Mão na massa! Cozinhar é alternativa para tirar as crianças de frente das telinhas
Com a massificação da tecnologia, as crianças têm acesso às telas de computadores, smartphones, tablets e videogames cada vez mais cedo. Porém, o uso em excesso pode causar riscos à saúde como déficits cognitivos e de interação social. Com a pandemia, a exposição aumentou ainda mais, seja pelas aulas on-line ou para preencher o tempo ocioso. Esse tempo excessivo vem sendo motivo de preocupação entre pesquisadores e entidades, como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) que fez a publicação do manual: “Uso saudável de telas, tecnologias e mídias nas creches, berçários e escolas”.
“O uso excessivo de tecnologias e mídias por crianças aumenta o risco de obesidade e prejudica a visão, a qualidade do sono e o aprendizado. Também pode impedir o desenvolvimento adequado da coordenação motora fina, prejudicando a interação e comunicação social com os pares”, alerta a psicóloga especialista em neuropsicologia e em intervenção ABA (Análise do comportamento aplicada) no Transtorno espectro autista e deficiência intelectual, Julia Rocha Amaral Taranti.
Para reverter esse quadro e proporcionar um tempo maior em família, a coordenadora de marketing regional do Fort Atacadista, Rafaellen Duarte, recomenda a gastronomia como uma excelente alternativa. “Cozinhar, juntos, é uma ótima maneira para aproveitar a companhia dos filhos e fazê-los compreender a importância de gostar de alimentos variados e também saudáveis”.
A nutricionista do Fort Atacadista em Mato Grosso do Sul, Glaucia Stasiak, selecionou algumas receitas para se fazer com a participação das crianças. “Lembrando que caso eles ainda sejam muito pequenos, o adulto deverá ficar responsável pelas tarefas que requeiram o uso de objetos cortantes e o fogão, reduzindo o risco de acidentes”, alerta a nutricionista.
MINI PIZZA DE PÃO DE QUEIJO
Ingredientes:
·2 ovos;
·2 xícaras (chá) de queijo de minas padrão (meia cura) ralado;
·1/2 xícara (chá) de óleo;
·1 xícara (chá) de leite;
·250g de polvilho doce (aproximadamente);
·250g de polvilho azedo;
·Óleo para untar.
Recheio:
·2 colheres (sopa) de óleo;
·1 cebola picada;
·1 tomate picado;
·500g de salsicha em rodelas;
·2 xícaras (chá) de molho de tomate;
·300g de queijo muçarela ralado;
·Orégano para polvilhar.
Modo de preparo
Para o recheio, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite a cebola até murchar. Adicione o tomate, a salsicha e refogue por 3 minutos. Adicione o molho de tomate e cozinhe até ferver. Desligue e reserve. Para a massa, em uma tigela, misture os ovos, o queijo, o óleo e o leite. Acrescente os polvilhos, aos poucos, até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione mais polvilho doce. Divida a massa em bolinhas e abra com um rolo, formando disquinhos de 10cm. Coloque um ao lado do outro em uma fôrma grande untada, espalhe o refogado de salsicha sobre eles e cubra com a muçarela. Polvilhe com orégano e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até assar e dourar. Sirva.
MINI BOLO DE CENOURA COM CALDA DE CHOCOLATE
Ingredientes:
·3 cenouras picadas;
·3 ovos;
·1 xícara (chá) de óleo;
·1/3 de xícara (chá) de leite;
·2 xícaras (chá) de açúcar;
·3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
·1 colher (sopa) de fermento em pó;
·Óleo e farinha de trigo para untar;
·250g de chocolate meio amargo picado;
·1 caixa de creme de leite;
·Chocolate granulado a gosto.
Modo de preparo:
No liquidificador, bata a cenoura, os ovos, o óleo, o leite e o açúcar até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela, adicione a farinha e o fermento e misture com uma colher. Despeje a massa em forminhas de buraco no meio individuais untadas e enfarinhadas e coloque uma ao lado da outra em uma fôrma grande. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar levemente. Retire, deixe amornar e desenforme. Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria e misture com o creme de leite. Espalhe sobre os bolinhos, decore com chocolate granulado e sirva.
Veja também
Parceria entre Faesc, Senar e Banco do Brasil capacitará produtores na gestão rural27/Mai/202227/05/22há 2 anos Sexta-feira, 27 de Maio de 202227/05/2022 Levar informação, capacitação e treinamento são os objetivos do Circuito Agro BB – Gestão das Propriedades Rurais – que o Banco do Brasil e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), vinculado à FAESC, desenvolverão nos meses de junho a agosto em Santa......
Senar disponibiliza cartilha com tecnologia de realidade aumentada25/Mai/202225/05/22há 2 anos Quarta-feira, 25 de Maio de 202225/05/2022O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou o aplicativo de realidade aumentada para a cartilha “Agroindústria: boas práticas na fabricação e alimentos”. “O recurso de realidade......