Postado em 23 de Janeiro às 15h31

Hospital Unimed Chapecó lança Programa de Cirurgia Robótica

O evento reuniu cooperados, lideranças e profissionais de saúde para marcar o início de uma nova fase tecnológica e assistencial na região Oeste catarinense

A Unimed Chapecó iniciou um novo capítulo na história da assistência em saúde no Oeste catarinense. A cooperativa lançou oficialmente o Programa de Cirurgia Robótica. (Foto: Bruna Roman/MB Comunicação)

A Unimed Chapecó iniciou, na noite de 22 de janeiro, um novo capítulo na história da assistência em saúde no Oeste catarinense. Em cerimônia realizada no Hospital Unimed Chapecó, a cooperativa lançou oficialmente o Programa de Cirurgia Robótica. O evento reuniu médicos cooperados, colaboradores, convidados e lideranças para marcar a chegada de uma tecnologia de ponta, que amplia a precisão cirúrgica e fortalece o compromisso institucional com qualidade, segurança e inovação no cuidado ao paciente.
Além de apresentar a estrutura e o conceito do Programa, foi destacado o compromisso institucional de consolidar a robótica como parte do avanço contínuo do Hospital, com impacto direto tanto na assistência quanto na rotina das equipes envolvidas.
Durante o pronunciamento, o presidente da Unimed Chapecó, Dr. Geraldo Antunes Córdova, ressaltou que a chegada da cirurgia robótica representa mais do que investimento em tecnologia, trata-se de uma transformação que amplia as condições de trabalho e fortalece a assistência como um todo. Segundo ele, ao falar sobre “agregar valor”, é essencial lembrar que o benefício não se limita ao financeiro, mas se estende às equipes e aos pacientes. O presidente enfatizou que o objetivo da cooperativa sempre foi oferecer o melhor atendimento possível, com estrutura e segurança para que a população encontre, na própria região, uma solução de alto nível.
Dr. Geraldo também enfatizou que o Programa é sustentado por qualificação médica, assistencial e tecnológica, com a confiança de que o paciente poderá ter seu problema resolvido com o que há de mais moderno disponível. O presidente destacou, ainda, a mobilização e o engajamento dos cooperados e colaboradores para que o projeto se tornasse realidade, classificando o lançamento como um passo de grande responsabilidade para todos os envolvidos.
TECNOLOGIA, PRECISÃO E AVANÇO
Com a presença dos profissionais diretamente ligados ao projeto, o lançamento evidenciou que o Programa nasce com bases sólidas, equipe capacitada, integração multiprofissional e estrutura hospitalar preparada para receber a nova etapa da assistência cirúrgica. A cerimônia também apontou a cirurgia robótica como um marco estratégico para 2026 na cooperativa, que consolida o Hospital Unimed Chapecó como referência em modernização de serviços.
O médico urologista e coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Unimed Chapecó, Dr. Paulo Caldas, definiu o lançamento como um momento histórico para a instituição, para a medicina regional e, principalmente, para os pacientes. Segundo ele, desde o início ficou claro que a cirurgia robótica não seria apenas uma tecnologia incorporada ao Hospital, mas sim um projeto estruturado de crescimento institucional, com impacto direto na qualidade assistencial. “Tivemos consciência de algo fundamental: crescer rápido não pode significar crescer sem critério”, destacou.
Dr. Paulo explicou que o Programa foi construído com base em três pilares essenciais: qualidade, segurança e sustentabilidade assistencial, que garantem que o avanço tecnológico caminhe lado a lado com responsabilidade médica e preparo contínuo das equipes. O médico também ressaltou que os recursos investidos vão além do básico, com diferenciais presentes em poucos centros do país, como sala de simulação dedicada, tecnologia de ultrassom robótico, estrutura voltada para treinamento contínuo e um ambiente pensado para evolução técnica progressiva.
“Hoje, o Hospital Unimed Chapecó dá um passo muito importante. Não apenas na incorporação de uma tecnologia avançada, mas na consolidação de um ambiente de excelência, inovação e responsabilidade médica”, afirmou. Ao final, Dr. Paulo destacou o orgulho em integrar o projeto e caminhar ao lado de profissionais comprometidos com a construção de um Programa que, segundo ele, “sem dúvida, deixará um legado”.
UM PASSO COM IMPACTO REGIONAL
A implantação do Programa de Cirurgia Robótica também representa um avanço importante para a saúde regional, ao ampliar o acesso da população a procedimentos de alta complexidade sem a necessidade de deslocamentos para grandes centros. A partir de agora, pacientes de Chapecó e região passam a contar, mais perto de casa, com uma assistência ainda mais qualificada, moderna e ágil, com a estrutura necessária para atender com excelência e segurança.
O lançamento do Programa de Cirurgia Robótica demonstra o compromisso da cooperativa com inovação, consolida uma iniciativa que, como resumiu o presidente, tem como seus principais beneficiados o paciente e a comunidade.

Veja também

MÍDIA DE SC REUNIDA EM CHAPECÓ31/07/25 Profissionais de todas as regiões de SC se encontram em 2 de agosto no maior evento da comunicação barriga-verde...

Voltar para (Blog)