Postado em 09 de Novembro de 2021 às 09h50

Galvão promove o desenvolvimento econômico e agroindustrial com solução do Programa Cidade Empreendedora

 
As ações realizadas e os resultados obtidos na vertical estratégica Cidade Agro – AGRO SIM, da Implantação e Adequação do Serviço de Inspeção Municipal de produtos de origem animal e vegetal – do Programa Cidade Empreendedora serão apresentados nesta quarta-feira (10), às 14 horas, no Centro Cultural de Galvão, no oeste catarinense. O programa é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC, com a intenção de integrar a gestão pública e os pequenos negócios em um ambiente propício para estimular a economia local. Participarão aproximadamente 100 convidados, entre representantes das entidades promotoras, empresários rurais, comerciantes e lideranças locais.
O trabalho desenvolvido neste ano contemplou três etapas: diagnóstico dos serviços de inspeção e agroindústrias; ações corretivas para adequação do serviço de inspeção e orientações sobre a legislação municipal para o SIM. As ações foram executadas de maneira conjunta e participação ativa da Secretaria Municipal de Agricultura, da Vigilância Sanitária e do setor Administrativo. De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Rogério Ern, o evento marca a conclusão das consultorias que trataram sobre a adequação do Serviço de Inspeção Municipal de Galvão (SIMG) de atenção à sanidade agropecuária e produtos alimentícios comercializados em âmbito municipal e regional.
Entre as ações realizadas o consultor destaca a revisão e adequação da lei municipal que já foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, a definição do decreto que regulamenta a lei de inspeção de produtos de origem animal no município, e a elaboração do decreto que regulamenta o cadastramento no SIMG de empreendimentos rurais, artesanais e de pequeno porte para comercialização direta no município.
No evento serão entregues os Títulos de Registro no SIM, baseados na nova lei e no regulamento; os Títulos de Cadastro no SIM a diversos pequenos produtores rurais e os certificados de conclusão do Curso de Boas Práticas, realizado na última semana e no qual participaram 54 produtores, como um pré-requisito para cadastro ou registro do SIMG. Também serão entregues as carteirinhas de saúde do trabalhador em agroindústria, que garante a isenção na manipulação dos alimentos.
“É um momento muito feliz para o município, porque de fato tem uma legislação inclusiva, que atende o perfil da agroindústria local, da tradição de processamento de alimentos e dos costumes alimentares. É uma legislação que ampara o produtor e também a gestão pública. Com isso, certamente, promoverá o desenvolvimento em virtude dos tributos arrecadados, da participação de mercados que antes os empreendimentos não participavam e agora poderão ingressar porque estão formalizados e têm inspeção sanitária”, comenta o consultor.
Para o médico veterinário de Galvão, Anderson Jonar Nalin, o principal benefício da iniciativa foi desburocratizar o processo de inspeção dos produtos de origem animal e vegetal. “O produtor se sentia desmotivado e agora com as adequações tivemos mais adesões. Isso foi possível graças ao trabalho articulado e conjunto de vários setores do Poder Público, sempre com foco no desenvolvimento. Agradecemos também o posicionamento do prefeito Admir Edi Dalla Cort em incentivar o fomento desse setor e do secretário Municipal de Agricultura e Infraestrutura Valmir Maciel”, analisa.
Nalin antecipa que a Administração Municipal fornecerá o código de barras aos produtos que tiveram o registro e os selos para identificar a origem. “Outro aspecto positivo é o prestígio e a valorização do comércio do município em poder adquirir itens produzidos em Galvão”, avalia.
Para o prefeito, Admir Edi Dalla Cort, este é um passo importante para a realização de um sonho, que é tornar os produtos artesanais de Galvão mais conhecidos. “Nós, que moramos aqui, já apreciamos o sabor e a qualidade desses produtos, porém a partir de agora com a inspeção e a certificação nosso objetivo é expandir para toda região. Queremos fortalecer a economia local, com geração de renda e divulgação dos nossos empreendedores locais”, celebra.

Veja também

ACIC promove debates on-line sobre reforma tributária07/12/20 Participarão o economista e ex-secretário especial da Receita Federal Marcos Cintra, o senador Jorginho Mello, os deputados federais Caroline De Toni e Celso Maldaner e o jornalista e historiador Moacir Pereira...
No evento de 70 anos, FIESC defende democracia e harmonia entre poderes29/05/20 Presidente Mario Cezar de Aguiar também valorizou as medidas do governo que geram e preservam empregos e desenvolvimento; o evento digital foi transmitido pelo canal da FIESC no YouTube e contou com a participação do secretário de......

Voltar para (Blog)