Postado em 04 de Março às 17h30

Formada 7º turma do Curso Técnico em Agronegócio em Fraiburgo

Lideranças, tutores e formandos do Curso Técnico em Agronegócio do Senar/SC (Foto: Agência Novità).

 
Sugestão de vídeo para redes sociais: https://we.tl/t-sR0baJKNGu
 
Uma noite de muita emoção e celebração de conquistas. Assim foi a cerimônia de formatura da sétima turma do Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil em Fraiburgo, meio oeste catarinense, na última sexta-feira (01). A formação é uma iniciativa do polo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Fraiburgo.
Representando o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro conduziu a cerimônia de formatura. Também estiveram presentes o representante da diretoria do Sindicato Rural, Olisses Donatti, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Rosar, a coordenadora do Polo Fraiburgo Gisele Luize Kramer, a patronesse e tutora Claudia Zimmer, o paraninfo e tutor, Fábio Dutra, o supervisor técnico da ATeG Guilherme Romani de Mello, entre outras lideranças, professores, demais profissionais envolvidos no curso e familiares dos formandos.  
Para a produtora rural Angela Maria Rinaldi Conte, de 48 anos, a formatura trouxe “uma sensação de dever cumprido”, de ter conquistado conhecimentos que poderão transformar sua realidade. Após seu marido Alvadi Conte ter participado do curso técnico em 2018, chegou a vez de Angela aprimorar técnicas para aplicar em sua propriedade. “Na minha família sempre praticamos a agricultura. Tive contato com o agronegócio desde pequena, atuando em culturas de alho, feijão, milho e outros. Hoje em dia trabalho com gado leiteiro ao lado de meu esposo e filhas em nossa pequena empresa rural, que é o rendimento da família”.
Logística, gestão de propriedade, finanças, sustentabilidade, organização, sanidade e bem-estar animal na propriedade estão entre os conteúdos abordados na formação destacados por Angela. “Compreendemos todos os processos necessários para gerir com sucesso a empresa rural. Agora desejo colocar em prática o aprendizado em minha propriedade para alcançar melhor qualidade e organização, além de fortalecer a produção de leite, o bem-estar animal e a criação de bezerras”, destacou.
A produtora Juliana Aparecida Gonçalves, de 46 anos, conheceu o curso através da amiga Maria Elena, que integrou a primeira turma do polo. Criada em uma fazenda de gado de leite e atualmente olericultora no município de Caçador, Juliana contou como a formação contribuiu para seu desenvolvimento. “Com o curso eu pude ver minha propriedade como uma empresa e enxergar um futuro nela. Aprendi também a valorizar ainda mais o meu trabalho e entender como ele é importante. Além da parte profissional, a formação foi transformadora para minha vida pessoal pois me ajudou a superar um luto recente”, relatou emocionada.
Sempre em busca de evolução, os próximos passos da formanda são transformar o sítio em propriedade turística e fortalecer sua produção de olericultura. “Toda parte teórica foi muito esclarecedora e contamos com professores excelentes. Mas o que mais me marcou foram todas as visitas técnicas. Ver de perto o agronegócio funcionando deu mais ânimo para continuar nesse ramo. Isso é um aprendizado pro resto da vida”, concluiu.
Em nome do presidente Pedrozo, o supervisor regional do Senar/SC destacou a importância do curso para o desenvolvimento tanto de propriedades rurais quanto de cooperativas e outras empresas do setor. “Essa turma vai se juntar a mais de mil formados e, com isso, nós fortalecemos o agronegócio catarinense. Nosso muito obrigado a todos que acreditam no trabalho do Sistema Faesc/Senar”, ressaltou Jeam.
SOBRE O CURSO
A formação técnica do Senar/SC é coordenada por Katia Zanela. Totalmente gratuito, o curso tem reconhecimento do MEC e do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA). Com carga horária de 1.230 horas, o Curso Técnico em Agronegócio é dividido em 80% das aulas a distância e 20% presenciais. Técnicas de gestão, de comercialização e execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural fazem parte dos conteúdos abordados. Os encontros presenciais incluem aulas e visitas técnicas em propriedades rurais, o que permite aos alunos conhecerem a realidade do agronegócio de Santa Catarina. Os formandos recebem o diploma com a chancela do Sistema Faesc/Senar-SC.
SAIBA QUEM SÃO OS FORMANDOS
ü Alex Luan Ribeiro Rodrigues
ü Angela Maria Rinaldi Conte
ü Edson Luis Gomes das Almas
ü Ewerton Sernajotto
ü Felipe Morando
ü Isabel Maria dos Anjos Olivo
ü Juliana Aparecida Gonçalves
ü Rafael Tábio do Prado
ü Sandra Dalla Pasqua
ü Thania Roberta Zonta
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Veja também

Voltar para (Blog)