Postado em 21 de Fevereiro de 2020 às 17h02

Inovações contribuem para cadeias produtivas no oeste de SC

Sebrae/SC apresenta projetos voltados ao desenvolvimento sustentável de pequenos negócios no Tecnoeste 2020 

Aumento da produtividade, expansão de área plantada e recuperada, aprimoramento nos processos produtivos e, consequentemente, incremento de renda com a inserção de outras atividades econômicas e melhoria na produção, na qualidade de vida e no ambiente familiar. Esses são alguns dos resultados apresentados pelo Sebrae/SC, nesta semana, durante o Tecnoeste 2020, em Concórdia.
No evento, os destaques no Espaço Sebrae/SC foram o projeto “Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos: suínos, aves e leite” e do Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (SebraeTec) nas áreas de erva-mate e vitivinicultura. O objetivo foi transmitir conhecimentos aos empresários rurais, apresentar novas técnicas para o processo produtivo, seja no aumento da produtividade ou na redução de custos.
“Vários visitantes aproveitaram para esclarecer dúvidas e também conhecer as ações desenvolvidas. No Encadeamento Produtivo, por exemplo, apresentamos os cursos ‘De Olho na Qualidade’ e ‘Qualidade Total Rutal’ com painéis comparativos de indicadores econômicos do aumento da produtividade, do incremento da receita bruta e da redução de custos da propriedade”, relatou o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Airton Ramthum.
Na área da vitivinicultura foram expostos os resultados obtidos na região, com o assessoramento de aproximadamente 80 produtores de uva e de vinho de sete municípios. “Nosso trabalho consiste em prestar o suporte tecnológico na propriedade de maneira individualizada para resolver problemas da produção, do plantio, do manejo, de tratamentos fitossanitários e do ponto da colheita. Além disso, na vinificação os produtores são orientados desde do preparo da cantina, adequação e higienização dos equipamentos e do processo de produção do vinho”, destacou consultor credenciado ao Sebrae/SC, enólogo Fábio Ricardo Ecco.
Em Xanxerê, Paial e Concórdia os projetos na área da vitivinicultura são desenvolvidos desde 2017. Em Paial a área de uva plantada no início era de 9,5 hectares com produção de 45 mil quilos/ano e com o desenvolvimento das ações ocorreu a recuperação de aproximadamente 13 hectares, o que resultou no crescimento da produção que obteve no ano passado 70 mil quilos/ano. A produção de vinho, também aumentou significativamente. Em Xanxerê foram acompanhados 12 produtores que tinham, em 2017, uma produção média de 46 mil litros de vinho/ano e, em 2019, obtiveram 55 mil litros/ano, sendo a produção de quatro vinícolas.
Na área da erva-mate o trabalho consistiu no diagnóstico da propriedade, na recuperação do solo (a partir de análises oficiais), na recuperação da planta (poda, desbaste, renova e rebaixamento), na condução da colheita e na inserção de boas práticas de colheita. No município de Concórdia foram atendidos 122 produtores pelo SebraeTec no período de 2015 a 2019, o que contribuiu para o aumento da média de massa verde colhida de 4,8 toneladas/hectare/ano para 6,68 toneladas/hectares/ano. “Isso representa um grande salto, considerando que essa cultura é de longo prazo e necessita de um tempo maior para obter resultados nas áreas em recuperação. Mesmo assim observamos que o trabalho está surtindo efeito, está sendo bem aceito pelos produtores e apresentando bons resultados tanto de produtividade quanto no acréscimo da lucratividade”, argumentou o consultor credenciado ao Sebrae/SC Antonio Zanovelo.
Na área da erva-mate são atendidos anualmente de 50 a 70 produtores na região. Nos municípios de Xanxerê, Vargeão, Lindóia do Sul, Passos Maia e Arabutã, no período de 2015 a 2019, os resultados refletem em 531 hectares de recuperação da cultura (áreas que produziam pouco e que gradativamente está melhorando).

Veja também

Voltar para (Blog)