Mais de R$ 21 milhões de possibilidades no Portal Social
Nelson Akimoto ressaltou a garantia da destinação correta dos recursos, que contribuirá para o desenvolvimento regional.
A engrenagem social é marcada por transformações de boas ideias implantadas por pessoas e entidades. Na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) encontramos, constantemente, mentes ávidas por movimentar e desenvolver a região. O Portal Social é um dos exemplos de atitudes que contribuem com a comunidade e podem ser concretizadas de uma forma simples. Hoje a possibilidade de destinação é de R$ 21 milhões na plataforma com 30 projetos cadastrados.
O ex-presidente da ACIC – gestão 2020/2022 – Nelson Eiji Akimoto, lançou o Portal Social como conexão entre causas sociais, que possuem projetos habilitados em captar recursos por meio de empresas ou por pessoas físicas que têm o potencial de fazer destinação por meio do Imposto de Renda.
“É inegável a importância dos recursos que permanecem na região por intermédio dos projetos encontrados no Portal Social,” menciona o empresário. “A destinação resultará na materialização de um número significativo em atendimentos que terão impactos positivos na vida da comunidade em diversos setores sociais, culturais, esportivos, de saúde, acolhimento à infância e adolescência e também para o bem-estar do idoso. Portanto, mantêm-se os recursos locais para beneficiar a região por meio de programas comunitários, sem precisar ir para Brasília para redistribuir de forma irrisória.”
Akimoto ressaltou a garantia da destinação correta dos recursos, que contribuirá para o desenvolvimento regional, envolvendo fiscalização, participação e gerando impactos positivos por meio de uma ação inteligente. “Participando dessa ação de ambos os lados, sinto-me muito feliz ao ver a conexão acontecer, embora também me sinta desafiado por saber que ainda temos um grande potencial a ser captado. Por isso, é crucial ampliarmos a divulgação e tornarmos acessível essa oportunidade a todas as empresas do Lucro Real, que podem destinar até 9% do imposto devido, e a todas as pessoas físicas que declaram Imposto de Renda." Outra vantagem, para as entidades que captam os recursos, é possibilitar que desempenhem seu propósito.
De acordo com a Receita Federal, Pessoas Físicas podem destinar até 6% do imposto devido ou 7%, se destinado a projetos esportivos, a partir de 2023. Se a destinação for feita diretamente na declaração, o limite é de até 3% do imposto para cada fundo (crianças e adolescentes, e idosos). Empresas podem destinar até 1% para cada fundo (crianças e adolescentes, e idosos), 2% para projetos esportivos e até 4% para projetos culturais ou audiovisuais (cinema). Só é possível destinar parte do imposto devido pelo preenchimento da declaração no modelo completo (deduções legais).
Em síntese, é necessário manifestar o desejo de destinar parte do Imposto de Renda para projetos, que estão no Portal Social da ACIC, para o contador. “Desafio todos que procurem mais informações para saber como pode contribuir com as causas sociais na cidade ou região, antes de enviar para ‘Brasília’. Acesse o site www.portalsocialacic.com.br para obter maiores informações ou converse com a sua empresa de contabilidade. Depois que fizer a destinação pela primeira vez, dirá: ‘Por que não fiz isso antes?’,” finalizou o empresário.
Veja também
CDL sugere novos horários de atendimento para este fim de ano 13/Dez/202313/12/23há 1 ano e 4 meses Quarta-feira, 13 de Dezembro de 202313/12/2023 A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) informa aos consumidores novos horários de atendimento Natalino. As sugestões já haviam sido divulgadas recentemente, mas tiveram alguns ajustes em razão das mudanças observadas no comportamento dos consumidores e ao levar em consideração recente pesquisa feita com os lojistas. De acordo com......