Lideranças do agronegócio catarinense se reúnem no Jantar do Agro durante a Efapi 2025
Promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó, o evento reuniu autoridades e empresários do setor em uma noite de homenagens, palestra técnica e confraternização.
Autoridades, produtores rurais e representantes das principais entidades do setor agropecuário de Santa Catarina participaram da terceira edição do Jantar do Agro. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
Autoridades, produtores rurais e representantes das principais entidades do setor agropecuário de Santa Catarina participaram, na noite de quinta-feira (16), da terceira edição do Jantar do Agro. O evento foi realizado no restaurante da Casa do Criador de Suíno, no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, dentro da programação da Efapi do Brasil 2025.
Promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó, a iniciativa contou com o apoio da FAESC, Senar, Campina Nutrição Animal, Cooperalfa, Sicredi, Sebrae/SC e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.
Entre as autoridades presentes estavam o vice-presidente de secretaria da FAESC, Enori Barbieri, e o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), Vanir Zanatta.
Durante a abertura do evento, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó e vice-presidente regional da FAESC, Luiz Carlos Travi, salientou a relevância do agronegócio para a economia brasileira e o papel das lideranças do setor. “O Jantar do Agro é uma iniciativa que reconhece o trabalho e a dedicação de quem faz o agro acontecer todos os dias. O setor representa mais de 29% do PIB nacional, gera empregos, leva alimentos à mesa das famílias e impulsiona o desenvolvimento sustentável do país.”
Travi também ressaltou a importância de homenagear produtores que se destacam pela atuação no campo. “Hoje celebramos não apenas conquistas, mas também o valor das pessoas, das parcerias e da inovação. Este encontro é um momento para renovar a confiança no setor, fortalecer laços e inspirar novas conquistas”, completou.
TRAJETÓRIAS RECONHECIDAS
Três lideranças com expressiva trajetória no setor foram homenageadas: o empresário rural Wilson Locatelli, o presidente do Sindicato Rural de Abelardo Luz, Fabrício Stefani, e a conselheira fiscal do Sindicato Rural de Chapecó, Terezinha Trombetta.
Com 84 anos, Wilson Locatelli foi reconhecido por sua contribuição à produção de grãos e pecuária no Oeste catarinense. Iniciou suas atividades em Cunha Porã nos anos 1970 e expandiu para diversos municípios da região. É casado com Neli Judith e tem três filhos e oito netos.
Fabrício Stefani, natural de Abelardo Luz, atua há mais de três décadas no agronegócio e no cooperativismo. À frente da Transportes e Comércio Stefani Ltda., tem presença marcante em projetos de desenvolvimento rural e agroindustrial. É engenheiro agrônomo formado pela Unoesc.
Terezinha de Marco Trombetta, empresária rural em Guatambu, assumiu a gestão da propriedade da família em 2015. É sócia do Sindicato Rural de Chapecó e atua na produção de grãos.
MÁRCIO PORT
Na estapa final da programação, o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, palestrou sobre os desafios enfrentados atualmente pelo agronegócio brasileiro e a importância da valorização do setor pela sociedade. “Vivemos um momento delicado, com impactos causados por estiagens, enchentes, queda nos preços e dificuldades na produtividade. Muitas vezes, o público urbano não percebe o quanto esses fatores interferem diretamente em suas vidas.”
Port defendeu o reconhecimento do agronegócio como parte essencial da identidade nacional. “O Brasil é agro. É fundamental que todos tenham orgulho do setor e o reconheçam como uma bandeira de desenvolvimento econômico e social”, enfatizou.
Durante a apresentação, ele também traçou um panorama da história do cooperativismo financeiro, citando as origens do Sicredi em 1902, no Rio Grande do Sul. O movimento começou com imigrantes alemães que, sem acesso a crédito, criaram as primeiras cooperativas, inspirados por um padre jesuíta que conhecia a força do cooperativismo europeu. “Dessa iniciativa surgiram diversas cooperativas no Sul do país, algumas delas com mais de cem anos de história”, relatou.
Veja também
Guarujá do Sul impulsiona pequenos negócios22/Mar/202222/03/22há 3 anos Terça-feira, 22 de Março de 202222/03/2022Administração Municipal lança Programa Cidade Empreendedora e inaugura Sala do Empreendedor ...
Sicredi anuncia o lançamento do Pix Recorrente15/Dez/202215/12/22há 2 anos Quinta-feira, 15 de Dezembro de 202215/12/2022Solução permite aos associados cadastrar pagamentos mensais....
Sistema Faesc/Senar participa do Dia da Família na Escola05/Abr/201905/04/19há 6 anos Sexta-feira, 05 de Abril de 201905/04/2019O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) participa neste fim de semana do Dia da Família na Escola,......