Postado em 14 de Novembro de 2019 às 16h31

Hospital Unimed Chapecó: Simulado de atendimento capacita colaboradores para emergências e desastres

Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos de passeio e um utilitário na Av. Fernando Machado (próximo a antiga Tozzo), com seis vítimas com idades entre 19 a 40 anos, sendo dois homens e quatro mulheres. O estado clínico das vítimas era: dois graves, sendo um deles uma gestante encarcerada nas ferragens, um semicrítico e três estáveis, com fraturas, lesões, múltiplas faturas. Todos foram encaminhados ao Pronto Atendimento do Hospital Unimed Chapecó.
Esse foi o cenário do treinamento prático de atendimento a múltiplas vítimas realizado, ontem, dia 13/11, em cumprimento às legislações pertinentes e ao padrão de acreditação internacional (Qmentum), especificamente, para a preparação para emergências e desastres. A simulação contou com a colaboração de aproximadamente 40 pessoas para o planejamento e a execução, além do apoio do Corpo de Bombeiros de Chapecó.
O treinamento iniciou com a ligação para o Pronto Atendimento do Hospital Unimed Chapecó informando sobre a ocorrência, aliado ao atendimento da equipe de socorristas da cooperativa médica no local do acidente. A simulação contou ainda com a participação de atores que assumiram os papéis de vítimas, familiares dos pacientes e profissionais da imprensa.
A técnica de segurança do trabalho do Hospital Unimed Chapecó, Jancelete Paludo dos Santos, ressaltou que o simulado de atendimento para múltiplas vítimas integra a preparação para situações reais de emergência. “Com essa ação avaliamos o nível de resposta das equipes da instituição, conforme o que preconiza os protocolos de plano de emergência e desastres para acreditação internacional”, complementou.
Os profissionais do Pronto Atendimento identificaram que era uma simulação ao receber a primeira vítima, porém seguiram os protocolos como se fosse vítimas reais. “O simulado foi elaborado para representar uma situação mais próxima da realidade possível. Os familiares também chegaram a unidade exigindo informações da equipe e receberam apoio dos profissionais da psicologia hospitalar e assistência social. Além disso, a equipe estava preparada para atender os profissionais da imprensa que vieram acompanhar a ocorrência”, explicou.
Jancelete enfatizou que o treinamento é fundamental para avaliar a reposta da equipe de emergência. “Não podemos testar em situações reais, porque nesses casos precisamos estar preparados. Os treinamentos nos permitem perceber o que é necessário melhorar”, comentou.
Os simulados internos são realizados a cada três meses, sempre mudando os cenários, a exemplo do incêndio em uma unidade de internação. Segundo Jancelete, o próximo passo será analisar o feedback dos participantes e dos avaliadores. “Previamente, afirmamos que foi positivo, dentro do planejado e com ações administráveis”.
A coordenadora da Saúde Ocupacional da Unimed Chapecó, Alessandra Roque de Lima de Andrade, enfatizou que o treinamento é primordial para preparar as equipes e a estrutura para ocorrências reais. “Observamos que os colaboradores atuaram de maneira alinhada com os fluxos de atendimento de acordo com a emergência”, destacou.

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