Postado em 05 de Dezembro às 13h58

Formatura do Aprender a Empreender celebra futuro e transformação em São Lourenço do Oeste

A Cerimônia marca o encerramento de um ciclo e mostra o impacto da Educação Empreendedora na formação dos jovens

A cerimônia reuniu estudantes, professores, famílias e uma rede de instituições fundamentais para o sucesso do projeto. (Foto Professora Claciane Villa)

A Rede Municipal de Ensino de São Lourenço do Oeste viveu um daqueles momentos que ficam gravados na memória, a formatura das turmas de 9º ano participantes do Projeto Aprender a Empreender, iniciativa da 2ª Promotoria de Justiça de São Lourenco do Oeste (SC), realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com o Programa Educação Empreendedora do Sebrae/SC e demais empresas parceiras.
O evento simbolizou a consolidação de competências, vivências e perspectivas que acompanharão esses jovens ao longo de suas trajetórias acadêmicas e profissionais. A cerimônia reuniu estudantes, professores, famílias e uma rede de instituições fundamentais para o sucesso do projeto. Empresas parceiras marcaram presença e mostraram importância na formação cidadã e empreendedora dos alunos.
A coordenadora do projeto, Rosi Mari Brandalize de Miranda, ressaltou que as parcerias abrem as portas do mercado, inspiram e colaboram para transformar potencial em oportunidade real e enfatizou que a educação de São Lourenço do Oeste tem avançado com projetos que estimulam autonomia, responsabilidade e criatividade. “A formatura representa um ano de descobertas e simboliza o início de uma nova fase para esses jovens, agora mais conectados ao mundo do trabalho e confiantes para construir suas próprias histórias”, disse.
Representantes de instituições estratégicas também prestigiaram o momento, Delegacia de Polícia Civil, IFSC, Epagri e Sebrae/SC, que enfatizam o compromisso conjunto com a educação, a prevenção e o desenvolvimento humano. Entre as autoridades presentes, destacaram-se o promotor Dr. Gustavo Burtet Couto Vieira, e a residente na 2ª Promotoria de Justiça de São Lourenço do Oeste, Cauane Horbach, cujo engajamento evidencia a seriedade e o impacto social da iniciativa. Suas participações mostraram que o projeto não está isolado, mas é acompanhado de perto por lideranças.
A cada diploma entregue, era perceptível que os estudantes concluíram o Ensino Fundamental não apenas mais experientes, mas também mais confiantes, conscientes de suas capacidades e preparados para enxergar novas possibilidades de futuro. Para a gestora regional do Sebrae/SC no oeste, Gabriela da Costa Heming, o momento simboliza o impacto real da educação empreendedora na formação dos jovens. “Mais do que ensinar conceitos, o Aprender a Empreender desperta autonomia, protagonismo e visão de futuro. Ver esses estudantes concluindo o projeto mais confiantes e preparados reforça nossa convicção de que investir na juventude é investir no desenvolvimento da comunidade e na construção de oportunidades que começam dentro da escola. Foram proporcionadas a eles vivências práticas, desenvolvimento de competências socioemocionais, protagonismo e visão empreendedora, elementos que se tornam diferenciais importantes em um mundo em constante transformação”, destacou.
O FUTURO COMEÇA AGORA
O encerramento da cerimônia mostrou que investir em educação empreendedora é investir em pessoas, em valores e em desenvolvimento social. A união entre escola, instituições e empresas parceiras estabelece um caminho sólido para formar cidadãos preparados para os desafios do presente e as oportunidades do amanhã. Em São Lourenço do Oeste, os protagonistas desse futuro já começaram a trilhar seus passos e a formatura do Aprender a Empreender é apenas o primeiro capítulo de muitas conquistas que virão.
SOBRE O SEBRAE                                                                                                                                 O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
 

Formatura das turmas de 9º ano participantes do Projeto Aprender a Empreender. (Foto Professora Claciane Villa)

Veja também

Setor produtivo reúne-se com governador20/02/20 No encontro, realizado nesta quarta-feira (19), em Florianópolis, FIESC, Fecomércio, FAESC, Fetrancesc, FCDL e Fampesc discutiram pauta ligada ao desenvolvimento e manifestaram apoio à reforma da previdência...

Voltar para (Blog)