Janeiro inicia com 18 cursos gratuitos do Senar/SC no oeste
Capacitações atendem medidas preventivas e beneficiam produtores rurais em nove municípios
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferta em janeiro 18 cursos em nove municípios do oeste catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 125 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão normativas determinadas pelos órgãos de saúde de prevenção e combate ao novo coronavírus.
São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No oeste, o destaque é para treinamentos sobre Confeitaria, Derivados de Leite,Produção Caseira de Massas para Congelamento, Bordado com Patchcolagem e Jardineiro.
Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a qualificação é um diferencial na vida dos produtores e possibilita o aumento de produção e renda em todo o Estado. “O Senar promove treinamentos todos os meses em todas as regiões catarinenses. É uma forma de o produtor buscar conhecimento, investir na propriedade e contribuir para o desenvolvimento local”.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, as qualificações fortalecem a cadeia produtiva catarinense. “Nossa proposta é oportunizar aos trabalhadores do campo o aumento da produtividade e da rentabilidade, benefícios que impactam em todo o setor. Neste período de pandemia, estamos com a oferta de cursos reduzida e seguindo critérios que garantam a segurança e a saúde dos produtores”.
Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.
PROGRAMAÇÃO PARA JANEIRO NO OESTE:
Evento
Município
Data
Confeitaria
ABELARDO LUZ
14 e 15
Tratores e Implementos Agrícolas - Operação e Manutenção
ABELARDO LUZ
28/1 a 1/2
Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos
CHAPECÓ
26 e 27
Produção Caseira de Pães e Biscoitos
FAXINAL DOS GUEDES
28 a 20
Cultivo de Plantas Medicinais
FAXINAL DOS GUEDES
25 e 26
Derivados de Leite
FAXINAL DOS GUEDES
25 e 26
Produção Caseira de Massas para Congelamento
QUILOMBO
20 e 21
Processamento de Carne de Frango
QUILOMBO
27 e 28
Aproveitamento integral de alimentos
QUILOMBO
28 e 29
Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos
SEARA
13 e 14
Produção Caseira de Pães e Biscoitos
XAVANTINA
13 a 15
Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos
XANXERÊ
11 e 12
Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos
BOM JESUS
18 e 19
Bordado com Patchcolagem
XANXERÊ
20 a 22
Jardineiro
IPUAÇU
20 e 21
Processamento de Carne de Frango
XANXERÊ
21 e 22
Inseminação Artificial em Bovinos
XANXERÊ
25 a 28
Cultivo de Plantas Medicinais
XANXERÊ
27 e 28
Veja também
Sindicont promove curso de reciclagem para analistas fiscais17/Jul/201917/07/19há 5 anos Quarta-feira, 17 de Julho de 201917/07/2019Revisar e Atualizar as legislações que impactam no dia-a-dia das empresas (ICMS, ICMS-ST, IPI, ISS, PIS e Cofins), inclusive tributos retidos na prestação de serviços (IRRF, PIS, COF, CSLL e INSS), bem como despertar nos participantes a análise crítica em relação aos temas propostos. Esse é o objetivo do curso “Reciclagem para analistas......