - Especializada em automação industrial, J da Luz apresentou solução inédita na feira. (Foto: Débora Favretto/MB Comunicação)

Veja também

SESCOOP/SC realizou palestra sobre marketing digital para cooperativas10/11/21 Novos desafios, novas oportunidades e necessidades, determinarão como as cooperativas irão se posicionar num momento de ruptura e como seguirão daqui por diante no relacionamento com seus cooperados. Essa foi uma das lições......

Voltar para (Blog)