Inteligência Artificial em pauta: Magno Maciel abre a 1ª Semana Municipal de Inovação e Empreendedorismo
1ª Semana Municipal de Inovação e Empreendedorismo inicia em Chapecó. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)
A abertura da 1ª Semana Municipal de Inovação e Empreendedorismo de Chapecó foi marcada pela palestra provocadora de Magno Maciel, pesquisador com passagem pela OpenAI (organização responsável pela criação do ChatGPT). Intitulada “Inteligência Artificial como tecnologia estrutural: o alicerce do futuro”, a palestra atraiu mais de 500 participantes na noite desta segunda-feira (04), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. A iniciativa integra o programa Chapecó Inovadora e é promovida pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, com correalização do Sebrae/SC.
Magno trouxe à tona uma série de reflexões sobre como a Inteligência Artificial (IA) está alterando a lógica da produtividade, da educação, do trabalho e da própria sociedade. Segundo ele, a IA deve ser entendida como uma ferramenta de ampliação cognitiva e criativa, e não uma substituição da ação humana.
“A IA não substitui todas as atividades, mas algumas funções operacionais e repetitivas serão naturalmente automatizadas. Isso já aconteceu na história com outras tecnologias e vai acontecer de novo”, afirmou Maciel.
O palestrante comparou a Inteligência Artificial a um “carro esportivo que muita gente ainda dirige em primeira marcha”. Segundo ele, há um uso ainda superficial das ferramentas disponíveis e um enorme potencial inexplorado por empresas e profissionais.
“É comum vermos a IA sendo usada para revisar textos, criar contratos ou automatizar tarefas simples. Mas ela pode muito mais. Pode ser um parceiro criativo, estratégico, intelectual. O segredo está em aprender a explorar sua profundidade”, explicou.
Magno enfatizou a necessidade de capacitação contínua como forma de não apenas acompanhar a evolução tecnológica, mas liderá-la. E esse é justamente o papel que o Sebrae/SC tem desempenhado na região, ao oferecer oficinas, trilhas de conhecimento e fomentar o uso responsável e estratégico da IA nos pequenos negócios.
IA COMO ALIADA DOS EMPREENDEDORES
Ao falar diretamente ao público empreendedor, o pesquisador destacou que a IA já é uma tendência do presente, não do futuro. E que empresas que adotam a tecnologia corretamente conseguem amplificar suas equipes, reduzir custos e explorar novos mercados.
“Hoje vemos analistas financeiros que aprendem a criar artes visuais com IA, designers que produzem código. A inteligência artificial não substitui profissionais, ela multiplica suas habilidades. Esse é o salto que precisamos dar”, pontuou.
Ele ainda elogiou a iniciativa do Sebrae/SC ao estimular esse debate de forma ampla e acessível. “É fundamental democratizar o acesso à informação e às ferramentas. A instituição está sendo estratégico ao incluir a IA em sua agenda de capacitações”, concluiu.
SEMANA DA INOVAÇÃO
O Sebrae/SC lidera frentes importantes de formação, estímulo ao empreendedorismo feminino, promoção de tecnologias emergentes e conexão entre atores públicos e privados. “O nosso papel enquanto instituição é olhar para Chapecó, perceber o que está acontecendo e trazer essas oportunidades. Que os nossos empreendedores, alunos e entidades possam desfrutar do que a gente tem de melhor”, enfatizou a gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Marieli Aline Musskopf, durante a cerimônia de abertura.
No evento o Sebrae/SC oferta oficinas práticas, como a trilha Chapecó.IA, uma imersão em Inteligência Artificial para negócios e no suporte a iniciativas de impacto social, como o programa Chapecó com Elas, voltado exclusivamente ao fortalecimento do empreendedorismo feminino.
Segundo Marieli, a construção conjunta com a Prefeitura de Chapecó tem como base programas consolidados como o Cidade Empreendedora e o Sebrae Delas, que fomentam inovação, diversidade e desenvolvimento local. “Com o apoio da Prefeitura e a participação ativa das instituições, estamos gerando impacto real para todos os empreendedores da região”, frisou.
CHAPECÓ INOVADORA
O vice-prefeito de Chapecó, Valmor Scolari, reforçou que o evento é parte de uma política pública permanente. “Essa é a primeira de muitas semanas. Vamos transformar esse encontro em uma política oficial de governo. Já vemos resultados com mais de R$ 15 milhões em faturamento gerados por startups e negócios inovadores locais”.
Scolari também destacou o papel do associativismo como marca da cidade e elogiou a cooperação entre instituições como a Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviços de Chapecó (ACIC), universidades, o Sebrae/SC e lideranças regionais. “Chapecó é terra do cooperativismo. Tudo que se faz junto, dá certo”, declarou.
OFICINAS, PAINÉIS E EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS
A programação da Semana Municipal de Inovação e Empreendedorismo segue até sexta-feira (8), com uma agenda descentralizada que inclui visitas técnicas a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs), oficinas sobre modelagem de negócios, compras públicas, marketing com IA, e networking voltado a mulheres empreendedoras. Todas as atividades são gratuitas, com inscrições abertas ao público. SOBRE O SEBRAE O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Parceiros e apoiadores participaram da abertura. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)
A iniciativa integra o programa Chapecó Inovadora. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)
Gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Marieli Aline Musskopf. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)
Vice-prefeito de Chapecó, Valmor Scolari. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)
Magno Maciel, pesquisador com passagem pela OpenAI. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)
Veja também
Biossegurança e vacinação são medidas importantes de prevenção e controle de laringotraqueíte08/Abr/202108/04/21há 4 anos Quinta-feira, 08 de Abril de 202108/04/2021 A laringotraqueíte infecciosa (ILT) é uma doença infecciosa do trato respiratório que afeta principalmente galinhas. Este tema de grande relevância encerrou a programação de quarta-feira (7) do 21° Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA), promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e......
Os ingredientes da resistência22/Jul22/07há 29 dias Terça-feira, 22 de Julho de 202522/07/2025Especialista norte-americano explica no Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS), como minerais e enzimas tornam-se aliados da imunidade dos rebanhos...