Postado em 20 de Junho de 2024 às 15h40

Impacto social e inovação: comitiva da FIESC visita projetos em Chapecó

Na programação da comitiva foram devolvidas cadeiras de rodas, de banho e outros itens essenciais que alunos do Curso Técnico em Eletromecânica fazem a manutenção para o Banco Ortopédico do Lions Clube Chapecó

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, recebeu a comitiva da FIESC para apresentar as ações e investimentos do município

  A indústria é muito mais do que o chão de fábrica. Uma comitiva da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) formada pelo diretor de inovação, José Eduardo Fiates, o vice-presidente no Oeste, Waldemar Antônio Schmitz, gerente de responsabilidade social, Sandro Volpato Faria, o gerente do SENAI, SESI e IEL na Regional Oeste, Jardel Carminatti e o empresário Nelson Akimoto, realizou um roteiro de visitas em projetos sociais, polos tecnológicos de Chapecó e uma reunião com o prefeito João Rodrigues, na última semana. O objetivo foi conhecer e estreitar os laços com as ações promovidas no município.
  As visitas iniciaram no Programa Viver instalado há 31 anos no bairro Quedas do Palmital, que já atuou na vida de mais de 3 mil crianças e famílias da comunidade. Na ocasião o juiz federal Narciso Baez apresentou o programa PROPAZ que oportuniza para crianças e adolescentes que vivem em zonas pobres das cidades o retorno à escola e a finalização dos ensinos fundamentais e médios, cursos de qualificação profissional e oportunidades de trabalho, instrumentos eficazes na redução dos índices de violência nas cidades.
  Na sequência, a comitiva conheceu o Verde Vida Programa Oficina Educativa que coleta resíduos recicláveis em pontos comerciais e edifícios da cidade de Chapecó. O acolhimento social atende adolescentes e jovens carentes da comunidade por meio de 15 oficinas como teatro, percussão, informática, reforço escolar, manicure e pedicure, salão de beleza, taekwondo, judô, capoeira, dança, aulas de violino, xadrez e outras. Os objetivos são resgatar da autoestima, proporcionar equilíbrio emocional e capacitar o ingresso no mercado de trabalho.
  “É inspirador conhecer projetos que estimulam a integração social, preparam os jovens, fomentam a criatividade e sustentam práticas empresariais responsáveis. Ao fortalecer a comunidade e capacitar profissionais qualificados, tais iniciativas contribuem para o desenvolvimento de um setor industrial mais forte e sustentável, trazendo benefícios significativos tanto para a economia regional quanto para o bem-estar da população”, expressou o diretor de inovação da FIESC.
  Parceria com o Banco Ortopédico do Lions Clube
  Na programação da comitiva, foram devolvidas cadeiras de rodas, de banho e outros itens essenciais que 22 alunos do Curso Técnico em Eletromecânica, instruídos pelos professor Fábio Junior Bet, reformaram e repararam. "Essa é uma parceria com o Banco Ortopédico do Lions Clube Chapecó Integração em que os estudantes aplicam o conhecimento adquirido nas aulas, que vai além da indústria, impactando diretamente a comunidade e os bons exemplos de ações sociais", salientou o vice-presidente Waldemar Schmitz.
  Prefeitura de Chapecó
  O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, recebeu a comitiva da FIESC para apresentar as ações e investimentos do município, como também, analisar os investimentos da instituição para as indústrias locais. “Estamos com diversos projetos para Chapecó. Ampliamos o atendimento a saúde, temos o Instituto de Alimentos, reformamos nossa unidade educacional. Temos um planejamento estratégico para fomentar ainda mais o desenvolvimento industrial da região”, explicou Carminatti.
  O roteiro finalizou no Pollen Parque Científico e Tecnológico um ecossistema de criatividade, inovação e negócios com a missão de potencializar a economia, produzir e disseminar conhecimento. São 4.700 m² de área construída com 38 empresas residentes e incubadas.
 

As visitas iniciaram no Programa Viver instalado há 31 anos no bairro Quedas do Palmital

A comitiva conheceu o Verde Vida Programa Oficina Educativa que coleta resíduos recicláveis em pontos comerciais e edifícios da cidade de Chapecó

Foram devolvidas cadeiras de rodas, de banho e outros itens essenciais que 22 alunos do Curso Técnico em Eletromecânica reformaram e repararam

O roteiro finalizou no Pollen Parque Científico e Tecnológico

Veja também

Voltar para (Blog)