Itapiranga avança no desenvolvimento com apoio do Sebrae/SC
Administração Municipal renova parceria para execução do programa Cidade Empreendedora
Prestigiaram o evento aproximadamente 70 pessoas, entre lideranças do município, servidores municipais, produtores rurais, representantes de entidades e a comunidade (Foto: divulgação).
Para avançar é necessário planejamento estratégico, ações articuladas e complementares, investimentos assertivos e busca por resultados mensuráveis. Com essa visão a Administração Municipal de Itapiranga, no extremo-oeste, renovou a parceria com o Sebrae/SC para realização de um novo ciclo do programa Cidade Empreendedora, período 2023/2024. Essa iniciativa busca contribuir para fomentar o empreendedorismo, simplificar processos administrativos, criar um ambiente favorável aos negócios e dinamizar a economia local.
O lançamento do programa, com apresentação das soluções contratadas, foi realizado recentemente no auditório da Associação dos Empresários de Itapiranga (ASSEMIT). Prestigiaram o evento aproximadamente 70 pessoas, entre lideranças do município, servidores municipais, produtores rurais, representantes de entidades e a comunidade em geral. Na sequência ocorreu a palestra “Impactos positivos do turismo para o desenvolvimento econômico”, com a consultora credenciada ao Sebrae/SC, jornalista e mestranda em Turismo Sílvia Nowalski.
De acordo com o secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo, Alexandre Siqueira, três fatores foram primordiais para renovar a parceria com o Sebrae/SC. “A intenção é aprimorar a gestão pública com a otimização dos serviços oferecidos aos munícipes, manter a qualidade da Sala do Empreendedor que já realiza uma média de 500 a 600 atendimentos por mês e aprimorar as estratégias voltadas a fomentar o turismo, como a elaboração de rotas do agroturismo e a valorização gastronômica”, comentou.
As expectativas para esses dois anos, segundo Siqueira, são de promover uma melhoria contínua, com mais agilidade no atendimento às demandas dos empreendedores e de aproximar a Sala do Empreendedor da comunidade. “Pretendemos aproveitar o Dia D, realizado no segundo fim de semana de cada mês, para movimentar ainda mais o comércio, incentivar a oferta de pratos típicos nos restaurantes, ampliar as apresentações culturais e divulgar os serviços prestados pela Sala do Empreendedor, principalmente, das capacitações gratuitas”, antecipou.
Para o turismo a intenção do Poder Público é direcionar novos empreendimentos, a profissionalização no atendimento aos visitantes e na promoção dos atrativos já consolidados. “Pretendemos atrair turistas em um raio de até 250 quilômetros de abrangência, para que venham conhecer nossas tradições e atrações que valorizam a trajetória de nossos antepassados e da cultura germânica”, comentou Siqueira.
O vice-prefeito Nilo Bourscheidt destacou a importância da Administração Municipal disponibilizar apoio técnico, suporte burocrático e informações aos empreendedores locais ou investidores que desejam fomentar o turismo como uma nova vertente econômica. “Esse trabalho já realizado há alguns anos e observamos resultados favoráveis, na qualificação do atendimento aos visitantes, no aumento de atrativos turísticos e também no incremento do fluxo de turistas. Por isso, precisamos continuar investindo em infraestrutura adequada e em novos projetos para o setor”, avaliou.
Veja também
Debates sobre qualidade da água, bem-estar e saúde intestinal encerram programação do 22º SBSA07/Abr/202207/04/22há 3 anos Quinta-feira, 07 de Abril de 202207/04/2022 O debate sobre disponibilidade de água para a produção agropecuária não é recente, mas continua extremamente relevante. O tema foi explanado na palestra sobre “Qualidade de água: sustentabilidade x crise hídrica” pelo engenheiro agrônomo Antônio Mário......
Epagri oferece curso de capacitação em maricultura para pessoas em situação de rua14/Out/201914/10/19há 6 anos Segunda-feira, 14 de Outubro de 201914/10/2019De 14 a 18 de outubro a Epagri vai capacitar 15 moradores de rua de Florianópolis em maricultura. O objetivo é gerar oportunidade de trabalho para pessoas que enfrentam dificuldades de se inserir no mercado. As aulas serão oferecidas na......