Postado em 27 de Dezembro de 2022 às 17h00

MEI UP ganha abrangência nacional

Programa de aceleração, que iniciou em Chapecó, atenderá em 2023 um número ainda maior de empreendedores

Reunião alinhou o MEI UP que terá abrangência em todo o território brasileiro e já está sendo trabalhado na modalidade de educação a distância (EAD).

—————

 
         O Programa MEI UP terá abrangência em todo o território brasileiro e já está sendo trabalhado na modalidade de educação a distância (EAD) pelo Sebrae/SC e, provavelmente, estará disponível a partir do primeiro semestre de 2023. A intenção é atuar de maneira escalonada para atender um número ainda maior de MEIs que desejam expandir suas atividades comerciais, aprimorar processos internos, ampliar faturamento e, consequentemente, “dar um UP” na modalidade jurídica da empresa e atingir um novo patamar no mercado. Essa iniciativa é fruto da parceria do Sebrae/SC com a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), do Pollen Parque, da Unochapecó e da Administração Municipal, responsáveis pela realização da turma piloto com 35 empreendedores locais selecionados.  
            De acordo com a coordenadora do Núcleo de Soluções do Sebrae/SC, Eliane da Rosa Figueira Costa, o MEI UP nasceu da demanda para o desenvolvimento de uma solução de aceleração de microempreendedores individuais, identificada no oeste catarinense, e desde seu princípio já havia a intenção de nacionalizá-la. “A metodologia foi proposta pelo Sebrae/SC ao Sebrae Nacional e representantes dos Sebrae/UFs, que validaram seu desenvolvimento. A partir daí, foi desenvolvida pelo Sebrae/SC para que, posteriormente, seja utilizada pelos outros Estados da Federação. É a partir dos conteúdos aplicados na turma piloto em Chapecó que ocorrerá a transposição para o EAD e, muito provavelmente, teremos essa solução no e-learning disponível no primeiro semestre de 2023”, enfatiza.
            CONHEÇA O PROGRAMA
            A proposta busca auxiliar no crescimento sustentável e direcionado dos microempreendedores individuais (MEIs) com suporte de mentores especializados e vivência de mercado. A jornada para o crescimento tem um ano de duração e compreende quatro módulos de conteúdo “Meu perfil empreendedor”, “O meu negócio”, “A gestão do meu negócio” e “Apresentação do MEI”.
A metodologia está estruturada para contemplar todas as vertentes importantes para o crescimento de uma empresa. Entre as temáticas desenvolvidas no programa estão características empreendedoras, modelagem de negócio, planejamento orientado para resultados, finanças, legislação, gestão de pessoas, marketing e vendas, posicionamento de mercado, acesso ao crédito, inovação, atendimento ao cliente, compras e estoque.
Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o que os empreendedores precisam é, justamente, o que o MEI UP oferece: capacitação aliada à oportunidade de expandir seu negócio. “A partir desse programa cada participante escreverá sua história no caminho do empreendedorismo. Da turma piloto temos relatos da contribuição da proposta para evolução pessoal e profissional, proporcionando mudança de vida, visão diferenciada dos negócios e identificação de novas oportunidades”, antecipa.
TURMA PILOTO
Em 2022, foram realizados em Chapecó os dois primeiros módulos. Para 2023, a ênfase será a gestão do negócio por meio de oficinas e técnicas de conteúdo.
 
O perfil dos participantes compreende:
- gênero: 65,28% mulheres e 34,28% homens;
            - idade: 8,56% com até 25 anos, 68,57% entre 26 a 40 anos e 22,87% com mais de 40 anos;
            - setor de atuação: 27,6% comércio, 17,2% indústria e 55,2% serviços.

Veja também

FIESC estará na EFACIP 2023 08/11/23 Feira de Pinhalzinho terá stand com SESI, SENAI e IEL...

Voltar para (Blog)