Postado em 26 de Julho de 2023 às 15h20

Inicia o planejamento do ecossistema de inovação em São Miguel do Oeste

1º Workshop do Planejamento de Ecossistema Local de Inovação de São Miguel do Oeste (Foto: Divulgação).  

Para potencializar as áreas tecnológicas essenciais no desenvolvimento de São Miguel do Oeste, no extremo-oeste catarinense, foi realizado o 1º Workshop do Planejamento de Ecossistema Local de Inovação. A intenção é estimular o empreendedorismo, fortalecer o ecossistema de inovação e unir diferentes atores para fomentar negócios inovadores. Essa iniciativa é do Sebrae/SC, em parceria com o Ecossistema de Inovação de São Miguel do Oeste. O encontro integrou mais de 40 participantes representantes de empresas, entidades, associações, universidades, poder público e da sociedade, no Coworking da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo).
A programação contemplou apresentação da metodologia do trabalho, definição dos setores estratégicos a partir da análise dos potenciais tecnológicos com as vocações econômicas do município e formação do grupo de trabalho que acompanhará os próximos encontros. Nessa etapa foram elencados três segmentos tecnológicos como prioritários: máquinas, equipamentos e automação industrial; tecnologia de informação e comunicação (TIC) e tecnologia para o agronegócio.
Os próximos passos, conforme a metodologia, preveem a consolidação do mapa de atores, identificação do nível de maturidade de cada uma das vertentes de atuação e análise dos aspectos positivos e das fragilidades. Depois, será realizado o plano de ação setorial, a priorização de estratégias de curto prazo e a proposta da estrutura de governança. Por fim, acontecerá a entrega consolidada do plano de ação do ecossistema, do plano de ação setorial e definição dos projetos estruturantes.
“Essa iniciativa busca potencializar as atividades econômicas existentes em São Miguel do Oeste por meio da colaboração ativa dos atores locais para que possa ser construído um direcionamento de expansão, alicerçado na tecnologia e na inovação. O propósito é estimular novos negócios que sejam duradouros, atendam às necessidades do território e contribuam para seu desenvolvimento”, enfatizou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.
O vice-presidente de desenvolvimento econômico da Acismo, Giovanni Gobbi, destacou que há muitos anos a Associação Comercial vem estimulando esse ecossistema. “Acreditamos que a inovação é um dos pilares do desenvolvimento econômico, por isso é tão relevante estimulá-lo para que a cidade possa transformar a vida das pessoas, disponibilizar oportunidades de bem-estar e um ambiente seguro para morar e investir”, analisou. Segundo Gobbi, as expectativas são positivas com esse trabalho iniciado pelo Sebrae/SC no município, pois viabilizará a identificação de novas oportunidades de negócios, agregação de vagas de trabalho e incremento econômico.
ATUAÇÃO CONJUNTA
A metodologia promove ações planejadas, integradas e estruturadas para realizar a gestão e o monitoramento dos ecossistemas de inovação por níveis de maturidade. Contribuirão os atores locais – empresas, incubadoras, startups, aceleradoras, associações, universidades, centros de inovação, coworking e representantes da Administração Municipal – para coletar dados, identificar a percepção local e os setores prioritários. O próximo encontro está agendado para o dia 16 de agosto, às 13h30, em local a ser definido.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.  

A intenção é estimular o empreendedorismo, fortalecer o ecossistema de inovação e unir diferentes atores para fomentar negócios inovadores (Foto: Divulgação).    

O encontro integrou mais de 40 participantes representantes de empresas, entidades, associações, universidades, poder público e da sociedade (Foto: Divulgação).     

A iniciativa busca potencializar as atividades econômicas existentes em São Miguel do Oeste por meio da colaboração ativa dos atores locais (Foto: Divulgação).     

O propósito é estimular novos negócios que sejam duradouros, atendam às necessidades do território e contribuam para seu desenvolvimento (Foto: Divulgação).     

A iniciativa busca potencializar as atividades econômicas existentes em São Miguel do Oeste por meio da colaboração ativa dos atores locais (Foto: Divulgação).     

Veja também

SC: produção de alimentos x infraestrutura07/02/23 Neivor Canton, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos (AURORA COOP) e vice-presidente para assuntos do agronegócio da FIESC...
Empreendimentos inovadores do oeste decolam com auxílio do Startup SC17/11/21 Potencializar o crescimento de empreendimentos inovadores na região oeste catarinense. Com esse foco foi realizado o Programa de Capacitação Startup SC, em Chapecó. A iniciativa integra o Projeto Startup SC, do Sebrae/SC, e oferece......

Voltar para (Blog)