Postado em 11 de Março às 15h32

Jovens empresários promovem palestras em escolas estaduais de Chapecó

Núcleo de Jovens Empresários da ACIC, durante esta semana, estão compartilhando as trajetórias de empreendedorismo com estudantes e estimulando novas histórias

Jovens empresários relatam a rotina de trabalho para os estudantes das escolas estaduais.

"Uma única pessoa agindo como exemplo pode inspirar e criar um efeito dominó de responsabilidade," explicou o diretor de empreendedorismo Robert Otto sobre as mais de 20 turmas visitadas, 17 nucleados participantes nas palestras promovidas pelo Núcleo de Jovem Empresários da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), na última semana.
As ações são realizadas em conjunto com o programa Catarinense Técnico (CaTec) que tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos técnicos para estudantes da Rede Estadual de Ensino, possibilitando que os estudantes encerrem o ensino médio com o diploma de conclusão e uma certificação técnica.  De acordo com Otto, o desafio é engajar os jovens nos cursos, validar a demanda do mercado e despertar o interesse por cada área.
“Em conversa com os alunos podemos explicar em detalhes cada curso, como é o dia a dia das profissões, as áreas de atuação e as excelentes perspectivas de emprego. Também podemos tirar dúvidas e mostrar como os cursos técnicos serão um investimento valioso para o futuro deles, ajudando-os a sair na frente no mercado de trabalho,” salientou o diretor.
Para o associado e nucleado do Núcleo de Jovens Empresários, corretor de imóveis, Joel Carniel que participou da atividade, o empreendedorismo é um tema que precisa estar cada vez mais nas escolas. “Levamos algo novo para eles, falamos sobre vendas, gestão, contabilidade, sobre a rotina do empreendedor. Muitos alunos têm curiosidade de querer saber mais. Se fosse uma matéria, seria muito importante, uma vitória se conseguíssemos.”
São jovens de 16 a 17 anos começando a considerar o futuro, muitos ainda não têm consciência da responsabilidade iminente. “Mesmo que tenha sido breve, despertamos o interesse de muitos que vieram pedir mais informações. Houve um fascínio por parte deles sobre as oportunidades de fazer um curso técnico, mesmo que não seja na área dos seus sonhos. Nessa idade, abraçar as oportunidades pode ser a chave para o sucesso, já que nem sempre temos uma noção clara do que realmente queremos,” complementou Carniel.
A associada da ACIC e vice-coordenadora do Núcleo de Jovens Empresários, arquiteta, Janine Stefanello, que também palestrou nas escolas, apontou que foi recompensador e gratificante deixar por momentos a rotina do trabalho para se dedicar voluntariamente a um projeto como este. “Primeiro, ver os nucleados engajados por uma causa tão importante e, segundo, por ver os jovens como eles nos dar a certeza de que há um futuro lindo, que a Chapecó está muito bem preparada, porque teremos futuros trabalhadores, pessoas no mercado de trabalho maravilhosas. Os estudantes ouvem com atenção, fazem perguntas.”  Janine ainda frisou com otimismo o empenho da ACIC, diretores, associados e nucleados, assim como das escolas, que afetará positivamente a sociedade.
De acordo com o integrador regional de educação, Olivandro Juliano Marina, as devolutivas das escolas por parte dos gestores, professores e alunos, são extremamente positivas. "As palestras que tem agradado aos estudantes, é praticamente novidade esse tipo de ação nesta abrangência, passando por praticamente 15 escolas. Os participantes estão apreciando significativamente as palestras dos profissionais que visitam as escolas."
A estudante A.H., de 16 anos, da E.E.B. Bom Pastor, destacou que a palestra ofereceu uma nova perspectiva do que é o mercado de trabalho. “Pensamos no futuro de uma forma diferente de como ouvimos as experiências deles no mercado de trabalho. A palestra me inspirou a pensar no futuro em relação à profissão que desejo. Analisarmos em relação ao hobby, carreiras, público-alvo que queremos atingir. Refletimos muitos assuntos.”
Os cursos ofertados, de forma gratuita, nas escolas participantes do programa em Chapecó são: técnico em RH; técnico em Administração; técnico em Logística; técnico em Vendas; técnico em Marketing e técnico em contabilidade.
As escolas E.E.B. Antônio Morandini. E.E.B. Bom Pastor, E.E.B. Coronel Ernesto Bertaso, E.E.B. Druziana Sartori, E.E.B. Geni Comel, E.E.B. Irene Stonoga, E.E.B. Lara Ribas, E.E.B. Professora Lourdes Angela Sarturi Lago, E.E.B. Marechal Bormann, E.E.B. Nelson Horostecki, E.E.B. Valesca Carmem Parizotto, E.E.B. Pedro Maciel, E.E.B.  Zelia Scharf, E.E.B. Zitta Flach, CEDUP e E.E.B. São Francisco receberam os jovens empresários especializados nos setores, associados da ACIC, para estimular os estudantes a participarem dos cursos e inspirar novas histórias para o mercado de trabalho.

O projeto abre espaço para o diálogo sobre empreendedorismo.

Palestras estimulam jovens a participarem de cursos técnicos.

Veja também

Voltar para (Blog)