Postado em 29 de Julho de 2021 às 15h37

Marema revisa Plano Municipal de Saneamento Básico

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
A Administração Municipal de Marema, no oeste catarinense, começou neste mês o alinhamento para execução da estratégia vertical de Planejamento Ambiental e Políticas Públicas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.A solução prevê a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico com apoio também no mapeamento de fontes de recursos para a execução. A iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora, que será executado até dezembro de 2022 pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.
As etapas previstas contemplam plano de trabalho (mapeamento de stakeholders e de planos de políticas existentes, estudo aprofundado do plano priorizado), mapeamento de base de dados necessários, elaboração e complementação dos dados, elaboração de minuta de checklist para revisão do planejamento, apoio na revisão; validação junto aos gestores municipais e suporte na elaboração de um dashboard para a área de interesse. Os trabalhos são conduzidos pelas sócias-proprietárias da empresa Biocald Consultoria e Treinamento, Jaqueline Isabel de Souza e Thays Saretta Sulzbach. Representam o município os servidores municipais: Eduardo Vargas, Fabiano Della Betha, Neiro Pagani e Daniela Marostica.
 O marco regulatório do setor de saneamento do Brasil é a Lei nº 11.445/2007, que aborda os serviços de abastecimento público de água potável; coleta, tratamento e disposição do esgotamento sanitário; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, além da limpeza urbana, manejo adequado dos resíduos sólidos, conservação dos recursos naturais e proteção ao meio ambiente.
De acordo com o chefe de gabinete, Eduardo Pereira Vargas, o município elaborou esse documento há muitos anos e não foram realizadas modificações. “Julgamos necessário este trabalho para que possamos ter diretrizes atualizadas com base na realidade local. A partir dele poderemos pleitear recursos públicos para colocar o plano municipal em prática”, explica.
Até o momento foram realizadas duas reuniões on-line com a equipe responsável pela execução da revisão. “Nossa intenção com a atualização é de que o município esteja em conformidade ambiental, ou seja, seguindo as políticas públicas voltadas ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, antecipa o prefeito Mauri Dal Bello. O próximo passo é a aprovação do plano de trabalho, que está em análise.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 
 

Veja também

Comércio chapecoense prevê crescimento de 6% neste ano12/01/22   O ano começou com boas expectativas para o comércio chapecoense. O mercado de trabalho segue em estágio acelerado, os lojistas continuam investindo em inovações e ofertas atrativas aos consumidores e as oportunidades via e-commerce tornaram-se mais frequentes, ágeis e seguras. Além disso, Chapecó representa um importante polo regional que atrai......
Sicredi Região da Produção funda cooperativa escolar em Constantina18/07/22 A Sicredi Região da Produção fundou na última sexta-feira (15), durante Assembleia Geral Ordinária, no Complexo Esportivo Show de Bola em Constantina, a Cooperativa Escolar Alamanda. O objetivo é ampliar as......
Homenagens e confraternização marcam comemorações dos 25 anos do Sindicont18/10/21 Homenagens e confraternização marcaram os 25 anos do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) em evento promovido no último fim de semana. O encontro reuniu dirigentes, associados, parceiros, autoridades e colaboradores......

Voltar para (Blog)