Postado em 21 de Novembro de 2022 às 14h23

Grupo Iso relata melhorias após participação no Programa de Gestão Avançada do Sebrae/SC

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Oferecer ao mercado um pacote completo de soluções comerciais, para que os clientes, através dos produtos e serviços oferecidos, conquistem os resultados almejados. Esse é o objetivo do Grupo Iso, com sede em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A empresa é a união das marcas Isolar Cercas, que atua com a divisão de pastagem, Isolar Energy desenvolvendo trabalho no setor fotovoltaico, Unifábricas, que atua com produtos agropecuários e gráfico, e I3, que trabalha com projetos eletrônicos. Ele tem como missão ser um exemplo de marca comprometida e genuinamente envolvida com o resultado do cliente, a ponto de ser reconhecida nos segmentos que atua como uma “peça-chave” que conecta as aspirações dos clientes à realização.
Colaboradores do Grupo Iso participaram recentemente do PGA - Programa de Gestão Avançada promovido pelo Sebrae/SC. O programa auxilia organizações e empresas para uma administração estratégica, voltada aos resultados. Ele reúne todas as áreas gerenciais (planejamento estratégico, marketing, pessoas, processos e finanças) buscando promover um crescimento organizado das empresas de pequeno e médio porte.
Uma das dificuldades identificadas por Cordeiro era tempo para executar e acompanhar o processo do plano de ação, devido ao envolvimento dos líderes e gestores com a execução em nível operacional da empresa.
            Com a participação no programa, que teve duração de 16 meses de capacitação, com atuação forte da consultoria in loco e com a capacitação técnica com consultores especialistas em planejamento estratégico, o empresário identificou avanços.
            PROGRESSOS
            Segundo o diretor operacional, os principais progressos foram o aconselhamento para decisões em parcerias estratégicas, restruturação societária e do modelo de negócio, realinhamento do que é o negócio, o que realmente se propõe a oferecer ao mercado, conhecimento das forças internas e externas que impactam no negócio e como definir estratégias para neutralizar as forças negativas e otimizar as positivas.
            Além disso, foi possível definir o perfil estratégico dos negócios e do ciclo de vida de cada um, facilitou a aproximação dos gestores com os líderes, trouxe clareza dos cargos e funções para lideranças e colaboradores e despertou a consciência clara para o time de lideranças da necessidade e importância de profissionalizar a gestão.
            “O PGA despertou a consciência em nosso time de lideranças da necessidade da profissionalização da gestão tática e estratégica em nossos negócios. Além de transferir conhecimento nas áreas de sua proposta de conteúdo, nos auxiliou em decisões estratégicas extremamente importantes para estrutura empresarial com impactos diretos em nosso fluxo de caixa e poder de escala”, pontuou Cordeiro.
            Com a reestruturação no modelo de negócio e enquadramento tributário, o PGA impactou no fluxo de caixa do Grupo com aumento maior que 300%.
            Na visão do supervisor de departamento técnico, Lucas Cenci, o PGA evidenciou a importância de todos na empresa estarem cientes da onde querem chegar em relação a resultados e marketshare para que consigam ter o direcionamento e alcançar os frutos desejados através da clareza do papel de cada um dentro do time. “Com isso, é possível ser desenvolvido um trabalho para reforçar os pontos fracos e com certeza potencializar os pontos fortes para continuar sendo empresa de referência no ramo em que atuamos”, observou.
            Já para o gerente operacional Oseas Lima, o Programa permitiu observar e aplicar metodologias variadas com o objetivo de interligar as pontas soltas entre os diversos processos e departamentos da empresa. “A aplicação destas metodologias dentro de nosso processo no dia a dia permitiu um aumento significativo do senso de responsabilidade entre direção, gestores e liderados. O resultado disto tudo ao final do PGA é confirmar que saímos muito mais fortes, preparados e competitivos para o mercado”, complementou.
            SOBRE O GRUPO ISO
O Grupo Iso conta com uma equipe com mais de 50 pessoas no time em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. A empresa tem como missão no mercado ajudar o pecuarista a diminuir os custos, aumentar os resultados com animais a pasto ao implantar o sistema de pastejo rotacionado com cerca elétrica no padrão Isolar.
Simplifica sistemas complexos, modelando soluções para gerar e/ou consumir energia elétrica. Tem como princípios inegociáveis agir com integridade e responsabilidade social e ambiental. Oferece soluções comerciais capazes de aumentar a competitividade de forma simples e efetiva e soluções em projetos elétricos e fotovoltaicos de forma rápida, segura e confiável.
CONHEÇA O PROGRAMA
O PGA é um programa que atende micro e pequenas empresas da região. A última turma teve a participação de nove empresas. O analista técnico do Sebrae/SC, Arildo Jacóbus, explica que as empresas participaram de consultorias individuais, conforme o estágio gerencial de cada uma em suas temáticas.
Depois disso, foram criadas soluções para que as empresas possam, além do crescimento natural delas, ter um ordenamento e uma programação da integração das áreas gerenciais, voltados ao planejamento estratégico. “Normalmente se faz um planejamento, muito mais, na questão do próprio empreendedor, mas as áreas de apoio não participam. Por isso a importância do PGA, que reúne todas as áreas gerenciais com foco no planejamento estratégico voltado ao crescimento das empresas”, destacou.
            PRÓXIMAS TURMAS
Para 2023, o Sebrae/SC pretende oferecer duas turmas no PGA. Para as micro e pequenas empresas terem acesso, basta fazer uma pré-inscrição no sebrae.sc/pga que o Sebrae encaminha uma equipe para atendimento.
Jacóbus comenta que por ser uma capacitação mais longa – são no total 228 horas, sendo que 152 horas são de consultoria individual – as empresas precisam se dedicar, pois a implantação de uma nova cultura de planejamento estratégico tem um certo tempo de maturação.
Conforme o gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Udo Martin Trennepohl, empreendedores de pequenas e médias empresas geralmente focam, no início da empresa, em estruturar seus processos e rotinas, de forma a produzir mais e melhor. No entanto, eles acabam deixando de lado algo essencial para o crescimento: o planejamento estratégico e a gestão de indicadores e resultados.
“Muitas vezes esses empreendedores sabem da necessidade de se ter um planejamento estratégico bem estruturado, com a implantação de um programa de gestão de indicadores e resultados. Porém, a correria e os desafios do dia a dia acabam os impedindo de levar esse projeto adiante, desafios esses muitas vezes causados pela própria falta de controle das informações da sua empresa. Diante disso, o PGA vem como uma ferramenta para auxiliar neste processo de estruturação”, concluiu.
 
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

Veja também

Voltar para (Blog)