Guarujá do Sul prepara empresários para licitações públicas
Efetuar vendas por meio de licitações públicas é um desafio para muitos empresários. Diversos são os passos a serem seguidos e as dúvidas surgem no meio do processo. Para capacitar os empresários do município de Guarujá do Sul para realizar vendas à prefeitura, a Administração Pública em parceria com o Sebrae/SC promoveu, recentemente, um treinamento com a participação de 17 empreendedores. Essa medida integra um conjunto de ações voltadas à desburocratização que são executadas pelo Programa Cidade Empreendedora, uma parceria do Poder Público com o Sebrae/SC.
“Além deste evento, serão disponibilizadas consultorias para todas as empresas que têm interesse em participar de licitações. As empresas que desejarem devem procurar a Secretaria de Indústria e Comércio. Até o momento, quatro empresários já manifestaram interesse nas consultorias e contarão com toda a assistência”, explicou secretário da Indústria e do Comércio Fabricio Wagner.
Sabrina Rodrigues e o esposo Edevaldo Mucha são proprietários da empresa Muffa Estofados, no município de Guarujá do Sul. A empresa se enquadra como MEI (Microempreendedor Individual) e está no processo para iniciar a comercialização por meio de licitação pública. Durante a capacitação, o casal sanou dúvidas e iniciou a consultoria com o Sebrae/SC.
“Foi um curso muito proveitoso. Já conseguimos esclarecer algumas dúvidas e nos inscrevemos para a consultoria. O município tem demandas relativas ao nosso serviço e temos interesse em iniciar as vendas, mas precisamos alinhar alguns pontos e fazer isso de uma maneira correta, com ajuda do Sebrae, para conseguirmos chegar ao nosso objetivo. Estamos com expectativas positivas com relação a isso”, afirmou.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste Udo Martin Trennepohl, destaca que pequenos negócios podem participar de licitações públicas e compras governamentais e os empresários possuem um desafio constante de aproveitar novas oportunidades para seus negócios. “Uma alternativa são as compras governamentais. Nas instituições públicas, esse processo é feito por licitação e por isso o primeiro passo é conhecer os processos e preparar o negócio para alcançar espaço no mercado de contratações públicas. O Cidade Empreendedora promove essas capacitações e prepara os empresários”, observou.
Cidade Empreendedora
O programa busca dinamizar a economia, gerar renda, emprego e produtividade por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Neste ciclo a atuação tem como base cinco pilares: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora.
Estão previstas consultorias para continuidade na melhoria do processo de abertura, alteração e baixa de empresas no âmbito municipal, conforme legislação nº 11.598/07, participação de servidores municipais no evento Brasil Mais Simples – Etapa SC -, com realização bianual e 16 horas de programação científica específica da temática desburocratização.
22º SBSA reúne mais de 2 mil profissionais em três dias de evento08/Abr/202208/04/22há 3 anos Sexta-feira, 08 de Abril de 202208/04/2022SBSA ocorreu em Chapecó e teve recorde de público presencialmente. De forma virtual, mais de 640 pessoas acompanharam as palestras e os eventos paralelos. Site teve mais de 5,4 mil acessos ...
São José do Cedro lança programa Cidade Empreendedora06/Jun06/06há 1 mês Sexta-feira, 06 de Junho de 202506/06/2025São José do Cedro lança o Programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae/SC. (Foto: Divulgação/Prefeitura)...
Grupo Pereira investe no programa Guardiões do Conhecimento11/Jan/202211/01/22há 3 anos Terça-feira, 11 de Janeiro de 202211/01/2022Iniciativa da rede promove disseminação de informações para padronizar processos em todas as áreas das lojas Fort Atacadista...