Megaprojeto arquitetônico do Condomínio CESEC em nova aprovação
O momento também contou com a presença de membros da ACIC, da CDL e do Sicom, parceiras do empreendimento. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
A Associação, Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) convocou, nesta semana, uma reunião ordinária conjunta do Conselho Deliberativo e da diretoria executiva para aprovar o orçamento para o megaprojeto arquitetônico do novo complexo do Condomínio CESEC. O momento também contou com a presença de membros da ACIC, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio da Região Oeste de Santa Catarina (Sicom), parceiras do empreendimento.
Segundo o presidente da ACIC, Helon Rebelatto, a proposta é resultado de anos de discussão entre as entidades, que definiram como premissas a sustentabilidade econômica, a autossuficiência financeira do empreendimento e a geração de renda para garantir a manutenção das instituições. “Nosso objetivo é construir um marco para os empreendedores do Oeste de Santa Catarina, um projeto que envolva a comunidade e garanta a sustentabilidade das entidades a longo prazo”, afirmou.
O projeto, também apresentado pelo engenheiro e diretor financeiro da ACIC, Daniel Bet, prevê a construção de um complexo de uso misto, com destaque para um prédio principal de 64 pavimentos, que poderá ser um dos mais altos do Brasil. Entre os diferenciais, estão o centro de eventos com capacidade para 1.500 pessoas, áreas comerciais, além de espaços para convivência e integração das entidades. Bet também explicou os aspectos de engenharia e arquitetura, como estrutura “Tube in Tube”, estudos de túnel de vento, escolha de fachadas, eficiência energética e soluções para grandes edificações.
MASTERPLAN E O ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO
O escritório Enio Vivian Arquitetura, de Porto Alegre, do chapecoense Enio Vivian, desenvolveu o masterplan e o anteprojeto arquitetônico com o objetivo de atender às expectativas dos idealizadores e as características do terreno. Dividido em três fases, a primeira fase abrigará as entidades ACIC, CDL e SICOM, enquanto as fases subsequentes podem incluir hotel, lofts, apartamentos, residencial sênior, clínicas de saúde, centro cultural, espaço para eventos, shopping, academia, museu, restaurantes, entre outros serviços.
O grupo gestor, formado por representantes das três entidades, dará sequência às próximas etapas técnicas, à captação de parceiros financeiros e construtores. Elas têm a expectativa de ter como parceiras incorporadoras e construtoras de Chapecó. As decisões relevantes sobre parcerias e investimentos continuarão submetidas à deliberação dos conselhos. “Esse projeto possui um longo caminho pela frente até a conclusão”, lembrou Rebelatto.
O empreendimento não apenas trará visibilidade para Chapecó, mas também funcionará um o futuro complexo empresarial, residencial e de serviços e como uma fonte de inspiração para futuras gerações de empresários, profissionais e cidadãos. Cada uma das entidades parceiras – ACIC, CDL, SICOM – investirá R$ 300 mil para a elaboração do projeto.
Segundo o presidente da ACIC, Helon Rebelatto, a proposta é resultado de anos de discussão entre as entidades. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
O grupo gestor, formado por representantes das três entidades, dará sequência às próximas etapas técnicas, à captação de parceiros financeiros e construtores. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
Aurora Coop realiza ações de intercooperação em todo o País 28/Jun/202328/06/23há 1 ano e 10 meses Quarta-feira, 28 de Junho de 202328/06/2023Ação do Dia C em Maravilha (SC), contou com uma programação extensa em 2022 (Foto: arquivo Aurora Coop)....