Mais de seis mil pessoas prestigiaram do 2º Festival Gastronômico Milhos Crioulos
Com apoio do Sebrae/SC a iniciativa promove o desenvolvimento local sustentável
Ocorreu no último fim de semana o 2º Festival Gastronômico Milhos Crioulos de Anchieta, no Salão Paroquial, no centro do município (Foto: divulgação/Prefeitura).
Recheado de pratos típicos a base de milho como broa, bolos, pães, bolachas, pamonhas, tortilhas, empadas e muito mais, ocorreu no último fim de semana o 2º Festival Gastronômico Milhos Crioulos de Anchieta, no Salão Paroquial, no centro do município. A iniciativa foi da Administração Municipal e do Sebrae/SC, com apoio da Associação Anchietense de Turismo (Anchietur) e da Cooperativa da Agricultura (Cooper Anchieta).
Mais de seis mil pessoas passaram pelo evento, saboreando pratos típicos, produtos artesanais e shows culturais. O prefeito Ivan José Canci comemorou a participação da população e classificou a segunda edição como um sucesso. “Envolvemos entidades locais, restaurantes, Poder Público, empresas e produtores locais. Foi um fim de semana de muita integração e promoção do desenvolvimento local sustentável. Esse evento continuará a cada ano com mais inovação. O resultado tem sido muito bom e a parceria através da assessoria proporcionada pelo Sebrae/SC, elevará ainda mais esse trabalho, focando em aspectos de conservação, geração de renda e oportunidades de negócio no turismo”, comemorou.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, ressaltou o trabalho para desenvolver a temática do Festival de uma maneira mais intensa, a partir dos movimentos do Sebrae/SC junto a comunidade. “O evento tem o objetivo de disseminar e divulgar os diversos produtos que são derivados das sementes de milhos crioulos. Agradecemos a parceria com a Prefeitura Municipal, a Cooper Anchieta e o setor de turismo municipal. Além de executar o Programa Cidade Empreendedora no qual trabalhamos políticas públicas de desenvolvimento, praticamos questões vinculadas ao empreendedorismo”, pontuou.
Trennepohl explicou que o estudo de Indicação Geográfica (IG) promoveu o produto com padrão de qualidade. “Nos últimos dois anos, elaboramos um dossiê com toda a história, características do milho e o desenvolvimento que ocorreu na criação. Entregamos o documento neste ano ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para que ocorra o trâmite. Eles têm prazo de dois anos para retornar, reconhecendo, então, como denominação de origem e IG do milho crioulo o Milho Crioulo de Anchieta”, comemorou.
A conquista do IG será um marco importante para o oeste catarinense, pois só Anchieta terá no Brasil essa possibilidade de se dedicar as sementes do milho crioulo como base para desenvolver os produtos. “Seguimos a atuação do Sebrae/SC, incentivando empreendedores em novos negócios a partir de novas oportunidades e também de conquistar o mercado, justamente, para que o município agregue valor a esse ativo único e diferenciado”, finalizou.
MILHOS CRIOULOS Os milhos crioulos estão no território desde a década de 1950. A diversidade trazida foi conservada pelos usos dos sistemas agrícolas. Muitas das variedades se desenvolveram por meio de policultivo e consórcios, com a realização das trocas entre famílias da mesma comunidade ou de outros municípios. Isso contribui para ampliar e manter viva essa cultura alimentar. Essas sementes são sinônimo de alimentação saudável, manutenção da cultura agrícola e do cuidado com a vida.
Recheado de pratos típicos a base de milho como broa, bolos, pães, bolachas, pamonhas, tortilhas, empadas e muito mais (Foto: divulgação/Prefeitura).
Sebrae/SC promove palestra on-line sobre neurovendas28/Set/202028/09/20há 5 anos Segunda-feira, 28 de Setembro de 202028/09/2020Quais os critérios analisados pelo consumidor antes de efetivar uma compra? Que fatores motivam uma aquisição? Como preparar os profissionais de venda para corresponder aos anseios do cliente? De que maneira a empresa deve se posicionar......