Postado em 17 de Outubro de 2023 às 15h16

Marcus Rocha destaca ações do Sebrae/SC no avanço da tecnologia e inovação

Sebrae/SC presente na Efapi 2023 como correalizador do Desbravalley

Para seguir fomentando os ecossistemas de inovação, Rocha expôs a necessidade da participação ativa de empresas e indústrias catarinenses (Foto: MB Comunicação).

Conexão, inovação e empreendedorismo são ações necessárias para o desenvolvimento de um ecossistema progressivo em Santa Catarina. Esses foram os principais tópicos abordados pelo gerente de inovação e startups do Sebrae/SC, Marcus Rocha, em palestra realizada nesta semana no Parque Desbravalley, durante a Efapi 2023.
Santa Catarina se fortalece como um dos Estados mais desenvolvidos do País, com destaque cada vez maior para o setor tecnológico. Atualmente conta com 15 polos de inovação e 17 mil empresas de tecnologia, resultando em 67 mil empregos diretos. Com mais de 1.200 startups, SC se mantém líder em criação e desenvolvimento. Para seguir fomentando os ecossistemas de inovação, Rocha expôs a necessidade da participação ativa de empresas e indústrias catarinenses. “Precisamos enriquecer a quantidade de atores dos ecossistemas de inovação e, acima de tudo, trazer vantagens competitivas para que as nossas indústrias e empresas estabelecidas sobrevivam à competitividade mundial”, afirmou Rocha.
Grande apoiador e incentivador do desenvolvimento tecnológico e a inovação, o Sebrae/SC promove e correaliza diversos programas de formação para negócios de micro e pequeno porte. Através do Ecossistema Local de Inovação (ELI) a entidade busca compreender as vocações econômicas e o potencial tecnológico de cada região, fomentando o desenvolvimento local.
“Tratando do processo de nascimento de projetos, destacasse a Startup Weekend, que tem origem americana e em Santa Catarina, com nosso apoio, já foram realizadas 93 edições entre 2013 e 2022, oferecendo capacitações para mais de 8.500 empreendedores. Temos também o programa NASCER, que incentiva pré-incubadoras catarinenses a investir em suas inovações”, citou o gerente.
Para ideias e soluções já consolidadas, Rocha apresentou os programas MIDITEC, Sebrae Inova e Capital Empreendedor. “Nominada pela terceira vez como uma das cinco melhores incubadoras do mundo, a MIDTEC, criada pela ACATE em parceria com o Sebrae/SC, mostra o grande poder do investimento em inovação, em incentivo e em tecnologia. Nosso Estado conta com inúmeros projetos, como esse, que tem tudo para se transformarem em destaques nacionais. Basta continuarmos instigando e conectando grandes ideias”, concluiu.
De acordo com o presidente da Deatec/Acate e coordenador do Parque Desbravalley, Marcio Muxfeldt, o Sebrae/SC desempenhou um papel fundamental para a implementação do evento. “Esse parque celebra a união dos pilares de educação, inovação e tecnologia, mostrando para a população a grande potencialidade do oeste catarinense. E a ação do Sebrae de realizar o mapeamento de empresas, entidades, universidades e atores do ecossistema de inovação de Chapecó, buscando compreender o cenário da nossa região, plantou uma grande semente para a realização do Desbravalley”, destacou Muxfeldt.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.    
 
 

 
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Veja também

Voltar para (Blog)