Postado em 14 de Maio de 2019 às 17h11

Mais de 100 lojas participam do Dia Livre de Impostos em Chapecó

Ação ocorre no dia 30 de maio

Em 2019 os brasileiros trabalharão cerca de 150 dias somente para pagar impostos. Em um ranking de 30 Países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto e o que pior gestão faz desse recurso. Apenas nos setores de Maquiagem e Eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente. Com o objetivo de manifestar a insatisfação dos brasileiros e levá-los a refletir sobre a elevada carga tributária, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promove, por meio da CDL Jovem, o Dia Livre de Impostos (DLI) em 30 de maio (quinta-feira). No município mais de 100 lojas comercializarão produtos sem a cobrança de impostos.
Os descontos serão de até 50% no valor do produto e ficam a critério de escolha dos proprietários das lojas. Supermercados, lojas de roupas, calçados, cosméticos, imobiliárias e restaurantes são alguns dos segmentos que participarão do DLI. O diretor-presidente da CDL Jovem Chapecó João Henrique Hoffmann destaca que os lojistas não serão isentos da cobrança desses impostos, ou seja, terão que pagar o valor que será repassado como desconto aos consumidores. “O que estamos contestando não é o pagamento, mas sim os abusos. Já verificamos que, em alguns casos, o preço do produto custaria metade do que é cobrado se não fossem os altos tributos pagos tanto pelo empresário e pelo consumidor”, observa.
As Farmácias São Rafael participam pelo segundo ano consecutivo do Dia Livre de Impostos e, de acordo com o diretor Rogerson Zanandréa, a experiência do ano passado gerou um fluxo grande de clientes e também de pessoas que não eram clientes e visitaram as lojas em decorrência da ação.
 “Aderimos novamente por acreditar no projeto. É uma maneira de protestar enquanto cidadão e empresário com relação à carga tributária que é muito elevada em nosso País. Enxergamos essa ação de maneira muito positiva: dessa forma a sociedade percebe quanto economizaria sem a alta cobrança de impostos. A economia que o consumidor terá no DLI varia de 12% a 27%, dependendo do produto”, antecipa o diretor. 
De acordo com a coordenadora do Dia Livre de Impostos pela CDL Jovem, Suzana Spohr, mais de 50 empresas aderiram ao projeto, demonstrando a preocupação dos empresários com a destinação correta do uso dos impostos. Suzana explica que os produtos e serviços comercializados sem a cobrança de impostos serão definidos pelos lojistas junto com a CDL a fim de oferecer ao consumidor uma grande ação que gere conscientização na comunidade. “Ao todo serão mais de 100 pontos espalhados pela cidade, pois muitos dos empresários que aderiram possuem mais do que uma loja em Chapecó”, explica.
 O presidente da CDL Chapecó Clóvis Afonso Spohr salienta que o comércio chapecoense abraçou a causa. “A intenção é oferecermos para a comunidade chapecoense o maior número de estabelecimentos comercializando produtos e/ou serviços sem a cobrança de impostos a fim de demonstrar a diferença no valor final de uma compra. Sabemos que a cobrança de tributos é algo necessário para manter o País, mas também é de conhecimento geral que esse valor deve ser revertido para a sociedade. Por isso, faremos a nossa parte e atuaremos em favor da comunidade e também dos lojistas que tanto sofrem com as pesadas cargas tributárias e muitas vezes não recebem o retorno esperado”, expõe. 
LOJAS PARTICIPANTES
As lojas que aderiram ao DLI são: Açaí Concept, Armeria, Atlas Incorporações, Badalotti Materiais de Construção, Brasão Supermercados, Casa do Construtor, Calçados Novo Hamburgo, Chapecó Store, Cauduro Corretora de Seguros, Certa Administradora e Corretora, Celeiro Supermercado, Celuppi Contabilidade e Consultoria, Dalu Modas, Dimencor Tintas e Revestimentos, Empório dos Bichos, Express Celulares, Farmácias São Rafael, Fascino Homeware, Ferragem Pampa, Ford Sperandio, Gráfica Pantone, Gemil Estofados, Luminus Materiais Elétricos, Macropampa, Matéria Prima Farmácia de Manipulação, Maqdima Ferramentas, Mr. Cat, Motocar, Multiniz, Multi Visão, North Hotel, O Boticário, Olímpia Frigeri, Ortobom, Óticas Diniz, Padaria Donana, Piana Magazzine, Piazza Tratores, Restaurante Kilo Grill, Santa Maria Imóveis, Saquetti Relojoaria, Seu Benedito, Supermercado Alberti, Supermercado Cristo Rei, Super Royal, Supermercados Moura, Sperandio Motors, Stilo Vip, Tigre Modas, TwoWeb Agência Digital e Hyunday Sperandio. 

Veja também

Simpósio da ACAV adiado para 202112/05/20 Foi bem recebida pelo mercado a decisão da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) de transferir para 2021 – no mesmo mês e local – a 13ª edição do Simpósio Técnico da ACAV que estava......
Revogação de benefícios fiscais impacta o cooperativismo16/07/19 Por LUIZ VICENTE SUZIN - Presidente da OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina) e do SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo)...

Voltar para (Blog)