Postado em 18 de Abril de 2022 às 14h30

Lifelong Learning como ferramenta profissional foi tema de Workshop do SESCOOP/SC

Traduzido para o português, lifelong learning significa algo como “aprendizado ao longo da vida ou para toda a vida”. Na prática, o lifelong learning pressupõe que nunca é cedo ou tarde demais para aprender algo novo. Nesse sentido, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) realizou, na última semana, o workshop on-line "Lifelong Learning (aprendizado para toda a vida), uma reflexão para a carreira profissional", cujo objetivo foi sensibilizar os participantes para o uso de estratégias de aprendizagem contínua.
A professora Cyndia Bressan, psicóloga, licenciada em psicologia, palestrante, escritora e mentora de executivos, conduziu a apresentação. "Como cada pessoa aprende"? Esta foi a reflexão inicial proposta por Cyndia. Segundo ela, cada indivíduo tem uma forma particular e diferenciada de aprendizado e esse é, justamente, o grande desafio do novo modelo de aprendizagem, que propõe várias reflexões diferenciadas. "Devemos refletir como aprender e lançar um novo olhar sobre a forma de aprender e ensinar", destacou.
Cyndia revelou “que o verdadeiro conhecimento é aquele que se coloca em prática e não o que se retém”. Ela afirma que o protagonismo ou autodirecionamento devem fazer parte da cultura de aprendizagem da empresa. “Fazer o colaborador acreditar na sua capacidade de conduzir sua própria trilha de autoaprendizagem, planejando metas, estruturando o método, tornando-os responsáveis pelo seu aprendizado. Quando a gente conhece nosso estilo de aprendizado conseguimos escaloná-lo", salientou.
Cyndia orientou sobre os três tipos de aprendizagem existentes, segundo a neurociência: visual, o auditivo e o sinestésico (em grupo). Para ela, experiências diversificadas de aprendizagem contribuem para a construção do conhecimento. "Tudo que aprendemos, internalizamos e fica registrado na nossa mente. Para a neurociência nunca esquecemos o que aprendemos", finalizou.
Texto: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESCA professora Cyndia Bressan, psicóloga, licenciada em psicologia, palestrante, escritora e mentora de executivos, conduziu a apresentação. "Como cada pessoa aprende"? Esta foi a reflexão inicial proposta por Cyndia. Segundo ela, cada indivíduo tem uma forma particular e diferenciada de aprendizado e esse é, justamente, o grande desafio do novo modelo de aprendizagem, que propõe várias reflexões diferenciadas. "Devemos refletir como aprender e lançar um novo olhar sobre a forma de aprender e ensinar", destacou.
 
Texto: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC 

Veja também

Investimento em inovação é debatido no evento do Startup SC em Chapecó08/03/22 O que os investidores esperam das empresas? Quais os diferentes estágios de investimento? Que metodologias podem ser utilizadas para captação de recursos para o desenvolvimento de um projeto? Como o empreendedor pode acelerar o......

Voltar para (Blog)