Postado em 18 de Outubro de 2020 às 07h51

MÁRIO LANZNASTER: LINHA DO TEMPO

Com quase 50 anos de atuação no setor, Lanznaster presidiu duas das maiores cooperativas brasileiras: a Aurora Alimentos e a Cooperalfa.

·        Nasceu em 30 de junho de 1940, em Presidente Getúlio (SC).  
·        Casou-se Edirce Lanznaster em 08/08/70, com quem conviveu por 50 anos e teve quatro filhos: Márcia, Fabiano, Fernando e Juliana.
·        Lanznaster tinha seis netos e residia em Chapecó-SC.
·        Era cooperativista há 46 anos e empresário rural. Foi suinocultor e produtor de milho, feijão, soja e trigo desde 1984. Especialista em suinocultura tendo atuado como jurado em exposições regionais, nacionais e internacionais.
·        Era proprietário da Granja Master, na Linha Simoneto, município de Chapecó há 43 anos.
FORMAÇÃO:
·        Lanznaster cursou o 1º Grau em Vitor Meirelles, município desmembrado de Ibirama (SC).
·        Após, estudou 5 anos no Seminário, no município de Salete (1952 a 1957).
·        Em 1958, Mário Lanznaster foi para o Seminário Menor Metropolitano, de Azambuja, município de Brusque (SC), tendo terminado lá os estudos correspondentes ao Curso Clássico (como era denominado então).
·        Em 1962 completou o 2º Grau em Porto Alegre (RS).
·        De 1963 a 1967, cursou a Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo colado grau em dezembro de 1967.
·        Em 1975 formou-se Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
·        Cursou MBA (Master Business Administration) pela Fundação Getúlio Vargas e Banco do Brasil, em 1999.
·        Cursou o MBA em Gestão Empresarial para Dirigentes de Organizações do Sistema de Agronegócios e Formação Geral Básica para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas e Banco do Brasil em 2000.
VIDA PROFISSIONAL E COOPERATIVISTA:
·        Em 1968, Mário Lanznaster iniciou sua vida profissional como extensionista rural da então Acaresc, hoje Epagri, no município de Modelo (SC), tendo sido transferido para Chapecó dois anos após, na mesma função.
·        Em 1971 foi convidado para ser coordenador regional de suinocultura da Acaresc, passando a atender as granjas de reprodutores suínos no Oeste Catarinense.
·        Em 1974, foi convidado a trabalhar como assessor técnico na Cooperativa Central Oeste Catarinense, quando iniciou a implantação do fomento à suinocultura conhecido hoje como Suicooper.
·        Acumulou as funções de responsável técnico pela Fábrica de Rações e Concentrados, gerente e, depois, diretor industrial da Aurora.
·        Em 1989 aceita convite do então presidente Aury Bodanese e se transfere para a Cooperalfa condição de vice-presidente.
·        Em 30 de janeiro de 1997 foi conduzido à presidência da Cooperalfa para um mandato de 4 anos.
·        Em janeiro de 2001, Lanznaster foi reeleito para um segundo mandato de 4 anos, como presidente da Cooperalfa.
·        Em 17 de outubro de 2002, Lanznaster foi eleito vice-presidente para o mandato de 4 anos na Cooperativa Central Oeste Catarinense, atual Cooperativa Central Aurora Alimentos, passando a ter atuação nas duas cooperativas (Alfa e Aurora).
·        Em fevereiro de 2005, Lanznaster foi reeleito para o 3º mandato de 4 anos como presidente da Cooperalfa.
·        Em 25 de janeiro de 2007, Lanznaster foi eleito presidente para o mandato de 4 anos na Cooperativa Central Aurora Alimentos, sucedendo José Zeferino Pedrozo.
·        Em 2009 Lanznaster entrega o comando da Cooperalfa para seu sucessor, Romeo Bet, passando a dedicar-se totalmente à Aurora.
·        Em 31 de janeiro de 2011, Lanznaster foi reeleito presidente para o mandato de mais 4 anos na Cooperativa Central Aurora Alimentos.
·        Em 27 de janeiro de 2015, Lanznaster foi reeleito presidente para o mandato de mais 4 anos na Cooperativa Central Aurora Alimentos.
·        Em 30 de janeiro de 2019, Mário Lanznaster foi eleito para seu quarto mandato na Cooperativa Central Aurora Alimentos, o qual não chegou a concluir.
REPRESENTATIVIDADE e DISTINÇÕES:
·        Lanznaster foi vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), como representante do setor agropecuário entre 1988 a 1993.
·        Presidiu a Sociedade Amigos de Chapecó (SAC) em 1974.
·        Membro do Conselho de Ética Cooperativista da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc) na gestão 1994/1997.
·        Foi conselheiro de administração representando a Cooperalfa junto à Cooperativa Central Catarinense de Laticínios Ltda. em 1996.
·        Recebeu o título de Cidadão Honorário de vários municípios, entre eles Chapecó, Quilombo e Xaxim.
·        Foi conselheiro de administração do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) de 2004 a 2007.
·        Recebeu da Alesc a comenda de Mérito Empresarial Carl Franz Albert Hoepcke, em sessão solene de outorga na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em Florianópolis/SC, no dia 15/05/2006. 
·        Recebeu outorga de Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina do sistema Fiesc - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, no dia 26/05/2006, em Florianópolis/SC.
·        Foi eleito vice-presidente para Assuntos Estratégico do Agronegócio da Fiesc em 2009, cargo que continuava ocupando até os dias atuais.
·        Foi conselheiro fiscal da Federação das Cooperativas do Estado de SC (Fecoagro) de 2008 a 2012.
·        Em 2011 foi condecorado com a Medalha do Mérito Catarinense, comenda outorgada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de SC (CREA/SC) por indicação das entidades profissionais do setor Seagro, Aeasc e Aeagro.
·        Em 2013 foi eleito Empresário do Ano em Chapecó/SC pela ACIC.
·        Em 2015 recebeu o reconhecimento como empresário avícola no XXIV Congresso Latino-Americano de Avicultura em Guayaquil, cidade portuária no Equador.
·        Em 2018 foi eleito Personalidade de Vendas da ADVB/SC. 
·        Em 19 de agosto de 2020 foi eleito membro do Conselho Consultivo, com mandato de 2 anos, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
·        Faleceu em 2020, aos 80 anos de idade, no Hospital da Unimed, em Chapecó.

Veja também

Voltar para (Blog)