Postado em 06 de Setembro de 2023 às 13h59

Gestão da produtividade permite aumento no faturamento

Empresa de Xanxerê, atendida pelo Programa Brasil Mais, obtém resultados positivos com mudanças estratégicas

 

A empresa é dirigida pelos sócios Raphaela Fonseca, Lilian Aliprandini, Arthur Chaves e Catarine Gabriel (Foto: Divulgação).

 

Renovar, transformar, inovar são posturas de empresas que buscam estar atualizadas com as demandas de mercado. Ao estarem atentas a esses movimentos e a essas tendências contemporâneas as organizações asseguram longevidade à atividade econômica e ampliam sua competitividade. Mas, para atingir esses benefícios é fundamental planejar estrategicamente e se desafiar a trilhar novos caminhos.
Com essa visão de resiliência e determinação a empresa Acceta Especialistas, do município de Xanxerê, no oeste catarinense, nasceu em 2010 para atuar em consultorias, porém se transformou em uma empresa da área de tecnologia em 2021. Essa mudança de rumo na trajetória ganhou impulso extra com suporte do Programa Brasil Mais – iniciativa coordenada pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia e realizado em parceria com Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Sebrae, Senai e BNDES –, da parceria Sebrae com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da Fundação Certi de Florianópolis.
“O acompanhamento de um Agente Local de Inovação (ALI) e, posteriormente, acesso aos recursos para o desenvolvimento de novas soluções, nos possibilitou criar uma ferramenta para escrita automática de projetos e da gestão de informações para a Lei do Bem, que é o principal instrumento de estímulo às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, explica a CEO da Acceta e especialista em Transformação Digital, Lilian Aliprandini.
Com a ferramenta denominada Acceta Analytics, o tempo foi otimizado consideravelmente, pois antes dela eram necessários em média 10 dias para elaboração de um projeto inovador. Esse tempo foi reduzido para apenas uma hora para o primeiro draft e cinco horas para o projeto final com a utilização dessa tecnologia. “Além da agilidade, a tecnologia tem favorecido o aumento do número de projetos inscritos e, consequentemente, ampliado a quantidade de empresas beneficiadas com recursos”, destaca.
Para Lilian, o Programa Brasil Mais trouxe à empresa exemplos de atividades para gestão empresarial, que colaboraram para um outro olhar sobre faturamento e custos. “As adequações realizadas na gestão da produtividade permitiram aumento de 104% no faturamento no comparativo com o mesmo período do ano anterior”, ressalta.
Outro resultado positivo foi da racionalização de custos a partir de indicadores para compreender os gastos e de como transformá-los em retorno para empresa. “Ao pararmos para analisar esses aspectos começamos a perceber que cobrávamos barato demais, tínhamos sempre uma grande quantidade de trabalho, mas nosso resultado não melhorava. Então, ajustamos os valores cobrados”, relata Lilian.
GESTÃO DE PESSOAS
A empresa também contratou com o Sebrae/SC uma consultoria especializada na área de gestão de pessoas. Segundo Lilian, antes da consultoria a Acceta não tinha as descrições dos cargos dos colaboradores, nem plano de carreira ou governança de dados. “Tínhamos muitos fornecedores Pessoas Jurídicas, o que aumentava nossos custos. No entanto, com suporte definimos as funções de cada colaborador, adequamos a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) de cada um, fizemos o plano de cargos e salários e reduzimos em 80% os fornecedores terceiros ao optarmos por contratações diretas nos moldes da legislação trabalhista brasileira”, relata.
Lilian destaca que essas medidas proporcionaram uma economia surpreendente, que favoreceu contratação de plano de saúde para todos os colaboradores, sócios e seus dependentes, além de fornecer cartão alimentação. “Quando apresentamos aos nossos funcionários o plano de cargos e salários isso impulsionou a energia deles e a força de trabalho, tanto que recebemos depoimentos favoráveis as medidas implementadas”, analisa.
EMPRESA INOVADORA
A Acceta é referência nacional em incentivos fiscais, impulsionando a transformação das organizações e potencializando a saúde financeira das empresas que investem no desenvolvimento de novos produtos, processos, serviços e sistemas. Isso permite aumento da qualidade, produtividade e redução de custos.
Sua atuação está voltada a auxiliar empresas no dimensionado do escopo e dos custos de seus projetos, mapeamento de oportunidades para executá-los com redução de impostos federais e uso de recursos reembolsáveis e não reembolsáveis de acordo com as regras da Finep (abrange despesas com software, equipamentos, recursos humanos, ensaios, viagens e hospedagem).
A empresa é dirigida pelos sócios Lilian Aliprandini, Arthur Chaves, Catarine Gabriel e Raphaela Fonseca. A Acceta é uma das empresas que mais crescem no Brasil, segundo a Revista Exame, conquistado a 15ª posição em sua categoria na premiação Negócios em Expansão 2023. Recentemente, outra conquista, foi a presença da marca no Anuário Exame “Maiores e melhores do Brasil”.
PROGRAMA BRASIL MAIS
O programa busca aumentar a produtividade das micro e pequenas empresas brasileiras com a melhoria das práticas gerenciais e produtivas e a transformação digital. A proposta prevê implementação rápida e de baixo custo, que oferece apoio técnico e capacitação para ajudar empresas a melhorar a gestão, inovar em processos, reduzir desperdícios e aumentar as vendas.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.   

Veja também

Voltar para (Blog)