Postado em 22 de Setembro de 2023 às 17h50

Jucesc realiza conversa com contadores de Chapecó

Um dos destaques foi a apresentação do Programa Simplifica SC, além do esclarecimento de dúvidas sobre os processos da instituição

    Apresentar o Programa Simplifica SC, conversar e esclarecer dúvidas de profissionais da contabilidade. Esses foram objetivos do encontro da Junta Comercial do Estado (Jucesc) com os contadores de Chapecó em evento promovido nesta semana em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) e com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina (Sescon/SC). Os contadores puderam conhecer melhor o funcionamento da Junta Comercial a partir da perspectiva do usuário e também sugerir melhorias.
                O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, explicou que o Simplifica SC busca integrar os municípios ao sistema do Estado para reduzir a burocracia e o tempo para abertura de uma empresa. Na prática, será uma maneira em que a pessoa que deseja criar uma empresa poderá consultar informações sobre a viabilidade de nome e local, diminuindo o tempo de abertura.  
                Para o presidente da Jucesc, o Programa Simplifica SC é um marco. “Com ele, vamos conseguir diminuir o tempo médio da abertura de empresas de 1.740 minutos, em torno de um dia e meio, para 40 minutos”, destacou, ao acrescentar que o projeto nasceu com o Fórum Simplifica. “O primeiro e principal objetivo é simplificar o processo de viabilidade nos municípios. Em três municípios está funcionando em projeto piloto e a média de tempo para o processo de viabilidade nesses locais realmente reduziu para 40 minutos”, relatou. O projeto piloto acontece em Pinhalzinho, Rio do Sul e Florianópolis. Na segunda etapa a intenção é envolver o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e as prefeituras.
                O projeto foi apresentado nas entidades envolvidas: a Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina (Sescon/SC) e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam). “É um projeto que está hospedado na Junta Comercial, mas que é desenvolvido por todos os atores e feito a muitas mãos”, salientou Baldissera.
                O presidente do Sindicont, Carmo Alex Röhrig, enfatizou que essa aproximação com a Jucesc é importante para alinhar processos. “Os contadores diariamente necessitam acessar os sistemas e conversas como essa são fundamentais para esclarecer dúvidas, conhecer melhor os projetos e ações que são desenvolvidos e trocar informações com colegas. O contador é o elo entre o empresário e o governo e essa aproximação é muito importante, assim como a cooperação que temos com a Prefeitura de Chapecó”, sublinhou.
                Também estiveram presentes o diretor de Registro Mercantil da Jucesc, Diego Luiz Amorim, o gerente do Simplifica Chapecó, Luiz Carlos Balsan, e o diretor regional do Sescon/SC, Cristiano Biff.
                Os participantes entregaram, na inscrição, kits de higiene e limpeza que serão doados para uma entidade beneficente de Chapecó.

    Veja também

    Antibióticos: controle é fundamental para evitar uso inadequado20/05/19 Sabe-se que o uso inadequado de antibióticos permite que as bactérias desenvolvam resistência a essas drogas, dificultando e encarecendo o tratamento de infecções. Como os antibióticos são bastante usados na......

    Voltar para (Blog)