Inclusão, inspiração, arte e emoção marcam evento Viva as Diferenças em Chapecó (SC)
39 alunos se formaram no Curso de Qualificação para Pessoa com Deficiência, realizado pela Fundação Aury Luiz Bodanese e Aurora Coop
O evento Viva as Diferenças, promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese (ALB), mantida pela Aurora Coop, tocou o coração de mais de mil pessoas. (Foto: Adriano De Moura Santos)
Arte, cultura, diversidade, emoção e, sobretudo, inclusão. Assim foi o evento Viva as Diferenças, promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese (ALB), mantida pela Aurora Coop, que tocou o coração de cerca de mil pessoas no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC). Diante de um auditório lotado e repleto de energia, 39 alunos do Curso de Qualificação para Pessoa com Deficiência, das turmas de Guatambu e Pinhalzinho, no Oeste catarinense, celebraram sua formatura e o início de novos caminhos rumo à inserção no mundo de trabalho.
“O Estatuto da Pessoa com Deficiência completou 10 anos. A legislação cumpriu seu papel e trouxe mudanças significativas, mas, sozinha, não dá conta da transformação humanizada que a sociedade exige. São ações como essa que promovem reflexão, geram oportunidades reais de inclusão e demonstram que as diferenças não nos afastam, mas nos aproximam. Fraternidade e solidariedade são dádivas. Cidadania não é um favor, é um dever moral. Precisamos aprender com bons exemplos”, destacou o presidente da Fundação, Oscar Trombeta.
Ao longo de 15 anos, o curso já formou mais de 300 alunos e mais de 40% deles conquistaram uma colocação no mundo de trabalho. Um desses exemplos é o da formanda Ianará Particheli Zabot, de 27 anos. “Trabalho na área de saúde ocupacional da Aurora Coop. A qualificação me ajudou a entender aspectos gerais de diferentes cargos, além de abordar temas como direitos trabalhistas e educação financeira. Também aprofundei conhecimentos na função que exerço atualmente. Sou autista, mas isso nunca foi um obstáculo. Essa jornada me inspira a cursar Enfermagem e me faz acreditar que ninguém deve ter medo de sonhar. Todos enfrentamos desafios, mas isso não nos impede de viver o que acreditamos. Todos somos capazes”, afirmou.
Henrique Gabriel Paz, de 17 anos, compartilhou seu entusiasmo com as conquistas. “Tenho deficiência nos membros superiores e me dedico à natação, com o objetivo de me tornar nadador profissional. Assim como no esporte, o curso também me trouxe novos aprendizados, especialmente nas áreas que me interessam, como informática e tecnologia. Sobretudo, o que considero especial foi a troca de experiências. Conheci histórias inspiradoras e sou muito grato à Aurora pelo olhar sensível para com as pessoas com deficiência.”
Além da cerimônia de formatura, o evento foi marcado por momentos de inspiração, como a palestra “Muito além do que se vê”, conduzida pelo surfista cego Derek Rabelo. “Foi um enorme prazer compartilhar minha trajetória. Falei sobre resiliência, superação, disciplina, liderança e propósito. Nasci com glaucoma congênito, perdi totalmente a visão, mas isso nunca me impediu de seguir meus sonhos. Me tornei surfista profissional, encaro ondas gigantes e sou protagonista da minha vida. Com determinação, foco e fé, podemos conquistar qualquer objetivo”, ressaltou.
Para a diretora administrativa da Fundação, Sonara Bergamo Ramos, o momento foi símbolo de força e união. “Foi gratificante ver que, por meio da inclusão, realizamos um evento grandioso, que conectou pessoas com deficiência, familiares, entidades, colaboradores e comunidade. Contamos com a presença de público extremamente comprometido em uma causa comum. Agradecemos a todos que participaram e seguem engajados em construir uma sociedade mais inclusiva. A cada edição evoluímos mais.”
A programação foi encerrada com um desfile inclusivo, apresentações artísticas do grupo Sou Arte, que também fez a abertura do evento e encantou o público com performance, alegria e muitas cores, e a mostra itinerante “Retratos da Superação”.
Além da cerimônia de formatura, o evento foi marcado por momentos de inspiração, como a palestra “Muito além do que se vê”, conduzida pelo surfista cego Derek Rabelo. (Foto: Adriano De Moura Santos)
Ao longo de 15 anos, o curso de Qualificação para Pessoa com Deficiência já formou mais de 300 alunos e mais de 40% deles conquistaram uma colocação no mundo de trabalho. (Foto: Sara Bellaver/MB Comunicação)
A programação foi encerrada com um desfile inclusivo, apresentações artísticas, além da mostra itinerante “Retratos da Superação”, que exibe depoimentos de pessoas com deficiência que trabalham na Aurora Coop. (Foto: Sara Bellaver/MB Comunicação)
Arte, cultura, diversidade, emoção e, sobretudo, inclusão marcaram o momento. (Foto: Sara Bellaver/MB Comunicação)
39 alunos do Curso de Qualificação para Pessoa com Deficiência, das turmas de Guatambu e Pinhalzinho, celebraram sua formatura e o início de novos caminhos rumo à inserção no mundo de trabalho. (Foto:Adriano De Moura Santos)
Veja também
Neste sábado, o maior DIA F da história!05/Set/201905/09/19há 6 anos Quinta-feira, 05 de Setembro de 201905/09/2019Sábado, dia 07 de setembro, todas as 38 lojas do Fort Atacadista terão uma data especial de vendas, com preços ainda melhores: sãos os 20 anos de fundação da empresa e 5 anos de criação do DIA F...
Estão abertas as inscrições para o 23º Simpósio Brasil Sul de Avicultura 31/Jan/202331/01/23há 2 anos Terça-feira, 31 de Janeiro de 202331/01/2023Venda do primeiro lote segue até o dia 28 de fevereiro. Esta edição será exclusivamente presencial, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC)...
Clientes do Fort Atacadista de Chapecó são premiados em campanha da Nestlé28/Nov/202228/11/22há 2 anos Segunda-feira, 28 de Novembro de 202228/11/2022A promoção “Show de Prêmios Nestlé e você”, realizada em parceria com as bandeiras Comper e Fort Atacadista, ambas do Grupo Pereira, encerrou com ganhadores de Chapecó (SC). Foram premiados na capital......