Lançamento do Programa Aceleração Regional marca aniversário de 39 anos da Sicredi Região da Produção
A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG está comemorando nesta sexta-feira, 29 de julho, seu 39º aniversário. Para celebrar a data, a cooperativa lançou o Programa Aceleração Regional, realizado por meio de parceria entre a cooperativa e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a fim de incentivar o desenvolvimento local.
Reunidas no CTG Porteira da Querência em Sarandi (RS), autoridades e lideranças regionais assistiram à apresentação do projeto e aos principais dados coletados na primeira fase do estudo. A explanação ficou a cargo do professor da UFSM, Nilson Luiz Costa. Na ocasião, ainda houve o compartilhamento de determinadas ações e práticas-modelo que já estão sendo construídas em municípios participantes, como o de Constantina.
O programa visa fomentar o desenvolvimento coletivo local e regional, estimulando discussões com lideranças sobre desafios, oportunidades e potencialidades presentes na região. A primeira etapa já foi desenvolvida, e consistiu na aplicação de uma pesquisa científica que resultou em um completo diagnóstico econômico, social e ambiental dos municípios, além de, consequentemente, um banco de dados rico para a execução das fases consecutivas. O estudo foi feito pela Sicredi Região da Produção RS/SC/MG e uma equipe técnica de professores da UFSM.
O presidente da Sicredi Região da Produção, Saul João Rovadoscki, destaca que cooperativa preza pelo desenvolvimento dos municípios e, por isso, tem muitas ações da porta para fora. “Apoiar e promover o desenvolvimento dos municípios da nossa região é um das nossas principais missões enquanto cooperativa. Os diagnósticos elaborados nos municípios contribuirão muito para isso, pois formam uma base rica de dados que poderão ser utilizados na construção de estratégias e direcionamentos para alavancar o desenvolvimento regional”, enfatizou.
SICREDI 39 ANOS
Denominada “Cooperativa de Crédito Rural Sarandi – Credisal”, a instituição financeirafoi fundada por 26 produtores rurais em julho de 1983, no município de Sarandi (RS).Hoje, são 28 agências nos três Estados de atuação e uma carteira de mais de 70 mil associados. A cooperativa oferece mais de 300 soluções financeiras de um jeito simples e próximo para os associados pessoa física, jurídica e para o agronegócio.
Veja também
Novo decreto sobre incentivos traz segurança ao setor produtivo, avalia FIESC26/Jul/201926/07/19há 6 anos Sexta-feira, 26 de Julho de 201926/07/2019Medida assegura manutenção das condições tributárias atuais a setores que não foram incluídos nos projetos aprovados pela Alesc antes do recesso, evitando prejuízos à produção catarinense enquanto os deputados avaliarem o novo projeto que será enviado pelo Governo do Estado para validar os incentivos a esses segmentos...
Plano estratégico aponta ações para o desenvolvimento econômico de Abelardo Luz até 203019/Dez/201919/12/19há 5 anos Quinta-feira, 19 de Dezembro de 201919/12/2019O município de Abelardo Luz, no Oeste catarinense recebeu oficialmente o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico (PEDEM) até 2030. O ato aconteceu nesta semana durante solenidade no Centro Comunitário da Igreja Matriz......