Postado em 25 de Setembro às 11h04

Indústrias de Xanxerê e região participam de Workshop de Aprendizagem Industrial no Senai

Encontro promove troca de experiências, esclarece dúvidas sobre o programa Jovem Aprendiz e destaca a importância da formação profissional nas indústrias locais

A iniciativa ocorreu na última terça-feira (23) e reuniu representantes de 20 setores de Recursos Humanos. (Divulgação)

Com o objetivo de promover um espaço estratégico, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências relacionadas ao programa Jovem Aprendiz, o SENAI de Xanxerê promoveu um Workshop da Aprendizagem Industrial.A iniciativa ocorreu na última terça-feira (23) e reuniu representantes de 20 setores de Recursos Humanos de indústrias de Xanxerê e região.
O evento abordou os principais direitos e responsabilidades das empresas em relação ao programa, além da apresentação dos avanços previstos para a aprendizagem industrial no próximo ano. O workshop também foi um momento de diálogo produtivo, permitiu que as indústrias compartilhassem boas práticas e direcionassem esforços para o fortalecimento da formação profissional.
O analista de Recursos Humanos, David Henrique Alves, agradeceu ao SENAI de Xanxerê pelo convite e pela participação. “Foi muito bom poder relatar como é o nosso trabalho e também compartilhar isso com outras pessoas e empresas, para que, de alguma forma, a gente contribua para o desenvolvimento de profissionais capacitados e alinhados não só com as necessidades das empresas, mas também com as questões sociais existentes. Isso, para nós, foi muito gratificante.”
Para a analista de Recursos Humanos da Nutrata, Jéssica Fopp, a oportunidade de trocar experiências com diversas empresas sobre como estão sendo desenvolvidos os programas voltados aos jovens aprendizes.
“Os jovens participam do programa passando as manhãs no SENAI e as tardes na empresa, aplicando na prática o que aprendem. Esse formato tem se mostrado muito produtivo para o desenvolvimento deles, com o objetivo de, ao final desse ano de programa, realizarmos a contratação efetiva. Poder compartilhar essa experiência com outros gestores é fundamental, para que vejam a importância desse programa tanto para o desenvolvimento dos jovens aprendizes quanto para os benefícios que ele traz para as empresas. Hoje em dia, com a dificuldade na contratação de mão de obra qualificada, contar com esses jovens e desenvolvê-los desde cedo é uma excelente alternativa. Ao chegarem aos 18 anos, eles já estão preparados e capacitados para executar as atividades necessárias e ocupar as vagas em aberto na empresa”, salientou.
 

O workshop também foi um momento de diálogo produtivo, permitiu que as indústrias compartilhassem boas práticas. (Divulgação)

O evento abordou os principais direitos e responsabilidades das empresas em relação ao programa.

Veja também

ENTRE ONÇAS E CORUJAS: AS MÃOS QUE MANIFESTAM A FLORESTA22/07 Na Exposição Sinta o Sul, no Rio de Janeiro, o artesão Aniceto Ferreira, de Chapecó (SC), leva a alma do seu povo e o sussurro da mata atlântica às galerias urbanas, celebra a arte como sustento, memória e......

Voltar para (Blog)