Prefeito Admir Edi Dalla Cort comenta as expectativas com o Cidade Empreendedora
O município de Galvão, no oeste catarinense, lançou nesta semana o ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora. O evento foi realizado no Centro Cultural e seguiu todos os cuidados de prevenção à covid-19. Participaram do evento secretários municipais, vereadores e representantes do Sebrae/SC.
A iniciativa busca implantar políticas públicas de desenvolvimento que permitam a implementação de uma base sólida e uma gestão empreendedora e com isso dinamize a economia, gere renda, emprego e produtividade. Neste novo ciclo serão três pilares de ação: liderança, Sala do Empreendedor e educação empreendedora. As ações serão executadas pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC até dezembro de 2022.
O município também optou pela estratégia de implantação e adequação dos serviços de inspeção municipal de produtos de origem animal e vegetal. O trabalho está planejado em três etapas: diagnóstico dos serviços de inspeção e agroindústrias; definições para a implementação dos serviços de inspeção e orientações sobre as legislações vigentes.
“Precisamos recuperar o tempo perdido, acelerar os processos para que na prática possamos atingir os resultados no menor tempo possível. Sabemos que as sementes plantadas agora poderão dar resultados daqui a dez anos, mas se cuidarmos desde o início é certo que frutificará”, enfatizou o prefeito Admir Edi Dalla Cort, ao comentar sobre as expectativas com o Cidade Empreendedora.
De acordo com o prefeito, a prioridade de sua gestão é aplicar corretamente os recursos públicos, apoiar o setor empresarial para que se desenvolva de maneira equilibrada e fomentar a cultura empreendedora. “Trabalhamos em parceria com o Sebrae/SC há alguns anos por meio do programa de Consultoria de Inovação e Tecnologia (Sebraetec) para aprimoramento nas produções de uva, leite e mel. Na apicultura em 2020, por exemplo, os 14 produtores rurais extraíram 16 toneladas, o que revela o potencial do setor”, enfatizou. Dalla Cort também antecipou que é meta do Poder Público implantar a educação integral em todas as séries até o fim do ano.
O conselheiro da Associação Empresarial de Galvão, André Berté, destacou que a Administração está no caminho correto ao ser motivadora de quem deseja empreender, ao dar suporte as empresas locais que almejam crescer, ao buscar aproximação com o setor produtivo e ao ter uma visão de futuro. Segundo o secretário municipal de Administração, Leonidio Levinski, o programa é importante para auxiliar no crescimento do município. “No ano passado promovemos o Dia da Bagatela, que despertou a união e a movimentação econômica. São inovações como essa que repercutem positivamente na comunidade”, explicou ao comentar que estão otimistas com o Cidade Empreendedora.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, explicou sobre os ciclos de desenvolvimento nos municípios e reforçou a importância de investirem em políticas diferenciadas que motivem a mudança cultural e proporcionem o fomento ao empreendedorismo. “Os empresários também precisam se apoiar para que os negócios prosperem e para criar uma espiral positiva de desenvolvimento. Galvão é uma cidade maravilhosa de se viver e tem um Laboratório de Robótica, que é um projeto inovador para Santa Catarina e para o Brasil. Os próximos passos são definir qual o legado que pretendem deixar para as próximas gerações, pois a soma de todos esses esforços, sem olhar ideologia, é transformadora”, argumentou Trennepohl.
Reunião de alinhamento
Na oportunidade também foi realizado o kickoff meeting, uma breve apresentação do que será executado no município. “A missão do programa é auxiliar no desenvolvimento urbano e rural, com profissionais capacitados para atender com qualidade as necessidades locais”, explicou o consultor articulador do programa na região oeste, Américo do Nascimento Júnior, ao comentar que Galvão possui atualmente 209 microempreendedores individuais (MEIs), que terão apoio para se desenvolverem.
Desafios e superação marcam trajetória de Alceu Parisoto29/Set/202229/09/22há 2 anos Quinta-feira, 29 de Setembro de 202229/09/2022Empresário relatou suas experiências no Programa Vida Empresarial, promovido pela ACIC e pela Unochapecó nesta semana ...
Dia dos pais aquece as vendas no segundo semestre deste ano 09/Ago/202209/08/22há 2 anos Terça-feira, 09 de Agosto de 202209/08/2022As expectativas de comercialização para o Dia dos Pais, celebrado neste domingo (14), são positivas no comércio chapecoense. A previsão é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) que acredita em......