Postado em 29 de Julho de 2020 às 19h19

Inscrições para o programa CNA Jovem do Senar encerram nesta sexta

Participantes devem ter entre 22 e 30 anos, com formação técnica ou superior e vínculo com o setor rural

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) encerra nesta sexta (31/7) as inscrições para a quarta edição do CNA Jovem, programa gratuito de desenvolvimento de novas lideranças para o agro. O objetivo é preparar novos líderes para enfrentar desafios e inovar na agropecuária brasileira em cinco áreas: institucional, sindical, político-partidária, empresarial e educacional.
Para se inscrever os participantes devem ter entre 22 e 30 anos, formação técnica ou superior completa e possuir algum vínculo com o setor agropecuário, como ser filho de produtor rural, atuar no meio rural ou possuir formação na área de Ciências Agrárias.
No ano passado, quatro jovens de Santa Catarina participaram da etapa nacional da terceira edição do programa, com destaque para a engenheira agrônoma Carine Babick, de Itapiranga, que foi a grande vencedora e trouxe o prêmio pela primeira vez ao Estado. Depois de quatro meses de atividades intensas, quatro encontros presenciais e o debate com 61 candidatos de 21 Estados, Carine foi três vezes campeã: como líder de grupo, melhor projeto em equipe e individual. Como prêmio, ela e os outros dois ganhadores do programa viajaram com tudo pago ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA), para conhecer startups e empresas globais de tecnologia.
“Foi uma emoção muito grande ser a primeira catarinense a vencer o programa, me relacionar com pessoas do Brasil inteiro e conhecer os Estados Unidos. O programa é uma grande formação pessoal, que desenvolve nosso espírito de liderança e nos faz atuar e nos perceber líderes locais, regionais e até nacionais”, conta Carine, que tem 27 anos e, além de agrônoma, é produtora de leite e de suínos e atua como diretora de Turismo de Itapiranga.
“O programa também fez com que eu me percebesse empreendedora, aumentou o autoconhecimento, rede de contatos, comunicação e a atuação. Quem puder, não deve perder essa grande oportunidade”, sublinha.
Além de Carine, outros três jovens representaram o Sistema FAESC/SENAR e os Sindicatos Rurais de Santa Catarina na etapa nacional: Bruno Zanete Nesi (São Joaquim), Fernando Schneider (Guaraciaba) e Lucas Verona (Água Doce).
NOVOS LÍDERES
De acordo com a coordenadora estadual do programa, Francine Iagher, os quatro catarinenses foram selecionados na etapa estadual do CNA Jovem em 2018, que contou com a participação de 21 inscritos de todas as regiões do Estado. Segundo ela, o programa é uma iniciativa estratégica que fomenta a liderança empreendedora e desafia a juventude a alcançar maior protagonismo no setor.
“Ao longo de etapas, que serão virtuais e presenciais, serão discutidos diversos conteúdos necessários para o desenvolvimento do líder, realizadas inúmeras atividades, palestras, oficinas, debates, webinars e experiências vivenciais com a finalidade de que cada jovem possa refletir e trabalhar as competências de liderança que necessita desenvolver”, explica Francine.
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que o programa desperta os jovens para a liderança e os prepara para exercê-la dentro do agronegócio.
“O CNA Jovem antecipa a formação de líderes potenciais da agropecuária, ajudando-os a projetar o percurso em sintonia com seu propósito de vida, com os grandes desafios do nosso setor e com um conjunto de ferramentas indispensáveis ao ofício de líder no mundo contemporâneo. Pessoas assim saberão, facilmente, identificar as habilidades que ainda precisam desenvolver e buscar o melhor caminho para isso. O resultado são lideranças preparadas e fortes atuando no setor”.
Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, o programa contribui para impulsionar a carreira de jovens com potencial para liderar a transformação do Brasil. “O resultado da implementação das iniciativas e do desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens será a melhoria do setor como um todo. Teremos mais lideranças atuando no fomento do agro brasileiro”, ressalta.
Para se inscrever e obter mais informações, acesse o edital em: cnajovem.org.br.

Veja também

Programa do BNDES permite financiar até R$ 70 milhões para micro, pequenas e médias26/06/20 Em reunião virtual realizada pela FIESC, indústrias conheceram detalhes da linha de crédito oferecida pelo BNDES para minimizar impactos econômicos causados pela pandemia; encontro abordou ainda a medida provisória 975, que cria o Programa Emergencial de Acesso a Crédito...
2021 encerra com retomada de crescimento no comércio chapecoense23/12/21 Assim como o País e o mundo, Chapecó viveu grandes desafios nos últimos dois anos em função da pandemia da Covid-19. Felizmente, 2021 chegou ao fim com prevalência de retomada de crescimento, segundo a Câmara de......

Voltar para (Blog)