Postado em 25 de Maio de 2020 às 17h26

Identidade visual da marca é tema de consultoria gratuita em Palma Sola

Iniciativa da Sala do Empreendedor visa aprimorar o marketing dos negócios locais com foco na ampliação das vendas

Informações obrigatórias na elaboração de um rótulo, estratégias para criar a identidade visual dos produtos e como comercializar itens de origem animal e vegetal com o Selo de Inspeção Municipal (SIM). Essas temáticas são abordadas nas consultorias gratuitas disponibilizadas pela Sala do Empreendedor de Palma Sola, no extremo oeste catarinense. Esta estrutura faz parte do Programa Cidade Empreendedora executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
 “As consultorias gratuitas disponibilizadas pela Sala do Empreendedor visam auxiliar no crescimento das atividades econômicas locais com orientações práticas sobre os processos. Os empresários têm muitas dúvidas, ainda mais neste momento incerto em função da pandemia e precisam de apoio para evoluir em seus procedimentos e atingir os resultados esperados, seja em ter um produto apto para comercialização ou as maneiras de divulgação para aumentar as vendas”, destaca o prefeito de Palma Sola, Cleomar José Mantelli.
Neste mês ocorreu a primeira reunião com cada uma das quatro empresas interessadas em aprimorar o marketing do seu negócio com foco na ampliação das vendas. O objetivo foi levantar dados individualizados, identificar as maneiras de atuação e elencar as necessidades apontadas por cada empreendedor. “Em algumas situações o empresário traz uma demanda, mas que requer uma evolução prévia até chegar à necessidade pontual. Um exemplo disso é a criação de rótulo para o produto, que precisa primeiramente do desenvolvimento de uma marca, que esteja de acordo com sua atividade e o segmento de atuação”, explica o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Tiago Tengaten
Segundo a agente de desenvolvimento local, Tamara Scatola, mesmo que seja um pouco mais de uma hora por atendimento por empresa é possível pontuar ações que impactem imediatamente os resultados do negócio. “Observamos que as orientações estão fazendo a diferença para os empreendedores, proporcionando mudança de visão em relação ao negócio e ao segmento que atuam”, reforça ao antecipar que cada empresa receberá mais de 8 horas de consultoria.
Consultoria de marketing e vendas
O engenheiro civil da SA Engenharia, Alex Ferraz, busca no auxílio da consultoria análise de maneira crítica sobre a atuação da empresa, que desenvolve projetos de engenharia e de energia solar com painéis fotovoltaicos. “A partir do levantamento de dados será possível identificar os processos que precisam de melhoria no negócio, para maximizar as vendas, aumentar o fluxo de contratos formalizados e ampliar a captação de clientes novos”, projeta.
Para Ferraz, mesmo sendo a primeira consultoria foi possível vislumbrar novas ideias e alternativas para o negócio. “Essa prestação de serviço é muito interessante e atendeu minhas expectativas porque despertou uma visão diferenciada como a necessidade de aprimorar os processos de vendas, de atendimento e de apresentação das propostas de vendas com ações de marketing para captar mais clientes”, analisa o engenheiro civil.
O apicultor Marcos Alberto Vivian está intermediando a formação de uma Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Palma Sola e precisa de auxílio na criação da marca e dos rótulos dos produtos. O empresário rural desenvolve há quatro anos a atividade exclusivamente com abelhas (Apis Mellifera), mas pretende trabalhar com abelhas sem ferrão (Meliponas) para agregar valor em seus produtos. “Atualmente, estou apenas com produção de mel, mas com a constituição da associação e a regularização no órgão de inspeção poderei extrair outros produtos que as abelhas fornecem, como própolis e pólen”, explica.
Segundo Vivian, a primeira consultoria proporcionou uma noção de como será as embalagens dos produtos. “Conseguimos passar nossa ideia para o consultor, que nos orientou pontos indispensáveis sobre rotulagem, logomarca e marketing dos produtos. A experiência foi excelente, esclarecemos nossas dúvidas e temos encaminhamentos para a próxima consultoria”, afirma.
Inscrições
Os empreendedores interessados nas consultorias devem entrar em contato pelo telefone (49) 3652-3200, pelo e-mail empreendedor@palmasola.sc.gov.br ou na Sala do Empreendedor de Palma Sola, situada na Rua Francisco Zanotto, nº 600, Centro, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h30.

Veja também

SC+Coop já é uma realidade11/05/23 Um projeto para promover o desenvolvimento do cooperativismo catarinense de forma contínua. O SC+Coop é uma iniciativa da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e foi aprovado em recente Assembleia Geral Ordinária da entidade, realizada em Florianópolis. Por unanimidade, presidentes e dirigentes de cooperativas foram favoráveis a dar......
Seminário da Unoesc traz Ricardo Amorim03/05/19 Um dos economistas mais respeitados do Brasil, Ricardo Amorim palestrará no V Seminário de Desenvolvimento de Lideranças, dia 9 de julho, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, com início......

Voltar para (Blog)