Postado em 01 de Dezembro de 2022 às 08h24

Inovação aliada à gestão no sucesso dos micro e pequenos negócios

Município de Pinhalzinho recebeu palestra do Sebrae/SC para esclarecer dúvidas sobre o processo inovação empresarial

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
“Inovação é simplificar um processo. É importante que cada negócio acompanhe a jornada do seu consumidor e veja onde ele pode encurtar um caminho ou ganhar tempo. Às vezes é simples, trocar a porta de entrada de lugar. Às vezes é colocando um sistema de computador no lugar do papel. Isso ganha tempo e traz mais controle ao negócio”.
A explicação é da palestrante Cássia Liandra Carvalho durante o workshop Inovação no Mundo dos Negócios, promovido recentemente em Pinhalzinho, no oeste de Santa Catarina. O evento foi promovido através da Sala do Empreendedor, que faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.
Cássia falou sobre a importância da inovação na gestão de um negócio e explanou sobre o que é inovação, onde ela está, os tipos e como as empresas podem pensar em inovação. “Outro ponto importante é a escalabilidade. É preciso pensar nos negócios para ganhar mercado. Não se abre um negócio para atender cinco pessoas. Inovação é pensar como eu atendo 50 pessoas em um dia. como eu posso ganhar dinheiro dormindo”, destacou.
De acordo com a palestrante, quem quer inovar nos negócios precisa ir para rua. “Inovação está na rua. Tem que conversar com seus clientes, ouvir deles os pontos negativos e positivos, o que está funcionando e o que não está. Uma pequena mudança pode inovar em toda a estrutura do negócio”, pontuou.
A consultora ainda citou os tipos de inovação. São elas: inovação social, política, educacional, econômica, de impacto, tecnológica. “Temos vários tipos de inovação. É preciso entender que ela não está ligada a tecnologia. Tecnologia é uma forma de inovação”, concluiu.
A empreendedora Cristiane Lazarotto Hollas trabalha com suculentas e arranjos há cerca de dois anos e meio. Para ela, a experiência foi maravilhosa. “Foi aquele clic que precisa para ver os negócios e a vida de uma forma diferente. Nós temos em mente que inovação é tecnologia, mas não é somente isso, é ver os processos de forma mais simplificadas e inteligentes para aproveitar mais nosso tempo. Faziam anos que eu não tinha acesso a um conteúdo de tanta qualidade e em tão pouco tempo”, afirmou.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhalzinho, Luiz Galiazzi citou a preocupação da Prefeitura em oportunizar aos empreendedores qualificações que melhorem o dia a dia de suas empresas, trazendo soluções que ajudarão no crescimento dos negócios e, consequentemente, aumentarão a rentabilidade.
O Agente de Desenvolvimento de Pinhalzinho, Diam Carlos da Silva, ressaltou que a inovação é um ingrediente fundamental para o sucesso das empresas, principalmente dos pequenos negócios. “A Sala do Empreendedor oferece oportunidades de expansão nos empreendimentos com base em capacitações de qualidade”.
Conforme a atendente da Sala do Empreendedor e Agente de Desenvolvimento de Pinhalzinho, Clédia Thome, a palestra esclareceu dúvidas dos empreendedores sobre o mundo da inovação e os ajudou a identificar as potencialidades de melhorias em seus negócios.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, reforçou que o Sebrae/SC dispõe de metodologias que contribuem no desenvolvimento econômico de forma sustentável. “O Programa Cidade Empreendedora dispõe de soluções que ajudam os municípios a elencar suas prioridades e demonstra a importância das micro e pequenas empresas neste processo”, concluiu.
 
            Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite

Veja também

Voltar para (Blog)